Após visita a um centro de design da Nissan em Londres, Inglaterra, CARRO ONLINE conheceu, num test-drive nos arredores da cidade, as novas gerações de Qashqai, Juke e X-Trail, crossovers da marca que trazem tecnologias inovadoras, principalmente em relação à segurança. A Nissan estuda importá-los (um, dois, ou os três) ao Brasil até o primeiro trimestre de 2016, o que ajudaria a ampliar a participação da marca no mercado nacional.
Os carros mostram a estratégia da Nissan de oferecer veículos que entregam as características específicas de vários segmentos em um mesmo modelo. É esta a definição de crossover para a Nissan: a combinação do aspecto robusto e da posição de condução elevada de um utilitário esporte com a agilidade de um carro urbano. É como se dois mundos fossem unidos para satisfazer quem quer um veículo com espaço interno, maior altura do solo e estilo forte; mas também com dirigibilidade prazerosa, segura e confortável. Por definição, o crossover tem de ser versátil.
Será que os três modelos atingem esse objetivo? Vamos a eles:
QASHQAI
O crossover médio da Nissan, que mistura SUV compacto a carro urbano de passeio, conquista cada vez mais adeptos na Europa — de jovens que gostam de viajar no fim de semana a mulheres que usam o carro no dia-a-dia da cidade. A unidade dirigida pela CARRO ONLINE era dotada de motorização 1.6 turbo, 4 cilindros, com 163 cavalos de potência.
Com boa altura livre do solo e espaço interno para cinco pessoas, o Qashqai cumpre a tarefa de levar uma turma para se divertir na casa de praia ou no campo, enquanto a posição de dirigir elevada atende aos que querem ficar “acima” dos demais motoristas no trânsito urbano. A dirigibilidade mostra um acerto geral bem direto, mas não duro.
O tamanho do Qashqai ajuda. Ele não é pequeno, mas também não é grande ao ser comparado com os demais crossovers. O motor turbo garante fôlego nas retomadas e acelerações, mesmo quando mais carregado (dirigimos o Qashqai com quatro ocupantes, e ele manteve a agilidade).
JUKE
O crossover compacto estiloso da Nissan tem um objetivo bem definido: o consumidor de um carro com personalidade, para uso no trânsito urbano e no lazer (sozinho ou acompanhado). Segundo a Nissan, um carro para a ordinary life (vida comum) e para a active life (com emoção).
Por fora, o Juke parece um mini-SUV, com linhas “diferentes” e carroceria invocada e encorpada. Ao volante, parece um carro menor — e divertido. O habitáculo é envolvente e justo, nos dois sentidos: “correto” para levar quatro passageiros sem aperto extremo, mas “apertado” para levar cinco pessoas. O motor é 1.2 turbo, 4 cilindros, com 115 cavalos de potência.
A Nissan o posiciona como um carro de imagem.
X-TRAIL
De um utilitário com características de off-road tradicional, este modelo tornou-se um crossover com apelo mais urbano. O X-Trail tem motor turbodiesel que oferece 130 cavalos e mantém a tração 4×4, compatível com o nome mais “radical’. A verdade é que ele ficou mais bonito, com estilo de SUV tradicional mas para ser usado na cidade. Mas, dos três, é o que menos surpreende seu usuário.