Texto e fotos: André Schaun
Com ótima dirigibilidade e visual renovado, o automático de entrada da Jeep ainda carrega velhos fantasmas
Há cinco anos, a Jeep estava na crista da onda em vendas globais, fechando o ano com 1.017.019 emplacamentos, um aumento de 39% em relação a 2013, a maior diferença positiva de um ano para o outro na história da marca até então. O Brasil teve uma parcela de contribuição praticamente imperceptível nesses mais de 1 milhão de vendas, já que o modelo mais vendido em terras tupiniquins foi o Cherokee, com 2.325 veículos, oferecida apenas na versão Limited, por R$ 174.900. Mas 2015 prometia ser uma avalanche de vendas com o lançamento do Renegade.
Apresentado ao público brasileiro no Salão do Automóvel de 2014, o SUV compacto causou alvoroço no público. “Para você fazer história”, esse era o slogan nas campanhas publicitárias do Renegade antes de inciar as vendas. O SUV compacto foi apresentando em forma de poema, despertando aquela sede pela vida, pela natureza e pela juventude, como algo revolucionário, que servia tanto para a cidade quanto para aventuras. A estratégia da marca, que pertence ao Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA), era a seguinte: lançar um carro da Jeep acessível e torná-lo popular no Brasil. E não é popular entre aspas, é realmente popularizar uma marca que até então era sinônimo de 4×4 para quem busca adrenalina e de SUV para uma classe social mais privilegiada.
Produzido em Goiana, Pernambuco, o Renegade foi o primeiro modelo, depois da junção Fiat Chrysler, a ser fabricado no Brasil. O lançamento foi em março de 2015, partindo dos R$ 69.900, na versão Sport 1.8 fl ex, ou seja, mais de R$ 100 mil mais barato que o Cherokee. E o tiro da marca foi certeiro, em oito meses de venda o Renegade fechou o ano de 2015 com 39.187 carros nas ruas, sendo o segundo SUV mais vendido do país, atrás somente do Honda HR-V que emplacou 51.155. Neste mesmo ano a Jeep bateu o recorde de vendas mundiais de 2014, com 1.237.583 veículos; 22% a mais que o ano anterior.
O tempo passou, e o Renegade viveu altos e baixos – principalmente depois da chegada do seu irmão maior, o Compass, que foi líder no segmento de SUVs em 2017 e 2018 –, mas sempre fechou os anos com vendas superiores a 38 mil; tendo seu auge em 2016, quando emplacou 51.563 modelos. E depois de três anos e meio no mercado, finalmente o Renegade ganhou sua primeira reestilização, em outubro do ano passado.
Ligeiro tapa no visual!
Seu visual bem diferenciado dos principais rivais – Honda HR-V, Hyundai Creta, Nissan Kicks e Ford EcoSport – foi mantido, ganhando pequenas alterações para deixá-lo um pouco mais ousado.
O para-choque dianteiro foi remodelado, a grade frontal ganhou novo desenho, mantendo as tradicionais sete fendas, mas agora levemente alargadas; os faróis continuam circulares, mas com design interno diferente. As versões com motor flex ganharam o para-choque das opções a diesel, melhorando o ângulo de entrada, ide 20 para 27 graus. As versões Limited e Trailhawk ganharam faróis com LEDs, incluindo luzes de rodagem diurna integradas em formato de argola.
Na traseira as mudanças foram ainda mais discretas, o puxador do porta-malas agora está em posição mais elevadas; antes do facelifi t essa abertura ficava em uma fenda logo acima do para-choque.
No interior também não se pode dizer que houve uma mudança muito considerável. O console central ganhou algumas alterações para oferecer mais espaço aos passageiros e teve reposicionamento de alguns botões. O multimídia, que perdeu a moldura com a inscrição “Since 1941”, com tela tátil de 8,4 polegadas – exceto no Sport, que é de 5” –, tornou-se de série tanto no Renegade Longitude – flex e diesel – quanto nos Limited flex e Trailhawk, sendo a maior da categoria; o sistema é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. O SUV também recebeu entrada USB para os ocupantes do banco traseiro e o porta-malas ganhou 47 litros, totalizando 320 litros. Além disso, ganhou opções de rodas de 17 a 19 polegadas.
Redução de preço no Brasil, turbinada no exterior!
Um dos grandes destaques que veio junto com essa reestilização foi a redução de preço na versão automática de entrada, a Sport, que antes era R$ 91.490 e foi para 83.990; mas com a entrada de 2019 o preço foi reajustado para R$ 85.990.
Testamos exatamente essa versão Sport 1.8 automática de 6 marchas, que deve representar metade das vendas do modelo, pelo menos é o que espera a fabricante. Antes de tudo vale ressaltar que nenhuma versão teve alteração em relação a motor, portanto, a Sport 1.8 continua com os mesmos 139 cv de potência e 19,3 kgfm de torque, com etanol no tanque.
Em outros países, o Renegade ganhou mudanças na mecânica, com a introdução dos motores turbo, que devem chegar por aqui: 1.0 de 3 cilindros de 120 cv de potência e 19,3 kgfm de torque, e o 1.3 de quatro cilindros de 150 ou 180 cv de potência, os dois com 27,5 kgfm de torque. Informações extra oficiais dão conta que a versão 1.3 chega às concessionárias ainda em 2019.
Como anda
A opção de entrada do SUV compacto conta com auxílios ao motorista, como controles de estabilidade e tração, controle de estabilidade para trailer, controle anti capotagem, e assistente de partida em rampas. Traz freio a disco nas quatro rodas, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes e engates Isofix para dois bancos infantis. Airbags, só os obrigatórios dianteiros.
A versão flex ainda continua com o mesmo problema de sempre, respostas lentas em arrancadas e retomadas, dando aquela sensação de “carro pesadão”. Ele é realmente bem pesado, e com 1.393 kg a relação peso-potência é de 10,0 kg/cv. Seu principal rival, o Honda HR-V, de mesma potência pesa 1.276 kg, ou seja, 117 kg a menos, essa relação é pouca coisa melhor, 9,2 kg/cv e dá praticamente a mesma sensação.
Essa pouca agilidade faz as marchas mais curtas do câmbio serem usadas com mais frequência resultando em rotações mais altas para entregar um desempenho mais empolgante ao motorista. A consequência disso é um consumo elevado, registrando média de 6,5 km/l (etanol) na rodagem urbana, o que é bem elevado. Já em percurso rodoviário, a média foi de 8,8 km/l. Mas as maiores qualidades do Renegade continuam melhores do que nunca. Sua suspensão
independente nas quatro rodas, do tipo McPheron garante um conforto incrível aos passageiros e encara qualquer buraco, solo irregular, lombada e valeta tranquilamente, oferecendo uma ergonomia excelente para quem está dirigindo e realizando manobras suaves e precisas com a direção eletroassistida. A sensação de robustez e imponência dentro do SUV compacto também desbanca qualquer um de seus principais concorrentes.
o meu 2017 faz 6,7 no etanol na cidade…tem que saber dosar o pé, senão não faz mesmo….
Estou com meu segundo Renegade e nunca tive problemas. O único mecânico que levei foi o das revisões. Super recomendo sua compra. Com relação a autonomia, se rodar na cidade com inteligencia, faz 6,5 a 7 km com litro de Etanol. Nunca usei gasolina.
O meu 16/17 faz isso mesmo. Fiz a média várias vezes: 6,5 no etanol dentro da cidade. Estrada ainda não peguei mas deve dar no mínimo 9,0 por litro…
O meu é 2017 manual!!!! e comprei manual por opção. essa coisa toda com carro automático não me convence. No manual faço meu consumo muito melhor que esse e de fato tenho feito 6,4 no etanol na cidade.
muito interessante seus conteúdos gostei muito deles. Parabéns 🙂
Acho a traseira legal, mas a frente é muito feia.
Olá bom dia!
Amigos amante do Jeep Renegade, tenho um AT6 1.8 flex 2019 com 331 km rodados, realmente o consumo é alto porém se eu quisesse um caro econômico teria comprado um UNO (quadradinho igual ao Renegade). Estou satisfeito com minha aquisição!
To com um novinho, não tem 1000 km ainda, e faz mais que 8 no álcool na cidade e mais ou menos 8,7 na estrada.
Boa tarde! Comprei o Renegade sport 1.8 2019 automático. O carro é impecável em relação ao conforto e dirigibilidade. Em relação ao consumo, o meu faz 12,5km/l na estrada com gasolina, numa média de 110 a 120km/h. Na cidade o consumo fica na casa dos 10km/l. Ainda não experimentei com etanol. Recomendo… Carro muito bonito.
Tenho um 2019 com pouco mais de 1000km. Os dois primeiros tanques foram gasolina e fechou com 9,5km/l em circuito misto (estrada / cidade).
Estou usando o primeiro tanque com etanol, no mesmo circuito (um pouco mais de cidade) está marcando 7,5km/l.
No primeiro caso (gasolina), o marcador do carro bateu com a bomba.
Olha, eu já tive Duster 1.6 cvt e tinha o mesmo consumo, mas o Renegade é ooooutro carro, muito melhor acabamento. Segurança nem se fala. Na Duster havia o porta malas maior mas na prática nem tanto, No fim encaixava o mesmo número de malas.
Conforto do Renegade incomparável com a Duster Dynamique seja no asfalto ou na terra.
Se8 lá, O único SUV que tem uma economia que pode representar é kicks, mas esse já não tem suspensão independente e nem a mesma segurança , é SUV de shopping como dizem e não tem o mesmo nível d acabamento do Jeep exceto a versão SL mas ERA custa em torno de 100K aí da quase para pegar um Jeep diesel!
Acho que o modelo antigo, por que o meu faz 7 de Boa.
O meu 2019 faz tranquilo 7 km litro de etanol na cidade, vai muito do pé do sujeito.
Comigo aconteceu o mesmo, peguei um pro 75.000,00 e estou satisfeito. O consumo é, de fato, o fator prejudicial, mas comprei sabendo. Em comparação aos concorrentes ele é o mais barato!
Uma porcaria, já levei pra arrumar 3 vezes e não conseguem detectar o problema… com pane elétrica ele para tudo, trava tudo, no display da varias msgs de falha no motor/câmbio/ABS/sistema ESC/falha no freio/etc…. dai o carro da aquele apagão e quase me causa acidente, não comprem, não vejo a hora de me livrar do meu
Acabo de comprar um 2019 na versão Sport.
Sempre gostei da proposta e da mecânica, mas, me preocupava o consumo.
Passei por todas as concessionárias pra pesquisar todos os veículos automáticos e me assustei com o que vi: Ford Ka auto por 57 mil; Kiks auto por 92 mil, Hrv por 98 mil…etc.
Consegui o Renegade por 75 mil e, ainda que o consumo seja elevado, estou muito satisfeito!
Bom dia,meu nome é Mário,tenho um jeep Renegade Sport 1.8 automático, estou muito satisfeito, designer, segurança, dirigibilidade,e pra deixar o jeep ainda melhor coloquei um módulo de aceleração que vc encontra em todas as de acessórios, corrigiu o delay o atraso da aceleração o jeep Renegade Sport ficou ainda melhor,minha média de consumo gasolina é de 8km por litro, estou satisfeito, mais ficaria ainda mais com o motor turbo que já está na Europa.. mesmo assim recomendo o jeep faço muitas viagens com ele me sinto seguro no período chuvoso já fiz o teste muito bom.. recomendo.
O meu faz 4,5 na cidade e não passa disso nem se empurrar.
Tenho um Renegade diesel e estou satisfeito com o consumo (na cidade 11,3-11,7 km/l estrada 12,1-12,6) sem contar que o diesel é mais barato que a gasolina.
Tenho um Renegade trailwak na cidade faz 9 e na estrada 14, na estrada de chão em trilhas na lama e em shopping até então perfeito.
Tenho jeep brasileiro de verdade,parem de ficar achando que esse pônei maldito é um 4×4 ,carrinho de Nutellas ,meu troller da 10 litro 240cv
Bom dia. Tive um Renegade Sport 1.8 por quase três anos. Carro maravilhoso, mas consumo elevado de combustível e porta malas nanico.Também não tive sorte no pós venda. Péssimo atendimento. Ainda perderam o meu certificado de garantia.Já passei adiante, com certa pena, claro.
Robusto e misto mentira,um carro que você leva só na assistência. Autorizado e quando surgiu um problema e não solucionado,por exemplo ter que fazer a troca de um amortecedor com 22 km isto e o Coxim e um custo muito elevado de 1690 um amortecedor e cozinha. Carro robusto só se for dentro da montadora aqui não,e não deram garantia nenhuma 22 km um amortecedor estourar , nunca foi com o carro numa estrada de chão se for vai derreter
Tenho um e faz até mais!!
Sensacional kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Excelente carro! Boa posição de dirigir,bom nível de conforto, acabamento muito bom, bons equipamentos. Realmente falta um pouco de motor em retomadas e na saída, porém,nada que comprometa tanto. Em relação a consumo, quem quiser economia de verdade não compre um SUV…todos são beberrões.
Muito beberrão, porta malas uma porcaria, preço muito alto, não recomendo.
O carro seria ótimo se o fabricante cumprisse o que promete, tudo que te prometem no Privilege Service é piada. O problema do apagão elétrico até hj não foi resolvido. É uma pena!
Comprei uma Renegade 2019 automático no começo de janeiro de 2019 e veio com um barrulho no ar condicionado e a caixa chora e asubia em todas marchas e ele falam que e normal e o barrulho do ar tão produzindo uma peça que não chega nunca achei que tinha comprado um camioneta de marca conceituada mas comprei uma rural velha ,eles não tão nem aí para seu cliente e acham que os clientes são bobos,agora também tá entrando ar quente para dentro do carro embaixo do painel.
Consigo fazer na estrada 9.8km/l com etanol e 12 a 14 km/l com gasolina. O problema é na cidade 5 km/l com etanol é o máximo, e 7,8km/l com gasolina. Mas é o melhor carro que já dirigi até hoje. Me transmite muita segurança na estrada.
Exato, tive um e na gasolina fazia 5,5
Quem critica é porque não tem um .Eu tenho e estou muito satisfeito.
Concordo. O meu está com 3000kms e a média urbano não passa de 4p/l
A versão Turbo Diesel 2.0 e excelente. O carro e muito econômico, robusto e versátil. Estou muitíssimo satisfeito e recomendo.
Exatamente!!!
O meu faz 5,8 na gasolina e olhe lá…
Álcool?? Nem pensar…Não faz mais de 4,5.
Difícil entender porque tanta demora…
O brasileiro ainda vislumbrado paga 100 mil em um carro que vale no máximo 27 mil. Brasileiro compra status, e um “status burro” não sabem dizer não aos abusivos preços cobrados no Brasil, por montadoras quem vendem carros “Globais” entretanto MUITO diferentes dos carros vendidos em qualquer lugar do mundo. Até o Gol da VW vendido na Argentina é superior ao vendido aqui. Renegade um lixo esse 1.8, bom somente a versão diesel, mas isso se você aceitar comprar uma carro que você mal carrega uma mala grande no porta malas. Como alguém mencionou carro para pegar mulheres. “fúteis e vazias” é claro.
Pois notei que não tem nada aí desabona o carro no texto ……estou para pegar o meu
Carro manco e Gastão,porta malas pequeno, carro não vale o preço!
Eu tenho um carro que faz 7 km no etanol na cidade e pesa 300 kg a menos !
Boa tarde tenho um diesel 2016 Sport e um bom usv mas pelo preço falta acessórios como multimídia faróis de led rodas aro 17 e ter um preço melhor para o mercado.
A Jeep fez o mercado mexer com a chegada do Renegade , e fez o mercado ferver com a chegada do Compass. Qualidade e status permeiam a mente do tupiniquins apaixonados por carro .
Parabéns a FCA que entrou com fábrica em Goiânia de Pernambuco quando o país estava mergulhado numa
Crise . “ enquanto alguns choravam a FCA vendia lenços , ou melhor , jipinhos !
Esse carro não faz 6,5 no etanol nem a pau. Se fizer 4 já pode agradecer.
o titulo critica o carro e o texto so elogia!!!!
Carro top!!!! mulherada adora!!!! todas querem andar num JEEP.
Já tenho 1 modelo 2019 sport completo, realmente o problema é a autonomia do tanque e a aceleração em retomada, de estilo, robustez imbatível, se realmente chegar até fim deste ano a versão turbo 1.3 c preço acessível vou trocar.
Acrescentando: a tecla Sport deixa o carro muito ágil em comparação ao modelo 2016, bom para retomadas em ultrapassagens na estrada. E o porta malas, muito mais prático. Peça por não ter alarme e sensor de ré. Porém tem câmera de ré.
Esse 1.3 de 180Cv se chegar com preço honesto vai vender mais que banana na macacolandia. O Renegade é o mais belo dos produtos da Jeep, na minha visão estética e se equipado com um motor com M maiúsculo passa a ser o sonho de consumo da maioria dos motoristas. Já estou juntando grana para comprar o meu e só mudo de ideia se o consórcio que o produz lançá-lo com preço de Chrysler e qualidade de Fiat.