Shell Super - fevereiro

Aumento de furtos na região metropolitana de São Paulo foi de 31,4%, porém, o total de ocorrências caiu 3,2% comparado com o ano de 2023

A Região Metropolitana de São Paulo registrou um aumento de 31,4% na proporção de furtos de SUVs de janeiro a dezembro de 2024.

Do total de ocorrências no ano, 71,26% foram furtos, um crescimento de 54,23% em relação ao mesmo período de 2023. Os dados são do levantamento da Ituran Brasil com base em informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) .

Apesar do crescimento na proporção de furtos, o número total de ocorrências apresentou uma redução de 3,2% no comparativo com o ano anterior, passando de 8.588 registros em 2023 para 8.305 em 2024.

“O aumento nos furtos está ligado à demanda crescente do mercado ilegal por peças automotivas, tornando veículos de modelos com 5 a 10 anos de fabricação sejam os mais visados, representando 42,5% das ocorrências” explica o gerente de operações da Ituran Brasil, Fernando Correia.

A cidade de São Paulo lidera o ranking da região com mais ocorrências, com 6.157 casos, seguida por Santo André (645) e São Bernardo do Campo (308) . Entre os bairros Tatuapé, Ipiranga e Vila Formosa se destacam como os locais com maior incidência de crimes.

“O levantamento também aponta que terças, quartas e quintas-feiras, entre 18h e 0h, são os períodos de maior incidência. Diante desse cenário, é recomendado que os motoristas reforcem as medidas preventivas, como o uso de rastreadores e monitoramento veicular, além de optarem, sempre que possível, por estacionar em locais seguros”, alerta Correia.

O Jeep Renegade segue como o SUV mais visado, representando 14,60% de todas as ocorrências do segmento. O modelo é um dos principais alvos de furtos, que representam 84,34% das ocorrências. Os bairros de Tatuapé, Perdizes e Vila Matilde são os pontos mais críticos para crimes envolvendo o Renegade.

Confira o Ranking dos 10 SUVs mais visados de 2024:

Share This