SUV é fabricado em Goiana, Pernambuco, e exportado para 14 países
Um veículo lançado há nove anos no país segue como um dos SUVs mais vendidos do mercado. O Jeep Renegade lançado em 2015 ultrapassou a marca de 500 mil unidades vendidas no Brasil. O Renegade foi o primeiro modelo da marca norte-americana produzido no Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco, e é exportado para 14 países da América Latina. Ao longo dos anos, passou por duas mudanças visuais e foi equipado com os motores 1.8 e.Torq, 2.0 turbodiesel, e atualmente com o T270 1.3 litro turbo com opção de tração 4×4.
O Jeep Renegade com motor 1.8 e.TorQ foi descontinuado no final de 2022. Esse conjunto motriz entregava até 139 cv e 19,2 kgfm de torque, com transmissão automática de seis velocidades. Antes disso, o motor 2.0 litros diesel de até 170 cv e 35,7 kgfm também foi retirado de linha, equipado com transmissão automática de nove velocidades. Atualmente, a versão renovada está equipada com o motor 1.3 litro T270 turbo, que oferece até 185 cv e 27,5 kgfm de torque, com transmissão automática de seis velocidades.
Além do Brasil, o Jeep Renegade é vendido em vários países da América Latina, incluindo México, Argentina, Peru, Uruguai, Colômbia, Costa Rica, Panamá, Guatemala e Paraguai. O SUV compacto também está disponível na Europa e na Ásia Pacífico.
Em relação às curiosidades, o Jeep Renegade faz referência ao legado da marca em capacidade 4×4, iniciado nos anos 70 com uma versão customizada do Jeep CJ5. Nos anos 90, essa nomenclatura foi usada em uma série especial do Wrangler. A versão Trailhawk é reconhecida com o badge Trail Rated, destacando seu sistema de tração para condução em condições severas e imprevisíveis.
Todos os modelos oferecem mais de 70 itens de segurança, incluindo sete airbags, frenagem automática, comutação automática de faróis, lane keep assist, entre outros. A carroceria do Renegade também apresenta diversos “easter eggs” que homenageiam a história da Jeep.
Vendas em 2024: Em junho deste ano, a Jeep vendeu 4.535 unidades do Renegade, colocando-o em sexto lugar atrás dos líderes Volkswagen T-Cross, com 5.936 unidades vendidas, e Chevrolet Tracker, com 5.918 unidades licenciadas, de acordo com dados da Fenabrave. No acumulado do ano, o modelo alcançou 23.492 unidades vendidas, sendo superado pelo Volkswagen T-Cross, com 31.519 unidades, e pelo Hyundai Creta, com 30.531 unidades comercializadas.