Versão atualizada do utilitário esportivo da década de 1980 voltará ao mercado em 2021, com motorização híbrida
A FCA revelou o novo Jeep Grand Wagoneer, que chegará ao mercado estadunidense em 2021. Ainda um conceito, o modelo traz 7 telas digitais para os ocupantes, motorização híbrida e espaço para sete pessoas. Além do Grand Wagoneer, haverá uma versão menor, chamada apenas de Wagoneer.
O primeiro Wagoneer estreou nos Estados Unidos em 1962 como modelo 1963. Na época, foi o primeiro SUV com sistema de tração nas quatro rodas acoplado a um câmbio automático. Duas décadas depois, chegava o Grand Wagoneer, em 1984. Os novos Wagoneer e Grand Wagoneer serão produzidos na fábrica de Warren, no estado do Michigan (EUA), próximo a Detroit. Como uma homenagem à sede da empresa, o teto de vidro panorâmico traz o desenho do mapa da cidade.
O modelo traz a tradicional grade de sete fendas da Jeep, mas com tamanho reduzido, assim como os faróis full LED. A grade possui ainda iluminação em LED integrada e até acabamento em madeira teca genuína. As rodas do conceito, de 24 polegadas, deverão ser substituídas por rodas de até 21” no modelo de produção.
A traseira traz traços predominantemente retilíneos, com o encontro entre teto e tampa do porta-malas em 90°. As lanternas são interligadas e unidas ao suporte da placa de identificação. O teto é pintado na cor preta.
Segundo a Jeep, a versão de produção do Grand Wagoneer terá suspensão pneumática Quadra-Lift (com suspensão dianteira e traseira independentes) e a maior capacidade de reboque do segmento.
A cabine mescla diversos materiais no acabamento, como couro, alumínio, madeira e até vidro. No painel frontal, quatro telas digitais somam 45 polegadas ao todo. A do motorista possui 12,3”, enquanto a da central multimídia UConnect 5 tem 12,1”. Abaixo dela, há mais um visor, de 10,2”, para os comandos do ar-condicionado e massagem dos bancos. À frente do passageiro, outra tela de 10,2” permite a visualização de vídeos e entretenimento.
Na segunda fileira, com dois bancos, há 30 polegadas de telas: duas de 10,1” nos encostos dianteiros e uma central de 10,2”. A motorização do conceito é híbrida do tipo plug-in – informações técnicas do motor, porém, não foram reveladas pela FCA.
Fotos: Divulgação