Segunda geração será produzida em Goiana com aporte de R$ 13 bilhões
Texto: Marcos Camargo
O novo Jeep Compass foi apresentado na Europa e antecipa muitas novidades do SUV que teremos aqui também no Brasil. O Compass adota uma nova plataforma, fica mais conectado e oferece mais versões eletrificadas ao menos para o mercado europeu.
No visual há muitas evoluções: o logo das sete barras e a referência ao começo da Jeep em 1941 continuam ali bem como as linhas angulosas e uma traseira com lanterna conectada. No geral o Compass está mais “quadrado” com linha de cintura mais alta e interior mais refinado.
O novo Compass usa a plataforma STLA Medium usado pelo Dodge Charger e Peugeot 3008 por exemplo além do futuros modelos da Alfa Romeo.
Nas ficha técnica o novo Jeep Compass tem 4,54m de comprimento, 2,77m de entre eixos, 1,90m de largura e 1,67m de altura. São 13cm a mais de entre eixos e 14cm no comprimento total.
Por dentro há um painel digital de 10 polegadas e uma multimídia no mesmo formato com 16 polegadas. As linhas, mais horizontais, contribuem para uma sensação de espaço maior assim como o console central com câmbio de botão e carregador de celular sem fio. Há novidades como sistema autônomo aprimorado nível 2 e com atualização Over-The-Air sem fio permitindo atualizações do carro sem a necessidade de uma ida à concessionária.
Motor híbrido ou elétrico
O Jeep Compass 2026 terá opções de motor sempre eletrificadas partindo de um híbrido leve e chegando a um “EV” com tração integral. Há um motor 1.2 turbo de 147cv e 23kgfm de torque com sistema híbrido leve de 48V, um híbrido plugin com o motor 1.2 e um propulsor elétrico menor que soma 197cv e 35kgfm com bateria de 19kwh e 83km de autonomia. Além dos dois modelos híbridos o Compass EV estreia em duas opções: uma com 213cv e 35kgfm com bateria de 74kwh (autonomia de 500km) e outra de 234cv e 35kgfm com bateria de 96kwh e 650km de autonomia e uma terceira com 380cv de tração integral e 600km de autonomia.
Em breve a Jeep fará um anúncio em Pernambuco, que deve confirmar os investimentos de R$ 13 bilhões que devem contemplar a nova plataforma e novos produtos como o Avenger que aos poucos irá substituir o ciclo de vida do Jeep Renegade.