SUV de sete lugares Commander irá ocupar posto de Jeep nacional mais sofisticado, com duas versões de acabamento e motor turboflex ou turbodiesel
Depois do exterior e do interior já terem sido previamente revelados, chega oficialmente ao mercado brasileiro o Jeep Commander, o SUV de sete lugares que se posicionará acima do Compass na linha Jeep. A pré-venda começa hoje (26) e vai até o dia 7 de outubro, com um lote inicial de 500 unidades. O Commander será vendido em quatro opções, sendo duas versões de acabamento: Limited e a Overland, inédita entre os Jeep nacionais. Os preços partem de R$ 199.990 e podem chegar a R$ 279.990 na topo de linha.
Quem comprar o modelo na pré-venda ganhará as três primeiras revisões grátis, uma mala de viagem em couro com o nome do SUV e um kit Trousseau com produtos de higiene, além do pagamento do valor da tabela FIPE no Renegade ou Compass usados para a compra como pessoa física no varejo. Os interessados podem fazer a reserva online pelo hotsite https://commander.jeep.com.br/ ou em uma concessionária da marca, mediante o pagamento de R$ 5.000 como sinal.
Os principais concorrentes do Jeep Commander são o Volkswagen Tiguan Allspace, Caoa Chery Tiggo 8, Mitsubishi Outlander, Toyota SW4 e Mercedes-Benz GLB, todos SUVs de 7 lugares. A entrega das primeiras unidades do Jeep compradas na pré-venda está prevista para meados de outubro.
Design
O Jeep Commander adota dianteira exclusiva, com faróis mais afilados, grade inspirada no SUV estadunidense Wagoneer e luzes de rodagem diurna separadas do bloco principal, junto aos fachos de neblina. Apesar disso, o inédito SUV não esconde o parentesco com o Compass ao utilizar o mesmo desenho para as portas dianteiras, para-lamas frontais e caixas de roda.
Já na traseira, o modelo pouco se assemelha ao Compass, com lanternas em LED afiladas unidas por uma barra cromada – mais uma vez, a inspiração vem do Wagoneer e da nova geração do Grand Cherokee L. As rodas terão desenhos diferenciados em cada versão de acabamento, calçadas em pneus de medidas 235/55 R18 na Limited ou 235/50 R19 na Overland.
No interior, o modelo traz o mesmo desenho do Compass, incluindo volante, quadro de instrumentos digital e central multimídia com tela flutuante. A principal diferença, além dos 7 lugares e maior espaço, está no acabamento, com revestimentos em suede marrom em parte do painel e dos bancos na Overland. Os bancos, aliás, são revestidos de couro e exibem o logo da Jeep nos encostos em ambas as configurações.
Mecânica
O Commander adota a nova plataforma global Small Wide 7 lugares, desenvolvida no Brasil exatamente para o novo SUV. Nas medidas, ele possui: 4.769 mm de comprimento, 1.859 mm de largura, 1.682 mm de altura e 2.794 mm de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para até 1.760 litros, sendo 233 litros com as três fileiras de bancos em uso ou 661 litros com apenas as duas primeiras fileiras em uso. Exclusivas do Commander, as portas traseiras possuem ângulo ampliado de abertura, com 80°.
Para encarar o off-road, a versão Limited flex possui altura mínima do solo de 209 mm, com ângulo de entrada de 20,5°, ângulo de saída de 22,8° e ângulo de rampa de 21,3°. Já na Limited com motor a diesel, os números são 212 mm, 26,1°, 24,3° e 21,7°, respectivamente. Há variações também na configuração Overland, seja flex ou diesel.
Outros atributos do SUV são carroceria composta por 80% de aço de alta e ultra-resistência e nova suspensão dianteira e traseira com geometria e calibração adaptadas para o Commander. Ambas são independentes do tipo McPherson.
As opções de motores são:
- 1.3 GSE turboflex do Compass (T270), que rende 185/180 cv (E/G) a 5.750 rpm, com torque máximo de 27,5 kgfm a 1.750 rpm. Ele atua em conjunto com o câmbio automático de seis marchas e tração dianteira. Segundo a fabricante, é capaz de levar o SUV de 7 lugares à velocidade máxima de 202 km/h (etanol), com aceleração de 0 a 100 km/h quando abastecido com etanol em 9,5 s (Limited) ou 9,9 s (Overland). Consumo:
– Ciclo urbano: 9,8 km/l (gasolina)/ 6,9 km/l (etanol)
– Ciclo estrada: 11,8 km/l (gasolina)/ 8,3 km/l (etanol)
- 2.0 turbodiesel TD380, com 170 cv a 3.750 rpm e torque de 38,7 kgfm a 1.750 rpm – são 3 kgfm extras em relação ao motor diesel do Compass, graças à adoção de nova turbina e nova calibração. Nesse caso, o câmbio é automático de nove marchas, com tração integral. A velocidade máxima é de 197 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 11,6 s. Consumo:
– Ciclo urbano: 10,3 km/l
– Ciclo estrada: 12,9 km/l
Equipamentos
Criado para ser o modelo mais luxuoso e sofisticado na gama nacional da Jeep, o Commander virá de série com sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), ar-condicionado dual zone, direção com assistência elétrica, detecção de ponto cego, detector de tráfego cruzado, assistente de estacionamento, aviso de mudança involuntária de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de farol alto, detecção de pedestres e ciclistas, alerta de fadiga do motorista e identificação do limite de velocidade da via.
Preços, versões e equipamentos do Jeep Commander
Jeep Commander Limited T270 turboflex AT6 – R$ 199.990
Principais equipamentos de série: faróis full LED, lanternas em LED, ar-condicionado digital de duas zonas, 7 airbags, quadro de instrumentos digital de 10,2”, central multimídia de 10,1”, bancos e painel em couro e suede, rack de teto, chave presencial, controles de estabilidade e tração, assistente de saída em rampa, teto pintado na cor preta, porta-malas com abertura e fechamento sem o uso das mãos, sistemas de condução semi-autônomos, ajuste elétrico para o banco do motorista, rodas de 18” e carregador de celular por indução.
Jeep Commander Overland T270 turboflex AT6 – R$ 219.990
Principais equipamentos de série: itens da Limited turboflex + rodas de 19”, acabamento interno na cor marrom, teto solar elétrico panorâmico, ajuste elétrico para o banco do passageiro, sistema de som Harman/Kardon, tomada de 127V e sistema de conectividade Adventure Intelligence+.
Jeep Commander Limited TD380 turbodiesel AT9 – R$ 259.990
Principais equipamentos de série: itens da Limited turboflex + tração 4×4 com seletor de terrenos e reduzida e controle de velocidade em descida.
Jeep Commander Overland TD380 turbodiesel AT9 – R$ 279.990
Principais equipamentos de série: itens da Overland turboflex + tração 4×4 com seletor de terrenos e reduzida, controle de velocidade em descida e Jeep off-road pages.
Fotos: Divulgação/Jeep
Melhor definição .carro dos sonhos!