Placa Verde / Reprodução
Texto: Marcos Camargo
O Jeep Avenger já foi confirmado oficialmente pela Stellantis há alguns meses mas testes dinâmicos indicam que a marca irá diversificar bastante a atuação do carro com vários preços e versões. Desta vez, o perfil Placa Verde flagrou o Avenger em testes na região de Contagem/MG em uma região próxima à fábrica da Fiat. O que chama a atenção neste flagra são os pneus mais largos do que outras versões testadas. As rodas, inclusive, são as de ferro que já foram usadas no Renegade indicando um conjunto mais largo.
O Avenger já foi mostrado no Brasil em evento em Goiana/PE e será o próximo produto da Jeep a desembarcar por aqui. Na verdade ele será o SUV mais acessível da marca Jeep e poderá mesclar o motor T200 1.0 turbo de 130cv flex com uma versão híbrida leve T200 Hybrid como no Pulse e Fastback.
Apresentado oficialmente como futuro modelo nacional durante a comemoração dos 10 anos da fábrica da Stellantis em Goiana (PE), o Jeep Avenger está cada vez mais próximo de ser lançado no mercado brasileiro. Inicialmente descartado por conta do porte compacto, o SUV será reposicionado como nova opção de entrada da marca, abaixo do Renegade, e deve chegar ao país em 2026.
Onde o Jeep Avenger será produzido
O que ainda não foi confirmado pela Jeep é o local de produção do Avenger. Por ser construído sobre a plataforma modular Smart Car (uma derivação da CMP) — a mesma utilizada por modelos da Peugeot e Citroën, como os Peugeot 208 e 2008, além da linha C-Cubed (Citroën C3, Basalt e C3 Aircross) —, o modelo pode ser produzido em diferentes plantas do grupo Stellantis.
Entre as possibilidades, a fábrica de Betim (MG) aparece como uma forte candidata, já que deve ser responsável pela produção do futuro derivado do Fiat Grande Panda, que também usará a base Smart Car. Outra alternativa é a planta de Porto Real (RJ), onde já são montados os modelos da Citroën com essa arquitetura. Entre os planos de investimento da Stellantis, Porto Real receberá R$ 3 bilhões e havia confirmado ainda no ano passado que irá fazer “um novo SUV” nesta planta.