Avaliado pelo Latin NCAP, o JAC E-JS1 100% elétrico é reprovado em crash test tanto na proteção de adultos quanto de crianças
O Latin NCAP divulgou os resultados dos testes de impacto com o subcompacto JAC E-JS1 100% elétrico. Durante os crash-tests, foram avaliados quesitos em relação à segurança dos passageiros adultos, crianças e também pedestres que podem se envolver em colisões com o veículo avaliado.
Na avaliação geral, o modelo não recebeu nenhuma estrela dentre as cinco possíveis. Em relação à proteção aos passageiros adultos, a Latin NCAP não concedeu nenhum ponto ao veículo. Para crianças, o modelo da JAC obteve 3.11 pontos (6%) e em relação aos usuários vulneráveis das estradas, a avaliação foi de 9.72 pontos (20%)
Além dos itens avaliados, a Latin NCAP destacou outros pontos observados durante os crash-tests com o E-JS1. Segundo a empresa, o veículo não efetuou o corte emergencial de energia após uma colisão frontal. No teste de colisão lateral, o carro continuou energizado e em movimento mesmo com o sistema informando que a energia havia sido cortada. Vale ressaltar que em casos de colisão, o sistema de um carro elétrico precisa cortar totalmente a energia enviada das baterias para o motor.
Outro ponto destacado pela avaliadora no crash test foi a necessidade de interromper os trabalhos durante a avaliação, já que o E-JS1 foi levado ao limite durante os testes. Por conta dos veículos elétricos possuírem um peso maior em relação aos modelos semelhantes a combustão, o comportamento dos freios, pneus, Controle Eletrônicos de Estabilidade (ESC) e Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) sofrem alteração durante o uso, sendo muito mais exigidos do o normal.
O JAC E-JS1 está no mercado com preços a partir de R$ 159.900 e é um dos veículos 100% elétricos mais baratos comercializados em solo brasileiro. O motor elétrico do JAC E-JS1 possui 62 cv de potência e fornece torque de 150 Nm (15,3 kgfm). Suas baterias de fosfato de ferro-lítio têm 30,2 kWh de capacidade máxima. Segundo a JAC, o consumo da carga da bateria é de 9,6 kWh a cada 100 km percorridos.
Em relação à autonomia, ponto principal de atenção na viabilização desses veículos, o E-JS1 pode percorrer 302 km de acordo com os padrões da norma NEDC (New European Driving Cycle). Para ajudar, há o sistema i-Pedal que transforma o motor elétrico em gerador de energia para recarregar as baterias devido à ação de tirar o pé do acelerador e não acionar os freios.
Texto: Daniel Palermo
Foto: divulgação/Latin NCAP