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Versão híbrida chega em três versões com até seis opções e até 739cv associada ao motor V8

Por Marcos Camargo Jr. Foto: Marcos Camargo Jr. e Divulgação

A Porsche já havia anunciado as versões híbridas evoluídas do seu produto mais vendido, o Cayenne, no Brasil. Com a pré-venda anunciada no ano passado as primeiras unidades começam a chegar agora aos primeiros compradores. Com preços a partir de R$ 770 mil na versão de entrada os preços vão até R$ 1,3 milhão no modelo Turbo E-Hybrid Coupé.

Visualmente o carro é o mesmo da linha 2024 mas essencialmente ganha novos motores elétricos mais eficientes enquanto abandona o visual de “carro elétrico” sem emblemas, cores claras ou detalhes chamativos sendo difícil de diferenciá-lo das versões a combustão.

Há um novo farol LED Matrix com 32 mil pixels e ajuste de farois para evitar ofuscamento em estradas e conversões ou mudanças de pista, novo sistema carregador de celular, head up display maior, novo sistema de carga e carregador com instalação gratuita. As mudanças de grade, lanternas, rodas e outros detalhes além do interior renovado e inspirado no Taycan.

 

Três versões e dois motores: V6 e V8


Os motores híbridos não deixaram os propulsores potentes de lado

São dois motores: V6 e V8 turbinados, em três configurações diferentes associados sempre ao motor elétrico que varia conforme a versão (são três no total). No V6 são 304cv e o motor elétrico foi revisado para render 176cv e 45kgfm de torque. Esse motor equipa a versão de entrada E-Hybrid e vem com bateria de 25,9kwh que recupera 88kw de energia. Essa versão atinge 254 km/h de velocidade máxima e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em somente 4,9 segundos. O alcance total, no modo puramente elétrico, é de 52 km. O novo Cayenne E-Hybrid entrega um consumo urbano de 20,2 km/l e 18,7 km/l em rodovias.

Já o Cayenne S E-Hybrid tem motor V6 turbo de 353cv com o mesmo motor elétrico de 176cv e 45kgfm de torque mas que rende mais potência: 519cv e 75kgfm de torque. O Cayenne S E-Hybrid acelera de 0 a 100 em 4,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 263 km/h.

O Cayenne Turbo E-Hybrid tem o motor elétrico das demais versões (130 kW/176 cv) com o motor V8 biturbo de 4,0 litros e 441 kW (599 cv), que foi amplamente reformulado com uma potência combinada de 739cv  e um torque máximo de 95kgfm. O novo Cayenne Turbo E-Hybrid completa a aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 295 km/h. Para facilitar o carregamento o carro inclui um novo carregador móvel de 11kw que faz a recarga da bateria em cerca de 2,5h que é gratuito e instalado no endereço que o cliente indicar.

Além dos modelos híbridos as versões a combustão seguem disponíveis normalmente. O primeiro deles é o Cayenne S, equipado com motor V8 de 4.0 litros com potência máxima de 349 KW (474 cv) e torque de 600 Nm. Já o Cayenne GTS é servido por um V8 biturbo de 4.0 litros, com 500 cv de potência e torque máximo de 660 Nm. Por fim, o Cayenne Turbo GT, disponível somente na carroceria Coupé, é equipado com o motor biturbo V8 de quatro litros que alcança 485 kW (659 cv). Ele acelera de zero a 100 km/h em 3,3 segundos, com uma velocidade máxima de 305 km/h.

 

Teste rápido

A Porsche soube equilibrar a potência e comportamento esportivo que seu cliente espera combinado com um carro mais eficiente. Afinal, a promessa é que o Cayenne híbrido chegue a 21km/l na cidade. Entre São Paulo e a cidade de Itu, testamos a versão S E-Hybrid com 519cv e 75kgfm de torque.

O Cayenne também ganhou novidades como suspensão pneumática ajustável com duas câmaras e não mais três, novo controle de carroceria e suspensão revisada com cinco modos de condução incluindo um totalmente elétrico e dois esportivos. É possível ampliar o ronco do motor V6 e também rodar até 55km na cidade sem usar uma gota de gasolina o que resolve os pequenos deslocamentos com o Cayenne como se fosse um carro elétrico.

Ao acelerar, o carro responde conforme o modo de condução e despeja os 519cv em alto torque para fazer curvas de dar inveja a outros SUVs, acerto dinâmico de um carro que nem parece estar longe do chão e com torque e tração integrais mais evoluídos nestas novas versões. O Cayenne 2025 S E-Hybrid é a versão intermediária e custa R$ 830 mil.

 

Veja os preços e versões da linha Cayenne E-Hybrid 2025

* Cayenne E-Hybrid: R$ 770.000

* Cayenne E-Hybrid Coupé: R$ 815.000

* Cayenne S E-Hybrid: R$ 830.000

* Cayenne S E-Hybrid Coupé: R$ 870.000

* Cayenne S: R$ 860.000

* Cayenne S Coupé: R$ 890.000

* Cayenne GTS: R$ 930.000

* Cayenne GTS Coupé: R$ 960.000

* Cayenne Turbo E-Hybrid: R$ 1.300.000

* Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé: R$ 1.330.000

* Cayenne Turbo GT: R$ 1.410.000

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