Maior e mais espaçosa que a geração anterior, desembarca no Brasil com motor de 254 cv e em versão única de acabamento por R$ 199.950. Confira o teste completo!

Texto: Fernando Lalli
Fotos: Renan Senra


Atualmente no Brasil, além das veteraníssimas Fiat Weekend e VW SpaceFox, há apenas outras sete station wagons à venda: VW Golf Variant, Mini Clubman S, Audi A4 Avant e RS 6 Avant, Mercedes-Benz C 300 Estate, Porsche Panamera Sport Turismo e, agora, a nova Volvo V60. A station wagon sueca chega em versão única, sem pretensão alguma de mudar o cenário de baixas vendas de seu segmento – a Volvo espera emplacar de dez a quinze unidades por mês. Parece ilógico investir no lançamento de um carro com expectativas tão baixas. Mas, por outro lado, por que não trazer uma excelente alternativa a modelos de outros segmentos com preço parecido?



A Volvo V60 T5 Momentum (R$ 199.950) tem um pacote bem próximo ao do XC40 T5 na versão de mesmo sobrenome – só que com bem mais espaço para ocupantes e bagagem. Graças à plataforma SPA (a mesma dos modelos XC90 e S90), em relação à geração anterior, a nova V60 teve a distância entre-eixos aumentada em 9,6 cm (2,872 metros). De para-choque a para-choque, cresceu 13 cm (4,761 metros).



A nova V60 também é superior em espaço interno. O maior ganho está no porta-malas, que passou de 439 para 529 litros e, segundo descreve a Volvo, o único do segmento das peruas médias desenhado para caber 4 malas Samsonite enfileiradas (75 x 51 x 31 cm). Para motorista e passageiro dianteiro, oferece regulagem apoio lombar de duas vias para os bancos. Além disso, oferece mais espaço para as cabeças dos passageiros, maior largura entre as portas e mais espaço para as pernas dos ocupantes traseiros. Porém, o passageiro do meio sofre com o alto túnel central.



O trem de força é, como no XC40 Momentum, composto por motor a gasolina 2.0 turbo de 4 cilindros, capaz de desenvolver excelentes 254 cv de potência e 35,6 kgfm de torque, somado ao câmbio automático Geartronic de oito marchas. Nos testes da Revista CARRO na pista da ZF em Limeira (SP), a perua mostrou fôlego de esportivo: na aceleração de zero a 100 km/h, a Volvo cumpriu a prova em 7s11. Nas retomadas, também mostrou valentia: foi de 40 a 100 km/h em 5s40, de 60 a 120 km/h em 6s60 e de 80 a 120 km/h em 4s42.

Apesar de rápida e nem um pouco leve (pesa 1.729 kg), não é tão beberrona: fez 14,4 km/l em percurso rodoviário e 8,4 km/l em percurso urbano (no modo Eco). Com tanque de combustível de 55 litros, a autonomia média da station wagon é de 610 km. Também foi muito bem nas medições de frenagem, reduzindo de 100 km/h a zero em apenas 36,65 metros. Na prova de fading (dez frenagens consecutivas de 100 km/h a zero, com carga de 200 kg) também se mostrou muito eficiente, com a pior das passagens em 38,98 m.



Inteligência urbana
O comportamento dinâmico da V60 é excelente, porém, não espere a mesma esportividade de seu motor. Sua direção e suspensão são gentis mesmo no modo de direção mais esportivo (Dynamic). Único pormenor é a batida seca no fim de curso da suspensão ao passar sobre irregularidades mesmo em tráfego urbano a baixas velocidades.

Porém, quando o assunto é direção no trânsito, torna-se chover no molhado exaltar o sistema semiautônomo Pilot Assist da Volvo, de série no V60 e que engloba recursos de interferência na direção para prevenção de acidentes, como o City Safety (que freia ao detectar carros, ciclistas, pedestres ou animais de grande porte cruzando o caminho), controle de cruzeiro adaptativo e os assistentes de permanência de faixa, de permanência em pista e mitigação de saída de estrada. Novidade neste modelo é o recurso de mitigação de colisão em pista oposta que, ao trafegar entre 60 e 140 km/h, aciona os freios quando detecta um veículo vindo na contra-mão.



Outra herança dos modelos da série 90 é a interface do painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e a tela tátil vertical do multimídia de 9 polegadas – talvez a melhor entre todos os modelos em sua faixa de preço. A qualidade do sistema de som de 170 W é ímpar e, mesmo sem os recursos especiais de equalização das versões topo de linha, sua clareza de detalhes se destaca mesmo quando comparada a outros sistemas mais potentes e de segmentos superiores. O software ainda integra os comandos do ar-condicionado de duas zonas.

Mesmo pertencendo a um segmento esquecido, a Volvo V60 T5 Momentum é uma opção muito racional de compra em sua faixa de preço pelo pacote tecnológico, desempenho e espaço interno. Enfim, um automóvel completo. Se você quiser salvar uma perua da extinção, eis uma grande escolha.



FICHA TÉCNICA – Volvo V60 T5 Momentum
DADOS DE FÁBRICA
Velocidade máxima: 235 km/h
Motor disposição/número de válvulas: L-4, diant., transv., turbo/16V
Cilindrada: 1.969 cm³
Potência: 254 cv (G) a 5.500 rpm
Torque: 35,7 kgfm (G) de 1.500 a 4.800 rpm
Câmbio: Automático, 8 marchas
Suspensão (dianteira/traseira): Indep.Multibraço / Multibraço
Diâmetro de giro (esq./dir.): 11,0 m
Freios: D. Disco Ventilado / T. Disco
Peso vazio/cap. máx. de carga (kg): 1.729/540
Porta-malas: 529 litros
Tanque de combustível: 55 litros
Pneus (veículo testado): Continental Premium 235/45 R18
Comprimento/largura/altura/entre-eixos (mm): 4.761/1.850/1.427/2.872

NOSSAS MEDIÇÕES
Aceleração
0 – 40 km/h: 2s18
0 – 60 km/h: 3s46
0 – 80 km/h: 5s02
0 – 100 km/h: 7s11
0 – 120 km/h: 9s56
0 – 140 km/h: 13s28
0 – 160 km/h: 17s37
0 – 180 km/h: 23s05
0 – 200 km/h: 29s95
0 – 400 m: 15s18
0 – 1000 m: 27s60

Retomada
40 – 100 km/h Drive: 5s40
60 – 120 km/h Drive: 6s60
80 – 120 km/h Drive: 4s42

Consumo de Combustível (gasolina)
Urbano: 8,4 km/l
Rodoviário: 14,4 km/l
Média PECO: 11,1 km/l
Autonomia: 610 km

Frenagens
100 – 0 km/h Frio (VAZIO): 37,19 m
40 – 0 km/h: 5,90 m
60 – 0 km/h: 13,38 m
80 – 0 km/h: 23,41 m
100 – 0 km/h: 36,65 m
120 – 0 km/h: 53,88 m
140 – 0 km/h: 73,32 m
160 – 0 km/h: 97,78 m
180 – 0 km/h: 126,89 m
200 – 0 km/h: 156,44 m

Fading dos freios
(dez passagens 100-0 km/h, carregado 200 kg)
1ª frenagem: 37,37 m
Pior frenagem: 38,98 m
Melhor frenagem: 37,37 m

Ruído Interno
Neutro: 44,4 dB
50 km/h Drive: 55,8 dB
80 km/h Drive: 58,5 dB
120 km/h Drive: 62,1 dB

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