Fabricante alemã foca em novo público, sem deixar de lado a essência luxuosa da Mercedes-Benz

Nada oferece mais requinte que um luxuoso sedã alemão e isso melhora quando o cartão de visitas vem com a famosa estrela de três pontas da Mercedes-Benz. Mas, a verdade é que a fabricante alemã não considera o CLA 180 um sedã, mas sim um cupê de quatro portas. Sedã ou não, o CLA tem o melhor coeficiente aerodinâmico entre todos os carros produzidos em série (Cx 0,23).

Apresentado em janeiro deste ano no mercado nacional, o CLA 180 registra números expressivos de vendas: 520 unidades emplacadas entre janeiro e maio, o que representa quase 80,1% da família CLA, a qual contempla também as versões CLA 200, CLA 250 e Mercedes-AMG CLA 45 4MATIC.

Equilibrado

O CLA 180 é o modelo de entrada da Mercedes-Benz, com preço sugerido de R$ 137.900. Nesta configuração, vem com motor a gasolina 1.6 turbo de 122 cv e 20,4 kgfm e câmbio 7G-DCT de dupla embreagem e sete marchas. Com estes números aparentemente módicos, graças a aerodinâmica, chega a impressionantes 210 km/h de velocidade máxima. Ele surpreendeu também no 0 a 100 km/h, com tempo de 8s88.

Para se ter ideia do bom resultado, o CLA 200, que também tem mecânica 1.6 turbo mas com 34 cv e 5,1 kgfm a mais que o modelo de entrada, registrou tempo de 8s67. Ao rodar na cidade há uma aparente demora nas respostas do câmbio nos modos de condução Eco ou Comfort. Mas a engenharia alemã conseguiu diminuir este efeito nos modos Sport, Sport+ e Individual (que permite customizar separadamente os parâmetros do veículo). O conforto de rodagem é bom graças ao sistema de suspensão independente tanto na dianteira (McPherson) quanto na traseira (multibraço).

O consumo é excelente: no uso urbano, marcou 11,3 km/l e, no rodoviário, espantosos 16,8 km/l com autonomia de 690 km. Para poupar combustível, traz os sistemas stop-start e de roda livre, que desacopla a transmissão do motor quando o pé é retirado do pedal do acelerador.

Público jovem

O foco é conquistar o público jovem. Para isso, além do visual esportivo, o CLA tem bom acabamento interno e pode vir com revestimento nas cores preto e cinza Cristal, ambas em material sintético Artico e tecido Coari. É vendido com cinco opções de cores externas metálicas (preto Cosmos, prata Polar, cinza Montanha, azul Cavansite e marrom Oriente) e três sólidas (vermelho Júpiter, preto Noite e Branco).

Bem equipado, o CLA 180 sai de fábrica com rodas de 17 polegadas, faróis e lanternas de LED, partida por botão, câmera de ré, ESP e sete airbags. O sistema multimídia possui integração via Apple CarPlay e Android Auto, além de conexão via USB e Blueetooth, mas peca na qualidade de som que, para um veículo do seu nível, poderia ser mais refinado.

Newsletter

Newsletter

Quer ficar por dentro das noticias da Revista Carro em primeira mão?

Receba grátis!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This