Trânsito Agência Brasil IPVA 2022

Proposta visa facilitar o pagamento do imposto, que ficará mais salgado em 2022 por conta da valorização de novos e usados

 

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) poderá ser parcelado em até 5 vezes no Estado de São Paulo em 2022. A novidade tem como objetivo facilitar o pagamento do imposto, que irá ficar mais caro por conta do aumento nos preços dos veículos novos e usados em 2021.

A informação havia sido adiantada pelo governador de São Paulo, João Doria, e foi confirmada pela Assessoria de Comunicação do Palácio dos Bandeirantes. “Essa autorização atende a uma parcela considerável da população. Isso se aplica também ao licenciamento de novos veículos a partir de 2 de janeiro de 2022”, afirmou Doria.

Até 2021, o IPVA em São Paulo poderia ser pago à vista em janeiro (com desconto de 3%), à vista em fevereiro (sem desconto), ou parcelado em 3 vezes. Para os veículos de passeio, a alíquota do imposto é de 4% em SP (para carros com 19 anos ou menos de fabricação). Com a alta nos preços dos zero-quilômetro e a valorização dos veículos usados em 2021, a previsão de economistas é que o IPVA 2022 fique entre 25% e 30% mais caro.

O governo paulista também encaminhou à Assembleia Legislativa (Alesp) proposta que estende aos autistas o benefício de isenção do IPVA para PCDs (pessoas com deficiência). Pelo projeto, poderão ter direito à isenção do imposto autistas em grau moderado, grave ou gravíssimo, ou com deficiência física, sensorial, intelectual ou mental, moderada, grave ou gravíssima.

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Share This