Mercedes S: duas grandes telas de 12,3”  configuráveis transmitem as  informações necessárias para os ocupantes do novo Mercedes Classe S. Seu manuseio, porém, é feito por meio de um mouse no console

Se você ainda não tem um smartphone, acredite, em breve você terá. Os celulares “tudo em um”, capazes de realizar diversas tarefas — além de fazer e receber chamadas —, estão se tornando cada vez mais comuns e, em alguns casos, chegam até a substituir os computadores nas tarefas cotidianas, como checar a conta bancária, verificar e-mails ou acessar as redes sociais.

Mercedes Classe S

Um dos principais destaques dos novos celulares é a tela sensível ao toque, que não só aposentou o teclado convencional como também os cursores usados anteriormente para selecionar as funções desejadas. Muito práticas, essas telas facilitaram o desenvolvimento de aplicativos, além de tornarem o manuseio do aparelho muito mais amigável. Outra vantagem das novas telas é que elas também são resistentes a riscos e permitem visualização mesmo sob o sol. Os telefones mais recentes têm formato curvo, o que facilita guardá-los no bolso da calça, por exemplo.

Mercedes Classe S: o carro também possui um Head Up Display

Assim, nada mais natural que a tecnologia utilizada nas telas dos telefones seja “transplantada” para os automóveis. Afinal, o futuro dos automóveis é, inexoravelmente, tecnológico, e tudo a bordo deles terá como missão tornar a condução uma tarefa cada vez mais segura, confortável e — por que não — interativa. E isso já começou a acontecer, como se pode ver nos modelos mais recentes, repletos de telas e monitores coloridos.

BMW: O carro-conceito 328  Hommage, que homenageou os 75 anos do modelo 328 e foi exibido pela BMW em 2011, já trazia um quadro de instrumentos clean, com Head Up Display e ausência de botões e teclas

Graças às telas táteis, a tendência é que os botões físicos deixem de existir nos painéis

Lexus: os modelos LFA e IS 250 Sport inovam com um painel híbrido. O conta-giros (convencional) pode ser deslocado lateralmente, abrindo espaço para uma pequena janela digital

Um bom exemplo é o novo Citroën C4 Picasso, lançado recentemente na Europa. No lugar do antigo quadro de instrumentos no centro do painel agora há um monitor horizontal configurável, que pode exibir cores, formas e informações que o motorista desejar. Já os controles de ar-condicionado e de ventilação, do sistema de telefonia, do rádio ou do navegador estão reunidos em outra tela, situada mais abaixo. Do tipo tátil, ela é fácil de utilizar e agrada aos mais jovens — ao mesmo tempo que assusta os consumidores mais velhos. Botões convencionais servem apenas para dar a partida no motor e acionar o equipamento multimídia. Eles também estão presentes no volante multifunção.

Lexus LFA e IS 250: A cor do conta-giros muda de acordo com a aceleração

O novo Mercedes Classe S é outro que aposta nas telas no lugar de um painel repleto de botões. Com uma resolução impressionante (1.440 x 540 pixels), os dois monitores podem ser configurados ao gosto de cliente, mas não são sensíveis ao toque. Há uma espécie de mouse no console para realizar os ajustes.

Citroën: o novo C4 Picasso traz duas telas no centro do painel. A primeira exibe as imagens e as informações que o cliente desejar. A segunda é tátil e tem funcionamento muito simples

Quem promete revolucionar nesse aspecto é o Audi TT, cujo interior foi revelado na edição deste ano do CES (Consumer Electronics Show), realizado nos Estados Unidos. Inovador, o modelo terá um quadro de instrumentos totalmente digital e configurável, que poderá ser usado como tela do navegador, por exemplo.

Citroën C4 Picasso

O melhor é que a tendência indica que a popularização fará com que esses painéis inovadores sejam usados cada vez mais e em modelos mais acessíveis.

Corvette: a nova geração do esportivo americano exibe um quadro de  instrumentos configurável em sua parte central, que pode exibir  o conta-giros da maneira tradicional ou digital,  com uma barra colorida. Os demais indicadores são convencionais

 

GM Corvette

 

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