JAC IEV

Você já conferiu no CARRO ONLINE nossas primeiras impressões com o JAC J5. Hoje abordaremos o IEV (Intelligent Vehicle) que foi feito na China. Por fora ele é somente um JAC J3 Turin, mas é sob o capô e na parte interna que estão as principais mudanças. A JAC começou seus trabalhos com modelos elétricos em 2010 e o IEV pertence à quarta geração de veículos desse tipo na marca. 

Por fora ele nada mais é do que um JAC J3 Turin. As principais mudanças estão sob o capô

Uma das facilidades que ele apresenta é ter um adaptador para tomada comum. Ou seja, não é preciso adaptar uma tomada e nem o sistema elétrico da casa para recarregar o carro. Ele alcança 100 km/h de velocidade máxima e pode percorrer até 170 km sem precisar de recarga. 

O motor elétrico entrega 42kW de potência

Existem dois modos de recarregá-lo: lento, que demora 12 horas, e rápido, que demora a metade do tempo. As baterias do IEV são de lítio de disponibilizam a potência de 42 kW. 

Os bancos são de couro

Na cidade ele é um tanto ruidoso para um veículo elétrico, por vezes parecendo que é um veículo híbrido. Além disso, falta a função de freio motor, como no VW up! elétrico, por exemplo. Isso ajuda bastante nas paradas de semáforos, quando o veículo já vai desacelerando sem o motorista precisar pisar no freio. Outra tecnologia que faltou no IEV é a recuperação de energia através das frenagens, que existe até mesmo em modelo com propulsão híbrida. 

Há um conta-giros no centro do painel. Na direita é possível ver o quanto de potência ele está entregando instantaneamente

A rolagem da carroceria é muito grande, apesar de ele ser um sedã pequeno. Essa “moleza” incomoda bastante na cidade, principalmente em pisos irregulares porque, apesar de tentar passar conforto, os passageiros chacoalham muito dentro do IEV. 

O câmbio é automático

O torque, que em carros elétricos é imediato, não surpreendeu. Por enquanto, adianta a JAC, o elétrico chinês é apenas uma experiência e não há nenhuma possibilidade do modelo ser vendido por aqui. 

O volante da versão testada não era esse da foto, mas o volante antigo do J3

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