Demorou, mas finalmente a Audi decidiu lançar uma versão sedã do seu modelo de entrada, o A3. E, ao contrário do que alguns críticos temiam, o novo modelo não deverá roubar espaço do A4 e o melhor: ao lado do Q3, será um dos modelos produzidos no Brasil em São José dos Pinhais (PR) em 2015.
Mas é claro que, para isso, a estratégia teve de ser muito bem pensada. Assim, a Audi tratou de providenciar mais requinte para a próxima geração do A4, enquanto o “irmão menor” exibe um padrão mais simples (não confundir com pobre).
Além disso, era preciso oferecer mais que simplesmente um “A3 com porta-malas”. Assim, as dimensões também mudaram: o A3 Sedan é 21 cm maior no comprimento, 1,1 cm mais largo e um pouco mais alto (2 cm) que o hatch. Pode parecer pouco, mas acredite: ele chama a atenção por onde passa.
Mas é claro que isso não ocorre quando o sedã é visto de frente, já que ele é idêntico ao A3 Sportback. Mas, lateralmente e de traseira, o três-volumes transmite imponência e sobriedade, como é comum em outros sedãs.
A versão de entrada (com motor 1.4 TFSI, 140 cv e sistema de desativação de cilindros) parte de 25.000 euros, ou 900 euros a mais que o A3 hatch similar. Mas ele é 4.000 euros mais barato que o seu principal concorrente, o Mercedes CLA, mesmo sendo maior (17 cm no comprimento) e tendo porta-malas 45 litros mais amplo. Ou seja, a briga promete. No Brasil, o mesmo cenário tem tudo para se repetir, embora ainda não tenhamos os preços.
Já o espaço traseiro, embora longe de ser exemplar, não pode ser considerado decepcionante. Dois adultos acomodam-se bem ali, mesmo os mais altos. Além disso, os bancos podem ser rebatidos, permitindo o transporte de objetos maiores no porta-malas.
Por fim, a Audi já apresentou neste ano o S3 Sedan, equipado com o mesmo motor de 300 cv do hatch. Já se pode imaginar a disputa que essa máquina protagonizará com o Mercedes CLA 45 AMG, de 360 cv…
Ficha técnica
Motor 4 cilindros, turbo, injeção direta, dianteiro, transversal, gasolina; Cilindrada 1.395 cm3; Cabeçote 4 válvulas por cilindro; Potência 140 cv a 5.000 rpm; Torque 25,5 mkgf entre 1.500 rpm e 3.500 rpm; Câmbio manual, 6 marchas; Tração dianteira; Rodas liga leve, 16”; Comprimento 4,46 m; Largura 1,79 m; Altura 1,42 m; Entre-eixos 2,64 m Suspensão dianteira McPherson; Suspensão traseira multibraço; Porta-malas 425 l; Peso n/d