Reestilização da quarta geração do SUV terá até 265 cv de potência na versão eletrificada com recarga externa
Após mostrar as primeiras imagens oficiais da reestilização do Santa Fe de quarta geração, a Hyundai agora detalha as informações mecânicas do SUV, que passa a contar com novos motores e duas opções híbridas.
A primeira configuração híbrida a chegar ao mercado europeu combinará o novo motor 1.6 Smartstream TGDI (de potência não revelada) a um elétrico de 60 cv. A potência combinada é de 230 cv e o torque, de 35,7 kgfm. Nesta variante, a bateria de 1,49 kWh não conta com opção de recarga externa.
Outra variante híbrida, do tipo plug-in (recarregável na tomada), estará disponível em 2021. O motor a combustão é o mesmo 1.6 Smartstream TGDI. Porém, a bateria possui 13,8 kWh de capacidade, enquanto o motor elétrico produz 91 cv. A potência combinada é de 265 cv, com os mesmos 35,7 kgfm de torque. No plug-in, a tração será sempre integral (opcional para o híbrido de entrada, com tração dianteira). Em ambos modelos eletrificados, o câmbio automático é novo e possui 6 marchas.
A Hyundai não revelou detalhes sobre autonomia, tempo de recarga das baterias ou dados de desempenho do novo Santa Fe.
Opção de motor diesel
Outra mudança é estreia do motor 2.2 turbodiesel da linha Smartstream, com 202 cv e 44,9 kgfm de torque. O câmbio é um novo automatizado de dupla embreagem, com 8 marchas e caixa banhada a óleo. O Santa Fe diesel pode ter tração somente dianteira ou integral.
A Hyundai também garante que fez melhorias na plataforma do Santa Fe, a fim de melhorar a dirigibilidade e eficiência energética do SUV. Nas dimensões, o modelo reestilizado cresceu 15 mm no comprimento (4.785 mm ao todo), 10 mm na largura (1.900 mm) e 5 mm na altura (1.685 mm). Com a mesma plataforma do antecessor, a distância entre eixos foi mantida em 2.765 mm.
A chegada das versões híbrida e turbodiesel ao mercado europeu acontecerá em setembro.
Fotos: Divulgação