Após passar por um facelift em agosto deste ano, o i30, hatch médio da Hyundai, sofreu mudanças pontuais para tentar recuperar mercado frente aos outros competidores do segmento, onde vem sendo coadjuvante há algum tempo, talvez devido ao preço elevado. Atualmente, o líder é o Ford Focus, com 12.245 unidades vendidas (o i30 não aparece no ranking dos mais vendidos pela Fenabrave). 

O conjunto óptico e a grade frontal foram renovados
A atualização do hatch o deixou com a nova identidade global da marca — processo pelo qual também passou o HB20, reestilizado em setembro deste ano. A grade frontal foi renovada, assim como o conjunto óptico do modelo e as rodas de liga leve de 17″. O i30 ficou mais elegante.

O lado ruim da padronização adotada pela marca é que i30 e HB20 ficaram mais parecidos, o que pode gerar críticas de proprietários do modelo mais caro, que é i30. Mas, durante experimentação nas ruas de São Paulo, o novo Hyundai recebeu elogios por parte de donos de unidades mais antigas. “Está lindo, é por um desses que eu vou trocar o meu”, disse um motorista.

A cara unidade testada pelo CARRO ONLINE (R$ 98.990) é a mais completa, com bancos de couro, controle de estabilidade (ESP) e tração (TCS), ar-condicionado de duas zonas e sensor de chuva. Comando de fechamento de vidros com um toque, airbags laterais e do tipo cortina, sistema multimídia e teto solar panorâmico completam o recheio.

Os comandos estão bem localizados e o sistema de entretenimento agrada
Sem alterações no desenho da cabine, o interior do i30 continua proporcionando bastante conforto, e os comandos do painel são facilmente acessados pelo motorista. O conjunto de alto-falantes agrada àqueles que exigem um bom sistema de som.

Em 2014, a Hyundai equipou o i30 com o motor 1.8 16V MPI a gasolina. O propulsor — que entrega 150 cv de potência e 18,2 kgfm de torque — não decepciona, seja para fazer ultrapassagens ou na hora de colocá-lo à prova na estrada. As retomadas são razoáveis, poderiam ser melhores, mas não ofuscam o desempenho geral do motor. No 60-120 km/h (câmbio em Drive), o i30 demorou 10s03.
 

Design semelhante ao do (muito mais barato) HB20 pode ser problema
A transmissão do modelo (A6GF1) é fabricada pela própria Hyundai; automática, com seis marchas, a caixa proporciona trocas suaves. Porém, ainda está abaixo do que oferecem seus dois principais concorrentes, Ford Focus e Volkswagen Golf, com caixas de embreagem dupla (mais rápidas). De qualquer modo, os compradores que optarem pelo i30 receberão uma direção bastante prazerosa, com potência, tecnologia e entretenimento na medida certa.

SOBRE O HYUNDAI I30

Preço (versão testada): R$ 98.990
Garantia: 5 anos 
IPVA (4%): R$ 3.959 
Versão básica: R$ 85.900

NOSSAS MEDIÇÕES

Aceleração 0-100 km/h: 11s2
Retomada 60-120 km/h em Drive: 10s3
Frenagem 80 a 0 km/h (m): 27    
Consumo cidade (km/l): 7,9
Consumo estrada (km/l): 15,8
Ruído a 120 km/h em Drive (dB): 64,1

FICHA TÉCNICA

Motor 1.8 MPI – DOHC 
Cilindros 4 em linha 
Válvulas 16
Potência máxima 150 cv
Torque máximo 18,2 mkgf
Transmissão  Shiftronic Automática de 6 Velocidades
Comprimento do veículo 4,300 mm 
Largura do veículo 1,780 mm 
Altura do veículo (vazio)  1,495 mm                                                  
Distância entre-eixos  2,650 mm 

   

  
 

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