Hyundai HB20S 1.0 Comfort Style

O fato da Hyundai se aventurar no segmento dos carros compactos, em especial com o HB20, ainda causa curiosidade nas ruas. Pelo menos foi o que constatei no breve período em que avaliei o HB20S, a versão três-volumes do badalado hatch da fabricante.  

Na garagem do prédio onde moro, pelo menos três vizinhos (com os quais eu nunca havia passado do “bom dia” no elevador) vieram me procurar para saber mais sobre o carro. No posto de combustível, foi a mesma coisa. E certamente só não fui abordado por mais pessoas porque o tempo foi curto.

Hyundai HB20S 1.0 Comfort Style

Mas o melhor da história é que o sedã compacto da marca sul-coreana faz por merecer tanta atração. O carro é bonito (lembra até um “mini-Elantra”, visto de traseira), é bem equipado e, principalmente, tem desempenho adequado. O que mais um interessado em um modelo 1.0 pode querer?

Ah, sim, o preço. É aqui que as coisas complicam. Quem quiser levar um HB20S igualzinho ao das fotos, terá de desembolsar R$ 42.095 na versão Comfort Style. Ou seja, valor mais alto que o de um VW Voyage 1.6 ou o de um Fiat Grand Siena Essence, sendo que ambos têm motor mais potente. 

Porta-malas tem capacidade para 450 l

É claro que, por esse valor, o HB20S oferece um nível de conforto mais que satisfatório, com ar-condicionado, freios com ABS, airbags, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, rádio CD player com conexão Bluetooth e entrada auxiliar USB e volante multifunção, entre outros itens.

Na hora de acelerar, porém, não haverá como você se esquecer que se trata de um carro com motor 1.0. Afinal, apesar de ele ser moderno, o tricilíndrico de 80 cv e 10,2 mkgf (com etanol) do Hyundai não faz milagres. O carro até vai bem na cidade, especialmente com, no máximo, duas pessoas. Mas ir além disso é pedir demais.

Motor 1.0 é eficiente e entrega 80 cv com etanol

Para quem precisa de um veículo compacto que ofereça espaço razoável (incluindo o porta-malas com 450 litros de capacidade), bom número de equipamentos de série e uma dirigibilidade correta, este Hyundai pode ser uma boa pedida. Mas se você necessita de um carro com fôlego maior, é melhor investir o seu dinheiro em outro modelo.

Hyundai HB20S 1.0 Comfort Style

Média final: 7,0 

Ainda pouco visto nas ruas, o Hyundai HB20S chama a atenção por onde passa, por conta do seu belo visual traseiro. O seu grande pecado é o preço exageradamente elevado, ainda mais para um automóvel com motor 1.0. – Wilson Toume

Nossas medições

Aceleração 0-100 km/h: 14s9
Retomada 60-120 km/h em 4ª marcha: 22s7
Frenagem 80 a 0 km/h (m): 26,7
Consumo cidade (km/l): 8,8
Consumo estrada (km/l): 13,1
Ruído a 120 km/h em 5ª marcha (dB): 66,4 

Seu Bolso 

Preço (carro testado): R$ 42.095
Desvalorização (1 ano): 8,8 % 
Garantia: 5 anos 
Financiamento (taxa mensal): 1,29% 
Parcela (50% de entrada + saldo em 36x): R$ 745
IPVA (4%): R$ 1.683 
Seguro: R$ 1.619 
1ª revisão: R$ 116 
Versão básica: R$ 38.995

Ficha técnica 

Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal, flex; Cilindrada 998 cm3; Potência 80 cv a 6.200 rpm (E); Torque 10,2 mkgf a 4.500 rpm (E); Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira; Comprimento 4,23 m; Largura 1,68 m; Altura 1,47 m; Entre-eixos: 2,50 m; Porta-malas 450 l; Peso 1.014 kg

Share This