A Hyundai Motor Brasil confirmou nesta quinta-feira (15) a produção nacional do SUV compacto Creta em sua fábrica de Piracicaba (SP). Três fotos oficiais foram divulgadas, todas com imagens parciais do modelo. As vendas começam em 2017.
O anúncio da fabricante põe fim à especulação de que o modelo se chamaria ix25, repetindo o nome do conceito e associando-o ao médio ix35. O nome definitivo foi emprestado de uma ilha grega. A montadora garante que o Creta nacional terá detalhes exclusivos, inclusive trazendo um visual mais “robusto e imponente”. O carro oferecido em outros países — inclusive na Argentina, onde chega importado da Índia — parece um mini-Santa Fe.
No comunicado à imprensa, a Hyundai afirmou que, ainda que compartilhem a mesma linha de montagem em Piracicaba, Creta e HB20 usam plataformas diferentes: o SUV compacto seria baseado no Elantra/i30, que no Brasil chegam por importação, enquanto o HB20 tem como base o Hyundai i20, que não é vendido no país. Segundo a Hyundai, motores e câmbio do Creta serão diferentes dos oferecidos pelo HB20, mas as especificações não foram reveladas.
O Hyundai Creta brasileiro fará sua estreia na 29ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em novembro.




