A Hyundai anunciou nesta terça-feira (2) que seu primeiro SUV compacto global vai se chamar Creta.
Trata-se de uma homenagem à ilha homônima pertencente à Grécia, na qual, segundo a mitologia, Dédalo construiu um labirinto para aprisionar o minotauro.
A Hyundai lembra que Creta foi importante ponto de conexão de rotas comerciais entre Europa, África e Ásia. Também afirma que o nome é referência à ideia de “criatividade” (criar, em inglês, é create),
Lendas e aulinha de história à parte, a questão é decifrar o que a Hyundai vai fazer com esse SUV compacto. Nenhuma imagem do Creta foi divulgada, e também não há dados técnicos.
Ele foi precedido pelo ix25, lançado na China em outubro do ano passado sob um nome menos misterioso: é ix25 porque está posicionado logo abaixo do ix35 na gama de SUVs da marca coreana.
O que é oficial: o Creta será lançado primeiramente na Índia, onde já apareceu camuflado algumas vezes, no segundo semestre deste ano.
Por sinal, a mídia indiana nunca teve a menor dúvida de que o Creta será exatamente igual ao ix25 chinês, mas com o volante do lado direito. (Seria a confirmação de que a Hyundai trata a China como outro planeta…)
O Brasil está no roteiro do Creta. Um SUV compacto pode ser exatamente o modelo que falta à Hyundai para iniciar a briga pelo quarto lugar em vendas (já ocupa o quinto) no país.
Provavelmente com outro nome, pois Creta não soaria bem no Brasil, ele seria montado em Piracicaba sobre a mesma plataforma do HB20, cuja variação sedã (HB20S) já tem 4,23 metros de comprimento e entre-eixos de 2,5 metros.
Mais do que o suficiente para um SUV de pequeno porte (o ix25 tem 4,27 metros).
A Hyundai do Brasil não se pronuncia sobre o modelo. Está ocupada com a delicada reestilização do HB20, necessária para um carro com mais de três anos de mercado, mas arriscada devido ao enorme sucesso de sua “cara” atual.
Qual valor desse carro e sem entrada valor mensal das parcelas