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Audi TT Offroad Concept

É difícil ver o sol brilhar em Pequim. Os raios bem que tentam furar o bloqueio da permanente camada de poluição que paira sobre a capital chinesa, mas dificilmente eles conseguem iluminar a cidade por muito tempo. Se a atmosfera é sempre cinzenta, ao menos no sentido figurado o horizonte é mais visível dentro do China International Exhibition Center, onde está acontecendo o Salão de Pequim.

Ali, em uma área de 230.000 m², quase 1.000 veículos estão em exposição para um público estimado de 800.000 visitantes. Entre as novidades, há muitos carros que já estão prestes a ser lançados, como o Ford Escort, e conceitos que contam os dias para entrar em linha de produção, como o Hyundai ix25. Não à toa eles foram as duas das principais estrelas do evento. E existem também os modelos que figuram no time dos concepts que levarão mais um tempinho para ganhar as ruas, como o sedã Concept Alfa e o SUV Concept Beta, ambos da Chery. 

Mas Pequim reserva muito mais atrativos em seus estandes. Embora a mostra asiática – cada vez mais globalizada — seja obrigada a enfrentar a concorrência das atenções com o Salão de Nova York, que acontece simultaneamente, ela serviu de palco para uma série de novidades da indústria automotiva, como você verá a seguir. Ao menos quando o assunto é carro, o tempo parece sempre ensolarado na capital chinesa.

Audi TT Offroad Concept

O Audi TT Offroad Concept apresentado em Pequim deverá ser produzido daqui a dois anos e será a quarta versão do TT, possivelmente batizado de TTQ, que reúne ainda o cupê TT de terceira geração, mostrado no Salão de Genebra, em março passado, a configuração roadster, cuja aparição está programada para o Salão de Paris, em outubro, e uma station wagon esportiva de duas portas. “O Audi TT Offroad Concept oferece uma pista de como poderemos imaginar um modelo no futuro da família TT “, revelou Ulrich Hackenberg, membro do conselho de administração para o desenvolvimento técnico da Audi. “Ele combina os genes desportivos do TT com a força de um SUV compacto. Optamos por apresentar o offroad na China porque representa a mobilidade urbana do futuro: é sustentável, dinâmico, inteligente e conectado.” O motor do carro é um 2.0 que produz 292 cv e atua com outros dois elétricos, que somam 408 cv . De acordo com a Audi, o TT acelera de 0 a 100 km/h em 5s2 e atinge 250 km/h

Hyundai ix25

Hyundai ix25

Um dos carros mais aguardados pelos chineses também pode interessar  os brasileiros. Trata-se do sport utility compacto Hyundai ix25, que será vendido no mercado da China, mas que tem chance de desembarcar no Brasil futuramente. Ele é feito na mesma plataforma do Kia Soul e, por aqui, talvez precise passar por algumas modificações para integrar a família do HB20 e atender nosso mercado. Com isso, entraria na briga contra Ford Ecosport e Renault Duster, numa disputa que ganhará ainda mais competidores, como o Peugeot 2008 e Jeep Renegade. Apresentado em Pequim ainda como conceito, pode-se dizer que o ix25 é um carro que já está pronto e não requer mais nenhum estudo ou definição. Ele deve ser equipado com um motor 2.0. O sport utility mede 4,27 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,63 m de altura. Seu entre-eixos é de 2,59 m.

Hyundai ix25

Volkswagen NMC, Touareg e Golf R 400

VW NMC

NMC quer dizer New Midsize Coupé, tem quatro portas e pode representar como a Volkswagen enxerga um futuro modelo posicionado abaixo do Passat. É equipado com motor 4 cilindros que, segundo a fabricante, alcança 244 km/h de velocidade máxima e acelera de 0 a 100 km/h em 6s5. Ele mede 4,59 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,42 m de altura. Uma característica marcante do design do NMC é a o teto muito longo, em detrimento ao capô, um pouco mais curto.

VW Touareg

A Volks também apresentou o novo Touareg, um SUV que, se já era bom, ficou ainda melhor. As linhas dianteiras e traseiras foram modificadas e o modelo ganhou faróis bixenon de série. O Touareg, que começa a ser vendido no meio do ano, conta motores V6 (que trabalha junto com uma transmissão automática de 8 marchas) e V8. Pequim foi território para a Volkswagen apresentar um novo cupê, um SUV reestilizado e teve espaço também para um hatch bastante nervoso: o Golf R 400. De cara, seu cartão de visita é a aceleração de 0 a 100 km/h: espantosos 3s9. A velocidade: 280 km/h, obtida graças ao motor 2.0 TSI, que tem o DNA de um propulsor de competição. Ou seja, é muito mais abusado que o Golf R. Sua altura do solo é 20 mm menor que o Golf R, aumentando ainda mais a aparência de esportivo.

VW Golf R400

Ford Escort e Everest

Ford Escort

O nome é o mesmo, mas esqueça o Escort que você se acostumou a ver no Brasil nos anos 1980 e 1990. Visto hoje, aquele carro mais se assemelharia a um modelo russo dos anos 60. O Escort que a Ford lançou em Pequim é um sedã elegante e moderno, que tem a incumbência de brigar com rivais como Chevrolet Cruze no mercado chinês. A reencarnação do Escort ganhou um design que não se parece tanto com os irmãos maiores Focus e Fusion, apesar da grande similar. O grande trunfo está no espaço interno, a ponto de ele ser mais amplo do que o Focus. Com essa solução, a Ford aposta no conforto de seus passageiros, em um mercado no qual o espaço interno é muito valorizado. Sua vinda para o Brasil é incerta.

Ford Everest

Outro modelo da Ford exibido em Pequim foi o SUV Everest com capacidade para sete lugares. O Everest foi pensado no momento em que o mercado de SUVs na China registrou crescimento de 49% em 2013. “Temos uma grande oportunidade neste segmento nos próximos cinco anos”, afirma John Lawler, CEO da Ford na China. Para se ter ideia, a participação da Ford entre os utilitários saltou de 0,3% em 2012 para 4,5% no ano passado, o que representa 150.000 veículos vendidos. A fabricante já possui dois representantes entre os SUVs na China: Kuga e EcoSport, que, por sinal, circula aos borbotões nas ruas de Pequim. Com o Everest completando o trio, a fabricante espera chegar ao cume de vendas na categoria.

Chevrolet Cruze

Chevrolet Cruze

Se a Ford mostrou o Escort, a Chevrolet não poderia ficar atrás e contra-atacou com o novo Cruze. A montadora revelou que o modelo – que passou a ter uma silhueta próxima ao de um cupê – será impulsionado por um motor 1.4 turbo, que desenvolve 150 cv, e um 1.5, de 113 cv. Conforme Carro Online havia antecipado, os faróis frontais estão mais alongados, se estendendo um pouco pelas laterias. A grade bipartida tem o logo da marca na parte de cima. Os farois de milha também foram redesenhados e incorporaram os LEDs diurnos.

Chery Concept α e Concept β

Chery Concept

Com a contratação do diretor de design canadense James Hope, em 2012, a Chery começou a dar uma guinada no visual de seus carros, mostrando amadurecimento na sua filosofia de design. O sedã Concept α e o SUV Concept β já são resultados dessa linguagem diferenciada. O projeto bebeu da fonte da cultura milenar chinesa. A carroceria do Concept α buscou inspiração na arquitetura da China antiga, ao passo que a grade contém os elementos yin e yang. Os contornos das linhas incorporam a fluidez da água. A coluna A do Concept α começa a partir da borda da tampa do motor que, por sua vez, “desemboca” na grade frontal, passando a sensação de fluxo de água. A carroceria dinâmica do Concept β também tenta transmitir essa idéia de linhas limpas, concisas e fluidas.

Chery Concept

A Chery, como uma das “donas da casa” em Pequim, também apresentou o New Tiggo 3 e o Tiggo 5, uma versão mais alongada do SUV que está na geração 3 e que, futuramente, deverá ser fabricado na unidade da marca em Jacareí (SP), que começará a operar no segundo semestre. Hoje, o Tiggo vendido no mercado brasileiro é da segunda geração. Por enquanto, a Chery produzirá no Brasil somente o Celler e o QQ. A partir de 2017, fabricará o hatch S31 e o sedã S32, dois modelos compactos.

Honda Concept B

Honda ConceptA novidade da Honda para Pequim foi o Concept B, modelo destinado aos jovens por ser mais “descolado”. Com o Concept B, a fabricante japonesa quer “criar uma nova energia no mercado chinês”. Isso significa fisgar consumidores que atualmente se interessam mais pelos sedãs. A marca planeja começar a produzir o B daqui a dois anos. O carro foi concebido para ser um híbrido, que economiza combustível ao mesmo tempo que proporciona prazer ao dirigir.

Porsche Cayman GTS e Boxster GTS

A Porsche está aplicando o sobrenome GTS no Cayman e no Boxster, apresentados em Pequim. Assim como Cayenne e Panamera, que também levam a denominação GTS, esses dois esportivos puro-sangue estão, segundo a fabricante alemã, em um patamar superior em relação aos carros do mesmo segmento. O Cayman tem um canhão que gera 340 cv de potência, ao passo que o Boxster desenvolve 330 cv. Um dos atributos tecnológicos dos dois modelos é o sistema adaptativo do chassi, chamado de PASM, capaz de baixar a suspensão em 10 mm, aumentando a aderência dos esportivos em situações de alta velocidade. Isso significa mais estabilidade e conforto ao motorista.

Mercedes-Benz Concept Coupé SUV

Mercedes-Benz Concept

Com atributos visivelmente esportivos, ese concept car se enquadra na tradição de cupês da fabricante alemã. Ao mesmo tempo, ele sobressai pela linhas robustas, generosas rodas de 22” e uma linha de cintura bastante elevada, além da altura livre do solo. “É um veículo sensual como um cupê e visionário como SUV”, define Gorden Wagener, designer chefe da Mercedes, derramando verborragia para exaltar o carro, como fazem todas as outras montadoras. O cupê de 4 portas tem tração nas quatro rodas e mede quase 5 m. Na traseira, destaque para as lanternas com efeito tridimensional, que se assemelha a um rubi, e a localização da placa no pára-choque. Outro característica que o distingue é a forma típica da janela traseira, arredondada na parte superior. Segundo executivos da marca, a Mercedes está se especializando em criar novas famílias de modelos ou categorias de veículos e dão como exemplo o Classe CLS Shooting Brake. A fabricante quer que o sucesso de suas inovações se repita com o Concept Coupé SUV.

O futuro BMW Série 9

BMW Vision Future Luxury

A expressão é pomposa e parece ter saído de um reality show de pessoas grã-finas: Vision Future Luxury. Esse é o nome fantasia do concept car do Série 9, que a BMW apresentou expressando o que é, na sua concepção, o supra-sumo do requinte para o modelo da marca, que deverá entrar em produção em 2016 como rival so Maybach S600. Trata-se de um automóvel inovador e exclusivo, recheado de sacadas como o motor mais leve, luzes de laser nos faróis, sistema de interface com o motorista e uma aerodinâmica apurada. O Série 9 será o maior modelo da BMW, medindo 5,50 m de comprimento, ou seja, um entre-eixos 280 mm a mais que o do Série 7. Uma dos traços marcantes do conceito é a falta da coluna B, substituída por barras de fibra de carbono, que ligam os vidros dianteiros e traseiros, quando as portas se fecham. Talvez esse recurso não seja usado quando o carro for fabricado, mas a BMW vai continuar o seu desenvolvimento para possível uso em futuros modelos.

 

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