O novo SUV compacto da Honda, que deve ser apresentado ao Brasil durante o Salão de São Paulo, em novembro, já circula camuflado em testes de rua, conforme se vê nas fotos desta reportagem, gentilmente cedidas pelos colegas de UOL Carros.
O carro deve receber o nome WR-V, mantendo a lógica dos demais utilitários/crossovers da marca, o HR-V e o CR-V (o V é de vehicle; no caso do WR-V, o restante ainda não foi explicado). Mas o novo modelo será menor, ficando logo acima do Fit, sobre cuja base será montado.
Na verdade, muitos comentaristas dizem que o WR-V não será nada mais que um Fit Twist (versão aventureira do monovolume, atualmente suspensa e que não chegou a ganhar o novo visual), com algumas alterações na carroceria e em pontos-chave do design (grade, faróis, lanternas), além de itens de aparência típicos dos aventureiros urbanos e/ou mais esportivos. O certo é que o modelo será mais alto que o Fit.
O preço deve começar com “6”, buscando atrair quem já paga quase isso num Fit mas não quer gastar o que se pede pelo HR-V — que, na prática, parte de R$ 80 mil.
Sob o capô, nenhuma emoção especial: o WR-V deve oferecer o propulsor 1.5 FlexOne já conhecido do Fit, acoplado a um câmbio automático CVT ou a um manual de cinco marchas. São 116 cavalos de potência e 15,3 kgfm de torque com etanol. Como as alterações no peso devem ser mínimas, é seguro dizer que o novo SUV (aliás, talvez seja forçar a barra chamá-lo de SUV) vai andar como… um Honda Fit.
O WR-V será fabricado na nova unidade da Honda em Itirapina (SP).