ZF-Superbanner-03.09 a 13.11.24

Honda modelos fora de linha 2022 Accord Civic CR-V WR-V

Além do fim da produção nacional de Fit, WR-V, HR-V e Civic, marca também retira do site oficial os importados Accord e CR-V

 

O ano de 2022 reserva à Honda a maior revolução no portfólio de produtos desde que começou a fabricar automóveis no Brasil, em 1997. De uma só vez, a marca encerrou a produção dos modelos nacionais Fit, WR-V, Civic e HR-V e interrompeu a comercialização dos importados CR-V e Accord Hybrid. Destes seis modelos, apenas HR-V e Civic irão retornar ao mercado brasileiro até o final deste ano em novas gerações. 

Os modelos Accord, CR-V, Fit e WR-V já foram removidos este mês do site oficial da marca. Apesar de ainda constarem na página virtual, os atuais HR-V e Civic também tiveram a produção nacional encerrada e serão os próximos a sair de linha antes da mudança de geração.

Consultamos a assessoria de Comunicação da Honda Automóveis do Brasil, que confirmou que as últimas unidades de Fit, Civic, WR-V e HR-V destinadas ao mercado nacional foram produzidas em Itirapina (SP) em dezembro de 2021. Destes quatro modelos, apenas os SUVs continuam a ser fabricados localmente para o mercado de exportação. 

Já a ausência de Accord Hybrid e CR-V Touring do site oficial da marca tem relação com o fim dos estoques. Segundo a fabricante, os dois modelos “seguem no line-up da marca, porém, em função do cenário atual, dependem da disponibilidade de produção para a importação de novos lotes”. Ainda que a Honda não confirme, ambos deverão retornar ao Brasil apenas em novas gerações – nos Estados Unidos, a próxima linhagem do CR-V será apresentada este ano.

Para o futuro, a marca confirma o lançamento no Brasil das novas gerações de HR-V e Civic para o segundo semestre de 2022. Enquanto o SUV voltará a ser fabricado em Itirapina (junto aos novos City e City Hatch), o sedã passará a vir apenas via importação, possivelmente da América do Norte. Para 2023, a marca adianta que terá mais novidades no País, com o lançamento de modelos inéditos e renovações dos produtos atuais. 

Uma das apostas globais para mercados emergentes seria um crossover compacto baseado no conceito SUV RS, apresentado na Indonésia em novembro último. Construído na plataforma da nova geração do City, o modelo poderia ser o sucessor direto do WR-V em porte e estratégia de preços, ficando posicionado logo abaixo do novo HR-V.

Veja o posicionamento oficial da Honda Automóveis do Brasil:

Considerando os impactos da pandemia na indústria automotiva e a entrada em vigor das novas regras de emissões, no primeiro semestre de 2022, a Honda concentrará seus esforços na produção e venda dos recém-apresentados New City sedã e Hatchback.

Os modelos Fit e Civic, como já anunciado, deixam de ser produzidos no Brasil. O Civic continuará sendo comercializado no país, como importado, a partir do segundo semestre deste ano.

As atuais gerações de WR-V e HR-V seguem em produção na fábrica de Itirapina (SP), exclusivamente para exportação. Nos próximos meses, a segunda geração do HR-V será apresentada no Brasil, com produção e vendas no país previstas para o segundo semestre de 2022. 

A comercialização no mercado local dos modelos Fit, Civic, WR-V e HR-V (geração atual), produzidos até dezembro de 2021, ocorrerá enquanto houver disponibilidade de estoque na rede.

Os modelos importados, Accord Híbrido e CR-V, seguem no line up da marca, porém, em função do cenário atual, dependem da disponibilidade de produção para a importação de novos lotes. 

A Honda segue focada em oferecer produtos que melhor atendam ao consumidor brasileiro, com alta eficiência e repletos de tecnologias de conectividade e segurança. Em linha com esse compromisso, a marca tem a previsão de lançar, em 2023, outras novidades no país, entre modelos inéditos e renovações dos produtos atuais.

Fotos: Arquivo

Share This