A corrida em busca de eficiência energética não é uma preocupação exclusiva das fabricantes brasileiras. Por conta do Inovar Auto, estamos vendo diversos lançamentos por aí com alterações no motor, câmbio, além de reduções de peso para tornar os carros mais econômicos. Lá fora, a situação é a mesma. Os governos dos principais mercados automotivos também estão exigindo mais eficiência dos carros, por isso a Honda tratou de patentear uma nova transmissão 11 marchas e três embreagens no Japão. As informações são do site Autoblog.

Segundo o site, a patente da Honda é de um câmbio com 11 marchas, robotizado, com três embreagens, em vez de duas. A adição de mais uma embreagem reduziria ainda mais a leve perda de torque entre uma marcha e outra existente nas transmissões de dupla embreagem, ainda que a velocidade da troca seja rápida. 

Será que o câmbio CVT do Civic poderá ser trocado por um com tripla embreagem?

Como se trata apenas de uma patente, não é possível cravar que a tecnologia seja de fato confeccionada pela companhia. Mas ao que tudo indica, ela deve ser feita, já que há uma tendência das fabricantes em criarem câmbios com cada vez mais marchas para tentarem reduzir o consumo dos carros (vide as transmissões de nove marchas da Mercedes-Benz e dez marchas da Chevrolet e Ford). 

Assim como não podemos saber se o câmbio robotizado de 11 marchas e tripla embreagem sairá do papel, não conseguimos prever quais modelos poderiam ser equipados com ele. Depedendo de seu peso e tamanho ele tem potencial tanto para equipar modelos como o monovolume Fit, quanto carros maiores. 

Share This