Texto: Marcos Camargo
O Honda HR-V 2026 recebeu mudanças pontuais no visual e uma leve atualização nos equipamentos, mantendo a base mecânica já conhecida desde 2022. O modelo, que se tornou um dos SUVs mais vendidos da marca ainda mais este ano (ele é o terceiro modelo mais vendido atrás de VW T-Cross e Hyundai Creta), aposta agora em mais conteúdo para continuar competitivo — mesmo com a elevação dos preços, que agora variam entre R$ 163.200 e R$ 209.900. É o caso da versão Touring testada pela Revista Carro apenas alguns dias após o lançamento ao mercado.
A linha do Honda HR-V continua com duas motorizações: o 1.5 aspirado para as versões EX e EXL, e o 1.5 turbo para as versões Advance e Touring — ambas com câmbio CVT automático.
Vale lembrar que as mudanças visuais foram mínimas: há uma grade mais destacada inspirada no CR-V, faróis mais afilados, lanternas redesenhadas e molduras ao redor da carroceria além de novas rodas em todas as versões.
Teste do HR-V Touring
A grande diferença entre as versões aspiradas e turbinadas segue presente na linha 2026 e está no desempenho. Enquanto o motor aspirado oferece uma condução tranquila, ideal para o dia a dia, o 1.5 turbo de 177 cv e 24,5 kgfm de torque entrega um comportamento mais animado, com retomadas rápidas e aceleração eficiente. O torque chega cedo, a partir de 1.700 rpm, o que favorece o uso urbano e rodoviário.
O câmbio CVT simula marchas no modo Sport e aceita trocas manuais pelas aletas no volante. A calibração segue inalterada — e isso é uma boa notícia para quem já conhece o bom entrosamento entre motor e transmissão.
A suspensão continua sendo um ponto alto. Com acerto voltado ao conforto, o HR-V absorve bem os buracos e oferece uma condução suave, sem abrir mão da estabilidade. A direção elétrica é leve e precisa, e o SUV transmite segurança mesmo em manobras rápidas.
Conforto e equipamentos
A posição de dirigir é elevada, com ajustes elétricos para o banco do motorista na versão Touring. O isolamento acústico agrada e o pacote Honda Sensing, de série nas versões turbo, adiciona assistentes como alerta de faixa, e mantém o controle de cruzeiro adaptativo e frenagem automática.
Houve também melhorias na central multimídia, que agora conta com câmera de ré de melhor qualidade. Apesar da mesma interface o sistema foi atualizado mas ainda travou algumas vezes ao longo do nosso teste especialmente no espelhamento sem fio. Falando em senões se nota a ausência de teto solar, algo inaceitável diante dos R$ 200 mil cobrados.
Espaço interno do HR-V
O HR-V segue com boa oferta de espaço para todos os ocupantes, graças ao sistema Magic Seat, que permite diferentes configurações dos bancos traseiros. É possível rebater os bancos traseiros e criar uma área ampla para carregar até um móvel pequeno, caixas e outros itens ampliando a área do porta malas que segue bem raso. A área para pernas e cabeça é satisfatória, tanto na frente quanto atrás.
O porta-malas tem 354 litros de capacidade. Embora seja mais raso que o de alguns concorrentes, atende bem à maioria dos usos do dia a dia e pode ser compensado pelos bancos rebatíveis.
Consumo e versões
As motorizações seguem inalteradas, com desempenho e consumo já conhecidos. A motorização quatro cilindros turbo tem ótimo rendimento e consumo razoável de quase 13km/l.
Motor 1.5 turbo (Advance e Touring):
• Potência: 177 cv
• Torque: 24,5 kgfm
• Etanol: 8,1 km/l (cidade) | 9,1 km/l (estrada)
• Gasolina: 11,5 km/l (cidade) | 12,9 km/l (estrada)
Dimensões
• Comprimento: 4,34 m (EX/EXL) | 4,38 m (Advance/Touring)
• Largura: 1,79 m
• Altura: 1,59 m
• Entre-eixos: 2,61 m
• Tanque: 50 litros
Conclusão
O Honda HR-V Touring 2026 preserva as qualidades que o tornaram referência entre os SUVs compactos: dirigibilidade confortável, motor turbo eficiente e bom pacote de segurança. A evolução é discreta, mas reforça o posicionamento da versão topo de linha.
Ficam faltando itens como teto solar, algo esperado em um modelo de R$ 209,9 mil, e o porta-malas ainda modesto pode pesar para quem prioriza capacidade de carga. Ainda assim, o HR-V segue como uma opção sólida para quem busca um SUV urbano com desempenho consistente e boa reputação.