Honda CTX 700N

Motocicletas custom esbanjam cromados e visual mais clássico, certo? Não necessariamente. Pelo menos é isso que mostra a nova Honda CTX 700N, que acaba de chegar ao Brasil. Apesar de classificá-la como uma custom, a própria Honda admite que desse estilo ela só herda mesmo a posição de pilotagem, já que em todo o restante ela está mais para uma naked… E é justamente isso que a torna uma motocicleta interessante.

O freio dianteiro é muito bom e conta com enorme disco de 320 mm e pinça de duplo pistão

A CTX 700N é integrante da mesma família da qual fazem parte a, já conhecida do brasileiro, NC 700X e também o maxiscooter Integra, por enquanto vendido apenas no exterior. A fim de reduzir custos, os modelos dessa família dividem aproximadamente 55% dos componentes. Estão entre eles chassi, suspensões, rodas, freios, painel, elétrica e o principal: o motor.

O desenho da traseira é simples, mas agradável

Incialmente, a CTX será importada do Japão, ao contrário da NC 700X, que já tem uma boa parte de seus processos de produção feitos na planta industrial de Manaus. No entanto, segundo o próprio fabricante, isso pode mudar. Uma boa aceitação do novo modelo justificaria a produção parcial e a montagem no Brasil, o que incidiria num melhor preço em virtude de incentivos fiscais que ele passaria a ter. Após rodarmos os 1 000 km do Superteste com a CTX 700N, passamos a fazer parte dos que acham que a nacionalização desta máquina é apenas uma questão de tempo. Qualidades para cair no gosto do brasileiro não lhe faltam.

Nas curvas, a CTX nos cativou pela estabilidade. Não fossem as pedaleiras, ela se sairia ainda melhor!

Custom das curvas

No primeiro contato, a acomodação oferecida ao piloto agrada, já a do garupa — que sofre pela falta de um banco maior e alças de apoio — nem tanto. Ao conduzi-la, a sensação é de que o modelo já é um velho conhecido. Apesar das pedaleiras serem avançadas, os comando nos pés são fáceis de ser utilizados. Já o guidão, ao nosso ver, é talvez o componente que mais traga conforto à posição de pilotagem. Ele não só está posicionado em uma boa altura como tem uma ótima empunhadura, com as pontas voltadas para dentro sem exageros.

A nova Honda CTX 700 é imponente. A impressão é de que se trata de uma motocicleta de maior cilindrada

Para passeios curtos ou pequenas viagens, a CTX é digna de muitos elogios, mas em longos percursos ou quando se pilota por longos períodos, a coisa muda um pouco de figura.

O freio traseiro contribui, e muito, para o bom desempenho nas frenagens

Depois de um certo tempo pilotando, o cansaço faz com que as pernas vão se abrindo, perdendo contato com o tanque e, por consequência, ocasionando num posicionamento inadequado: pernas curvadas com os joelhos para fora e os pés para dentro. O resultado? Dores nos joelhos, sobretudo nos condutores mais altos, que provavelmente desejariam pedaleiras posicionadas mais à frente e pronunciadas para fora — algo que, por outro lado, comprometeria parte de sua capacidade de deitar em curvas.

O banco é amplo, garantindo boa acomodação para o piloto. Para o garupa, a coisa muda um pouco  de figura

Aliás, falar das pedaleiras sem entrar no assunto curvas é impossível quando se trata da CTX, já que são elas as responsáveis por limitarem a inclinação da nova Honda. Ambas raspam com facilidade, sendo mais do lado esquerdo que do direito. Isso porque só a pedaleira esquerda conta com um parafuso limitador que tem a finalidade de “avisar” o piloto que já estamos perto do limite. Não por acaso, é em curvas para a esquerda que a grande maioria dos motociclistas se sai melhor. Mesmo assim, nas centenas de curvas por nós contornadas durante o Superteste, a CTX se saiu muito além do esperado… Foi quando tivemos certeza de que realmente ela não é uma motocicleta do tipo custom.

Suave, econômico e com bom fôlego, o bicilíndrico de 700 cm³ da CTX é um de seus pontos altos

Tanto na maneira com que ela entra, quanto como sai das curvas, o novo modelo da Honda nos cativou, se revelando mais divertido do que sua aparência sugere. Ela se mostrou bastante estável e sem qualquer tipo de oscilação, inclusive nas curvas de grande raio e maior velocidade, e o melhor, demonstrando uma agilidade jamais encontrada em uma custom. Realmente surpreende como mudanças bruscas de direção podem ser feitas de maneira fácil e segura.

Apesar  de ser arrojado,  o design da Honda CTX 700N dividiu opiniões

Vale citar que o mérito da boa ciclística deste modelo se deve ao conjunto formado pelo quadro de dupla trave — que em momento algum apresentou torções —, pelas suspensões cuja calibragem está mais para o desempenho que para o conforto, e, também, pelas rodas de 17 polegadas calçadas por pneus de baixo perfil e caráter mais esportivo. Com excessão do ângulo do cáster, ligeiramente mais aberto na CTX, tudo idêntico ao da NC 700X, modelo que já conquistou a fama de ser uma motocicleta bastante ágil e boa de curvas.

Tanto no uso urbano quanto nas estradas, a CTX provou ser uma moto prazerosa de pilotar

Conta-gotas

Nem todos que compram uma moto com 700 cm³, ou se interessam por comprar, colocam o consumo como um dos fatores mais importantes na escolha de um modelo. No entanto, não dá para negar que o fato de uma máquina com essa capacidade cúbica beirar 31 km/l, pode fazer com que a enxerguemos com outros olhos.

O painel é o mesmo da NC 700X, e, ainda que seja legível e bonito, sentimos falta de mais informações, como autonomia

Para conseguir essa façanha, a Honda fez uma pequena alteração no sistema de alimentação e ignição. Segundo a fábrica, na CTX o tempo de injeção de combustível é ligeiramente mais curto e a ignição, levemente adiantada, o que resultou também num funcionamento mais elástico, com o pico da potência sendo alcançado mais tardiamente, ou seja, em rotações mais elevadas. Em contrapartida, tal alteração fez com que a CTX 700N perdesse pouco menos de 5 cv em relação à irmã NC, algo que na prática pouco foi sentido, já que o torque, que é de 6,12 kgf.m a 4.750 rpm, permaneceu praticamente inalterado. Tanto nas acelerações quanto nas retomadas, o novo modelo provou ter vigor suficiente para fortes acelerações e boas retomadas, ambas bastante similares às oferecidas pela NC.

Honda CTX 700N

Para quem não conhece ou jamais teve oportunidade de pilotar uma NC 700X, vale dizer que o motor de 700 cm³ com dois cilindros paralelos tem um funcionamento um tanto peculiar, o que causa certo estranhamento nos primeiros instantes. Isso porque ele é basicamente metade de um motor de automóvel, mais precisamente o do Honda Fit 1,4 litro. Dada essa “origem” no universo automotivo, ele trabalha num ritmo diferente do da maioria dos motores de motocicleta que estamos acostumados a pilotar.

A CTX é uma moto que vai bem na cidade, mas é de estradas que ela realmente gosta... Companhia ideal para viagens!

Ele gira pouco ( a faixa vermelha do conta-giros começa a apenas 6 500 rpm) e seu torque é abundante já em baixíssimas rotações. Leva um tempo para acertar as mudanças de marchas antes que o limitador atue. Outras características observadas neste motor são o baixo nível de vibração e a pouca incidência de calor nas pernas. Seja na cidade ou na estrada, esses dois fatores contam muitos pontos a favor do conforto.

Para quem curte viajar, a CTX deverá agradar... Principalmente nas estradas mais sinuosas

Num piscar de olhos

Você já descobriu que a CTX é uma motocicleta estável, fácil de pilotar e que, além de ter um bom desempenho, é surpreendentemente econômica. O que você ainda não sabe é que ela também é uma máquina segura. Mesmo que seus sistemas de freio sejam teoricamente simples e sem exageros — com apenas um disco de 320 mm e uma pinça simples de dois pistões na frente, e disco de 240 mm e pinça de um pistão na traseira —, ela é capaz de frear com rapidez e em espaços realmente curtos, num piscar de olhos. Além dos sistemas dianteiro e traseiro serem potentes e de fácil dosagem, o modelo ainda conta com ABS como item de série, cujo funcionamento se mostrou exemplar durante nossa avaliação, inclusive nos salvando de alguns possíveis sustos.

Honda CTX 700N

Em se tratando de estética, o painel agrada pela beleza, mas decepciona pela falta de um computador de bordo que mostrasse ao menos o consumo e a autonomia. Já com relação ao design da moto, os gostos se dividiram. Uns gostaram das linhas arrojadas e do visual “black” do modelo, que de fato arrancaram elogios e suspiros por onde passamos. Outros não digeriram bem as formas do novo modelo.

De qualquer forma, a aparência da nova CTX 700 é tão ousada quanto sua proposta, o que torna difícil um palpite sobre o sucesso ou não do modelo. Trata-se de uma motocicleta prazerosa de ser pilotada, econômica e de preço razoável, segundo a fábrica, R$ 32.100,00. Como você pode ver, atraente a CTX 700 é. Resta saber como o brasileiro irá recebê-la.

Em 4 palavras

Cidade: se saiu melhor que o esperado. Seu guidão é largo, mas não a ponto de dificultar a circulação entre os carros. A ciclística e os freios herdados da NC também ajudam no uso urbano. Gostamos!

Estrada: é o seu habitat. Seu motor encara aclives ou longas retas sem perder fôlego, oferece boa acomodação ao piloto e ainda se sai bem em curvas. Um tanque com maior capacidade lhe cairia bem.

Garupa: poderia ser bem melhor, pois falta espaço no banco e apoio para o passageiro. Por conta disso, recomendamos apenas curtos trajetos e passeios não muito longos. Esqueça as longas viagens.

Emoção: partindo do princípio de que a CTX 700N é uma custom, e que é característica do estilo um comportamento “morno” (na maioria dos modelos), a nova Honda surpreende. Ela é ágil  e divertida em curvas.

Conclusão: 8,0

Incomum. Essa é uma palavra que exprime bem o que é a nova Honda CTX 700. A fábrica a classifica como uma custom, mas ela oferece muito mais agilidade que as tradicionais máquinas cromadas. O seu motor, que não só tem um bom fôlego e funcionamento suave, como impressiona nos abastecimentos pelo baixo consumo, também merece ser destacado. Outros fatores que devem contribuir para que muitos se interessem por ter a CTX na garagem são a estética arrojada e o porte, que transmitem a sensação de ser uma máquina mais potente, e o preço de R$ 32 077, razoável para uma moto com muitas qualidades e… incomum!

Roadmap Menang di Mahjong Wins Optimasi Scatter Hitam Era Baru Gates of Olympus Memimpin Saat Mahjong Ways Kehilangan Taji Olympus Menguat Mahjong Ways Melemah Pengali Petir Ikut Menyusut Petanitoto Tegaskan Standar Fair Play dengan Koleksi Hits Pragmatic Play 2025 Keamanan Nomor Satu Petanitoto Sajikan Pengalaman Bermain Bebas Kecurangan Mahjong Ways Meledak Ini Pola yang Sedang Disorot di PetaniToto Panas Percikan Las Panas Pula Berkah Kisah Rezeki Melimpah Hat Trick Hot Streak Data petanitoto soroti striker lokal yang sedang on fire Transport Publik vs Konsumsi BBM Siasat Hemat Petanitoto Tawarkan Event Online Tanpa Ongkos Jalan Fluktuasi harga pangan Tanjung Balai berbarengan dengan viralnya Sweet Bonanza Rp 156 juta Perbaikan Jalan Nasional Berlangsung PETANITOTO hadirkan sesi Starlight Princess untuk hiburan singgah sopir KRL perpanjang jam operasional PETANITOTO tawarkan checklist strategi Gates of Olympus Petanitoto Mengirim Wild Bandito Liburan ke Olympus Cari Scatter Hitam Mahjong Wins Mengaku Lelah Lalu Titip Scatter ke Ketua RT Black Scatter Tersesat di Kampung Bandito Lalu Didaftarin Petanitoto Gates of Olympus Jadwal Senam Pagi Bareng Kakek Zeus Petanitoto Wild Bandito Menyamar Jadi Ular Tangga di Lobi Mahjong Ways Petanitoto Zeus Ngutang Koin ke Bandito Demi Spin Malam Petanitoto Mahjong Wins Black Scatter Mengajar Matematika Petani Tebu Bandito Main Angklung di Gerbang Olympus Sambil Nunggu Drop Scatter Mahjong Ways Mengadakan Rapat Dadakan di Atas Awan Olympus Zeus Jadi Wasit Lomba Lari Kelinci Versus Bandito di Petanitoto Petanitoto menanam bibit Scatter di kebun Mahjong Ways panen Rp 600 juta Zeus buka jasa laundry multiplier sehari jadi tarif Rp 180 juta Wild Bandito buka warung kopi di reel tiga omzet Rp 230 juta Petanitoto sewa satpam khusus buat jaga simbol nakal gaji Rp 150 juta Petanitoto lelang kursi dewa petir edisi kolektor Rp 700 juta Petanitoto Gelar Sidang Dewan Scatter Zeus vs Bandito di Aula Olympus Kereta Listrik Olympus Mogok Bandito Dorong Reel Sambil Nyanyi Dangdut Black Scatter Ketiduran di Puncak Gunung Chip Dibangunkan Petir x500 Festival Layangan Mahjong Ways Tile Hijau Terbang Dikejar Kakek Zeus Wild Bandito Buka Kursus Etika Spin Mentor Tamu Zeus Berkumis Neon Petanitoto Resmikan Taman Nasional Scatter Wajib Helm Multiplier di Area Reel Rapat RT Reel Lima Mahjong Wins Ajukan Hujan Koin Tanpa Anggaran Bandito Naik Ojek Awan ke Gerbang Olympus Bayar Pakai Free Spins Zeus Buka Klinik Patah Hati Akibat Dead Spin Resepnya Teh Jahe NonTurbo Stasiun Luar Angkasa Petanitoto Luncurkan Satelit Pencari Pola Project Telinga Scatter Cerita Obraltoto buka musim bonus di Gates of Olympus dan Mahjong Ways Obraltoto hadirkan malam scatter manis Sweet Bonanza dan Lucky Neko Double event Obraltoto Starlight Princess bertemu Fortune Tiger Roadshow Obraltoto berburu multiplier di Sugar Rush dan Treasures of Aztec Jadwal turnamen Obraltoto Big Bass Bonanza dan Wild Bandito Laporan khusus Obraltoto pola panas Mahjong Ways edisi akhir pekan Program loyalti Obraltoto tiket gratis menuju free spins Gates of Olympus Tips Obraltoto manajemen modal saat kejar scatter di Lucky Neko dan Sugar Rush Cerita pemain Obraltoto tembus x500 di Starlight Princess dan Mahjong Ways Update fitur Obraltoto checkout cepat untuk rangkaian event Pragmatic Play Petanitoto Ungkap RTP Dan Pola Rahasia PGSoft Strategi Menang Terbaru Bocoran Pola PGSoft Hari Ini di Petanitoto RTP Tertinggi Dan Cara Mainnya Panduan Pola Gacor PGSoft dari Petanitoto Rahasia RTP dan Spin yang Tepat RTP Asli PGSoft di Situs Petanitoto Pola Bet dan Waktu Scatter Terbaik Rahasia RTP PGSoft Sudah Terbongkar Cek Pola Gacor Eksklusif di Petanitoto Kucing Gudang Petanitoto Ketahuan Hafal Pola PGSoft Kini Jadi Konsultan Slot RTP Live PGSoft Ketahuan Ngopi di Warung Petanitoto Langsung Viral Rahasia RTP PGSoft Ditulis di Punggung Naga Petanitoto Langsung Maxwin Naga Pemakan Scatter Ditemukan di Sawah Petanitoto Kini Jadi Penjaga RTP Petani Salah Panggil Hujan Naga Turun Bawa 100x Scatter dari PGSoft Pola Modal Receh Hingga Maxwin Bocoran Obraltoto Trik Mahjong Wins 2 Tersakti 2025 Bocoran Resmi Obraltoto Pola Spiral Dan Pola Gen Z Tepat Sasaran di Mahjong Wins 2 Anti Skip Tutorial Mahjong Wins 2 di Obraltoto Biar Gen Z Bisa Pamer Maxwin di Story Main Mahjong Wins 2 Malem Minggu Nih Bocoran RTP Obraltoto Biar Gak Gigit Jari Trik Spin Mahjong Wins 2 Obraltoto Cara Memanfaatkan RTP Bocoran untuk Maxwin Mahjong Ways 2 Ketawa Melihat RTP Obraltoto Bocor Sendiri Tengah Malam RTP Mahjong Ways 2 Hilang Dicuri Kucing Tetangga Obraltoto Gelar Pencarian Nasional RTP Bocor Karena Mahjong Ways 2 Tersandung Kabel Saat Loading RTP Mahjong Ways 2 Pura Pura Mati Lampu Agar Tidak Diganggu Player Obraltoto Obraltoto Sarankan Berdiri Menghadap Utara Sebelum Spin agar RTP Tidak Tersinggung
Share This