Localizada em Ohio, EUA, planta produz motores de quatro e seis cilindros

 

 

A Honda celebra os 40 anos da Anna Engine Plant (AEP), maior fábrica de motores automotivos da marca no mundo. A unidade, localizada em Ohio, nos Estados Unidos, trabalha com o conceito chamado pela empresa de manufatura flexível, que permite fabricar, nas mesmas linhas de produção, motores à combustão, conjuntos híbridos e motores elétricos.

Desde o início das operações em 1985, primeiramente com a fabricação de motores para motos, a AEP já produziu mais de 32,5 milhões de motores e componentes de câmbio. O início da produção de motores automotivos foi em 1986, com um propulsor de quatro cilindros para o Honda Civic.

 

 

Atualmente, a fábrica produz motores V6 e de quatro cilindros em linha, incluindo versões 1.5, 2.0 e 3.0 litros turbo. Os principais são o quatro cilindros 2.0 litros ciclo Atkinson para os modelos híbridos Accord, CR-V e Civic, o quatro cilindros 1.5 turbo de 190 cv presente em veículos da Honda e Acura, e o 2.0 turbo de até 320 cv do Civic Type R e Acura Integra Type S, além de motores 3.0 V6 turbo de 355 cv e 3.5 V6 biturbo de 500 cv.

Além dos motores, a unidade produz componentes como camisas e cabeçotes de cilindro, virabrequins, comandos de válvulas e polias para câmbios do tipo CVT. Segundo a Honda, a partir de 2026, a fábrica também vai produzir as caixas de proteção das baterias de alta tensão usadas nos conjuntos elétricos dos veículos da marca.

 

Share This