Modelo tem “mecânica raiz”, bons equipamentos de série, além de um amplo espaço interno, embora tenha alguns poréns
Durante um teste, que ultrapassou os 500 km rodados, foi possível entender o produto Honda City sedã, que traz um bom custo benefício na versão EX em relação aos rivais diretos e, também, aos SUVs compactos. Essa configuração tem mecânica raiz com motor 1.5 aspirado já conhecido do mercado, bons equipamentos, além de um amplo espaço interno. Todavia, essa opção, que tem preço de R$ 130,5 mil tem alguns detalhes que poderiam ser melhor.
Linhas conservadoras e conforto
O Honda City mantém uma linha mais conservadora, com faróis em LED, rodas de aro 16 com acabamento diamantado e poucos detalhes cromados. Recebeu atualizações em sua dianteira e traseira, incluindo novas lanternas e para-choques. O comprimento superior a 4,50 metros garante um bom espaço interno, com características como saída de ar-condicionado traseiro, embora a versão sedã não conte com o banco Magic Seat encontrado na versão hatch, que confere ainda mais comodidade. Além disso, o modelo tem 1,74 metro de comprimento, 1,47 metro de altura e 2,60 metros de entre eixos, um espaço suficiente para uma pessoa alta esticar as pernas. O porta-malas pode levar até 519 litros.
Somado aos números das dimensões, o Honda City sedã tem bancos em tecido confortáveis, além de plásticos sem rebarbas e bem acabados. Ademais, o painel digital é compacto, só que funcional para o dia a dia.
Em relação à multimídia de 8 polegadas, o sedã teve uma melhora ante a versão lançada em 2021, uma vez que está com um brilho melhor, mais rápida na conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, assim como a câmera de ré passou a ter uma resolução razoável, o que não é padrão veículos chineses com imagem full HD, só que não está pior do que anterior. Inclusive, esse é um ponto que precisa ser aperfeiçoado pela Honda e outras fabricantes, uma vez que as telas das marcas chinesas já oferecem uma qualidade que vai além da média vendida no mercado, com telas mais capacitivas e mais vistosas.
Bem equipado
O Honda City EX se diferencia pela presença do ACC (Cruise Control Adaptativo), um sistema que ajusta a velocidade do carro automaticamente, um recurso ausente em outros concorrentes da categoria, além de modelos de outras carrocerias como SUVs compactos. Também há auxílio para manter o veículo na faixa, freio de estacionamento eletrônico, auto hold, chaves com função Smart Entry, sistema de acionamento de freios ao detectar uma possível colisão frontal com o objetivo de mitigar acidentes, sistema que detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação, sistema que detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar a sua evasão e possíveis acidentes, sistema de assistência automática de farol alto, que se ajusta de acordo com a situação, assistente de partida em rampa, seis airbags, carregador de smartphone por indução, ar-condicionado digital automático, entre outros.
Motorização e Desempenho
O motor 1.5 de 126 cv e 15,8 kgfm de torque oferece uma boa relação de potência para o segmento de sedans compactos. Ao contrário de concorrentes com motores turbo, o City adota um motor aspirado de quatro cilindros, que garante desempenho consistente e confiável, sem a necessidade de turbina. Com câmbio CVT, o modelo apresenta desempenho satisfatório tanto em acelerações mais fortes quanto em situações urbanas. Todavia, essa transmissão gera um ruído elevado para a cabine. Lembrando, a Revista O Mecânico já fez o Raio X técnico com o Honda City, analisando cada detalhe da mecânica consagrada do modelo, que não traz correia banhada em óleo, sendo mais robusta e menos complicada para manutenção.
O consumo médio é de 10,2 km/l com álcool na cidade, mas com gasolina chegamos a fazer uma média de 13 km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada.
Concorrência
O City EX 2025, com preço de R$ 130.500, se posiciona como uma alternativa equilibrada no mercado. Comparado a outros modelos do segmento, como o Hyundai HB20S, Volkswagen Virtus e Chevrolet Onix Plus, o modelo da Honda oferece uma boa relação entre preço e equipamentos, visto que conta com ACC, freio eletrônico de série, entre outros.
Portanto, o Honda City EX 2025 é uma opção vantajosa no segmento de sedãs compactos, especialmente considerando a relação entre preço, motorização e equipamentos. O modelo oferece desempenho confiável, tecnologias úteis e um custo de manutenção acessível, o que o torna uma escolha competitiva diante de concorrentes como o HB20S, Onix e o Virtus.