Já faz 27 anos que o VW Gol é o carro mais vendido do Brasil. Ou seja, tem consumidor que nunca viu outro automóvel ser o mais comercializado no país. Mas, este ano, quem diria, isso pode mudar. De acordo com os dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), entidade que reúne as concessionárias de todo o país, o campeão de vendas da VW registrou, pelo segundo mês consecutivo, vendas inferiores às do seu principal concorrente, o Fiat Palio. Enquanto o Gol somou 14.347 unidades vendidas em julho, o Palio obteve 15.989 modelos emplacados. O problema, para a Volkswagen, é que o seu best-seller está apresentando um desempenho irregular no ano, embora ainda seja o modelo mais vendido nas vendas acumuladas de janeiro a julho.
O motivo principal dessa oscilação pode ser a saída de linha do modelo G4, que respondia por aproximadamente 20% das vendas do modelo. Mas o up! – que vem se firmando no mercado – também está “roubando” parte da clientela do Gol. A situação do hatch só não é mais preocupante graças ao seu desempenho nas chamadas vendas diretas (aquelas realizadas por locadoras e frotistas), nas quais o VW Gol segue na liderança.
Em compensação, no varejo (vendas nas concessionárias), a situação não é nada favorável para o veterano modelo. Em julho, o VW Gol foi apenas o sétimo colocado na preferência dos conumidores, atrás de Chevrolet Onix, Fiat Palio, Hyundai HB20, Ford Fiesta, Chevrolet Prisma e Fiat Siena. Pior: mesmo no acumulado do ano, o Gol ocupa apenas a quinta posição nas vendas no varejo.
Atualmente, a diferença de vendas entre o VW Gol e o Fiat Palio é de 9.396 unidades em favor da marca alemã, uma vantagem ainda confortável. Mas, se continuar com o desempenho irregular a cada mês, o campeão de vendas da Volkswagen no Brasil poderá perder o posto de “o carro mais vendido do país”, o que representaria um duro golpe para a empresa que, vale lembrar, disputa a segunda colocação entre as marcas mais comercializadas com a GM do Brasil (posição ocupada hoje pela “marca da gravatinha”).