A Aston Martin tem um plano ambicioso: até 2020, a fabricante vai investir 500 milhões de euros na remodelação de seus veículos, além de lançar novos modelos – incluindo um crossover. A primeira novidade é o DB11, cuja chegada ao mercado europeu está prevista para o segundo semestre deste ano, sucedendo o DB9. 

Quem imaginava que esse cupê seria o primeiro da marca a possuir um motor V8 desenvolvido pela Mercedes-AMG sob o capô, e se preparava para o choque que isso poderia causar, o DB11 traz um alento: ele ainda conta com um indefectível V12 construído pela própria Aston Martin.

Aston Martin DB11 é o mais potente da história da marca

A novidade é que o motor é superalimentado por turbo e, assim, tem cilindrada menor. São “apenas” 5,2 litros contra 5,9 do DB9, mas, em compensação, o DB11 conta com 608 cv e 71,4 mkgf, em vez de 517 cv e 63,2 mkgf do anterior. Sem falar no peso, que, em relação ao DB9, é 15 kg menor. 

Pode parecer pouco, algo como a azeitona no Martini de James Bond, mas o fato é que a aceleração de 0 a 100 km/h, agora, é feita em apenas 3s9, enquanto o cupê antigo necessitava de 4s6, de acordo com os dados da própria Aston Martin. A velocidade máxima é de 322 km/h (317 km/h antes). O câmbio segue sendo automático da ZF, mas com oito marchas. A tração é traseira.

Por conta das rígidas normas europeias, a fabricante britânica tratou de equipar o novo cupê com sistema Start-Stop e desligamento parcial dos cilindros, o que proporciona economia de até 20% no consumo de combustível. 

TRUQUES AERODINÂMICOS
Existe ainda uma inovação no DB11 que parece até brincadeira. “Pela primeira vez, demos função aerodinâmica para as saídas de ar laterais”, explica Ian Minards, diretor de produto da Aston Martin. Até então, as tradicionais “brânquias” junto às caixas de roda nos Aston Martin eram apenas enfeites, recurso adotado desde o DBS de 1967. Agora, eles não só ajudam a extrair o ar quente dos freios carbonocerâmicos dianteiros, como também o direcionam para entradas de ar junto das colunas traseiras. 

Motor V12 biturbo gera 608 cv de potência

O mais interessante é que todo esse ar captado é enviado para uma pequena saída sobre a tampa traseira denominada AeroBlade. De acordo com a Aston Martin, o ar que sai desse dispositivo, sob pressão, gera pressão aerodinâmica na traseira e, consequentemente, mais estabilidade. “Esse recurso nos permitiu dispensar o uso de uma asa traseira, apêndice que não se encaixaria bem no visual do carro”, explica Minards. Só a partir de 145 km/h, aproximadamente, um pequeno defeletor se abre na traseira, mas sem aumentar o arrasto do veículo, de acordo com a fabricante.

O visual é complementado por outros detalhes inovadores. Por exemplo: os faróis, agora, são inteiramente de LED (incluindo luzes de condução diurna), a tradicional grade frontal está maior e atrás as lanternas têm desenho futurista – e também utilizam LED. Curiosidade: os arcos do teto sempre têm acabamento de alumínio, independentemente da cor da carroceria.

ACABAMENTO ARTESANAL
Por dentro, como não poderia deixar de ser, o DB11 exibe um padrão muito elevado de requinte. Por conta do desenho das portas, suas extremidades erguem-se levemente quando abertas, criando um efeito interessante. Ao se acomodar no banco do motorista, a perna esquerda fica próxima de uma etiqueta com a inscrição “Built in England” (construído na Inglaterra). O revestimento de couro dos bancos e dos painéis é tão suave quanto o rosto de qualquer Bond girl.

Acabamento da cabine tem qualidade artesanal

A posição de dirigir é agradavelmente baixa, mas o quadro de instrumentos está em posição muito elevada (era melhor no DB9), atrapalhando um pouco a visibilidade logo à frente. O novo cupê não é muito maior em relação ao seu antecessor, mas o espaço interno é mais bem aproveitado. “Deslocamos os elementos internos para a frente”, conta Minards. “Isso criou mais espaço”, explica. De fato, o carro não deve nada em relação ao rival Porsche 911, por exemplo. 

O volante revestido de couro tem manuseio perfeito, enquanto as bem dimensionadas borboletas para troca de marchas manual estão muito bem posicionadas. Mas, à frente do motorista, os instrumentos com acabamento metálico e números brilhantes são itens do passado. No DB11, o condutor conta com um grande mostrador digital de 12” que exibe rotação do motor, velocidade e marcha com destaque. As demais informações estão em escalas ao redor. Ar-condicionado, áudio, telefone e navegador são controlados pelo sistema Comand, com uma espécie de mouse no console central. Isso mesmo, a Aston Martin adotou o equipamento usado nos Mercedes-Benz em seu novo cupê, informação confirmada por Ian Minards. Isso se deve à parceria tecnológica firmada com a fabricante alemã.

A utilização do equipamento, como ocorre nos Mercedes, deveria ser mais amigável, mas está longe de ser incômoda ou confusa. É questão de costume, e o sistema funciona muito bem. No painel, destaque para a tela tátil, por meio da qual se pode personalizar diversos parâmetros do cupê. Logo abaixo, os belos botões de cristal que acionam o câmbio e, no meio deles, a tecla maior, com destaque, que desperta o potente V12 – biturbo, mas um legítimo Aston Martin. 

DADOS DE FÁBRICA Aston Martin DB11
Motor V12, dianteiro, longitudinal, biturbo com intercooler, gasolina
Cilindrada 5.204 cm³
Potência 608 cv a 6.500 rpm
Torque 71,4 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio Automático, 8 marchas
Tração Traseira
Suspensão (d/t) Independente/Multibraço
Pneus (d/t) 255/40 R20 / 295/35 R20 
Dimensões (C/L/A) 4,75 m/1,95 m/1,29 m
Entre-eixos 2,80 m
Peso 1.770 kg
DESEMPENHO
0 a 100 km/h 3s9 
Velocidade máxima: 322 km/h

Aston Martin DB11 custa cerca de 205 mil euros na Europa

Cerita Obraltoto buka musim bonus di Gates of Olympus dan Mahjong Ways Obraltoto hadirkan malam scatter manis Sweet Bonanza dan Lucky Neko Double event Obraltoto Starlight Princess bertemu Fortune Tiger Roadshow Obraltoto berburu multiplier di Sugar Rush dan Treasures of Aztec Jadwal turnamen Obraltoto Big Bass Bonanza dan Wild Bandito Laporan khusus Obraltoto pola panas Mahjong Ways edisi akhir pekan Program loyalti Obraltoto tiket gratis menuju free spins Gates of Olympus Tips Obraltoto manajemen modal saat kejar scatter di Lucky Neko dan Sugar Rush Cerita pemain Obraltoto tembus x500 di Starlight Princess dan Mahjong Ways Update fitur Obraltoto checkout cepat untuk rangkaian event Pragmatic Play Pola Modal Receh Hingga Maxwin Bocoran Obraltoto Trik Mahjong Wins 2 Tersakti 2025 Bocoran Resmi Obraltoto Pola Spiral Dan Pola Gen Z Tepat Sasaran di Mahjong Wins 2 Anti Skip Tutorial Mahjong Wins 2 di Obraltoto Biar Gen Z Bisa Pamer Maxwin di Story Main Mahjong Wins 2 Malem Minggu Nih Bocoran RTP Obraltoto Biar Gak Gigit Jari Trik Spin Mahjong Wins 2 Obraltoto Cara Memanfaatkan RTP Bocoran untuk Maxwin Mahjong Ways 2 Ketawa Melihat RTP Obraltoto Bocor Sendiri Tengah Malam RTP Mahjong Ways 2 Hilang Dicuri Kucing Tetangga Obraltoto Gelar Pencarian Nasional RTP Bocor Karena Mahjong Ways 2 Tersandung Kabel Saat Loading RTP Mahjong Ways 2 Pura Pura Mati Lampu Agar Tidak Diganggu Player Obraltoto Obraltoto Sarankan Berdiri Menghadap Utara Sebelum Spin agar RTP Tidak Tersinggung Petanitoto Ungkap RTP Dan Pola Rahasia PGSoft Strategi Menang Terbaru Bocoran Pola PGSoft Hari Ini di Petanitoto RTP Tertinggi Dan Cara Mainnya Panduan Pola Gacor PGSoft dari Petanitoto Rahasia RTP dan Spin yang Tepat RTP Asli PGSoft di Situs Petanitoto Pola Bet dan Waktu Scatter Terbaik Rahasia RTP PGSoft Sudah Terbongkar Cek Pola Gacor Eksklusif di Petanitoto Media Asing Soroti Indonesia Bocoran Rahasia Slot PGSoft Bikin Banyak Pengguna Cuan Besar RTP Live PGSoft Ketahuan Ngopi di Warung Petanitoto Langsung Viral Rahasia RTP PGSoft Ditulis di Punggung Naga Petanitoto Langsung Maxwin Pakar Siber Angkat Bicara Soal Bocoran Slot PGSoft yang Heboh di Indonesia Hoaks atau Fakta Trending Hari Ini Rahasia Pola Slot PGSoft Ditemukan Netizen Indonesia Ramai Bahas di TikTok Apakah Mitos atau Fakta Pemain Klaim Tekan Spin Tertentu Bisa Memanggil Naga dan Ganda Cuan Petani Desa Klaim Dapat Rezeki Mendadak Setelah Terapkan Pola Spin dari Langit Dari Ladang Padi ke Jackpot Cerita Nyata Pemain Mahjong Ways 2 yang Raup Ratusan Juta Strategi Langit Mahjong Ways 2 Pola Spin yang Diklaim Bisa Mengubah Takdir Pemain Viral Pemain Temukan Pola Mahjong Ways 2 Disebut Strategi Langit Auto Scatter Dan Maxwin Mengungkap Validasi RTP Pragmatic Dan PGSoft Lewat Pola dan Strategi Menang Versi Petanitoto Benarkah RTP Pragmatic Dan PGSoft Bisa Divalidasi Lewat Pola Kemenangan Ini Temuan Petanitoto Strategi Menang dan Validasi RTP Pragmatic–PGSoft Studi Pola Petanitoto yang Bikin Heboh Analisis Petanitoto Kombinasi Pola dan RTP Mahjong Dan Olympus dari PGSoft dan Pragmatic Petanitoto Rilis Analisis RTP Pola dan Taktik Menang di Game Pragmatic dan PGSoft Terbukti Efektif Investigasi Pola Fakta vs Mitos di Balik Jam Gacor Mahjong Ways Minimalis Namun Efektif Tiga Prinsip Inti untuk Stabilkan Hasil di Mahjong Ways Mengukur RTP Pragmatic Play Melalui Pola Permainan dan Manuver Strategis Membaca RTP Pragmatic Play dengan Pola Spin dan Taktik Cerdas Analisis Ringkas RTP Pragmatic Play Pola Unggul dan Taktik Paling Efektif Seorang Pembelajar Cepat dan 3 Prinsip Inti Pola Mahjong Ways Seorang Streamer Menguji Pola Agar Scatter Datang Lebih Konsisten Saatnya Ikut Yang Sedang Hype Mahjong Ways On Obraltoto Sudah Coba Pola Dari Obraltoto Pola Mahjong Ways Yang Lagi Ramai Dibahas Spin Sekali Seru Berjam jam Mahjong Ways Wajib Coba Hanya Di Obraltoto
Share This