A Chevrolet apresentou no último sábado (16) a sexta geração do Camaro. A chegada do esportivo completa a renovação da trinca dos principais muscle cars (“carros musculosos”, os esportivos compactos com muita força sob o capô) dos Estados Unidos, juntamente com o Ford Mustang e o Dodge Challenger. São quase 1.400 cv, entre US$ 24.000 e US$ 50.000, em jogo para conquistar o coração dos americanos.
Quem está mais tempo no mercado é o Dodge Challenger, uma vez que o modelo 2015 está à venda desde o ano passado. Uma das principais características dele é o visual, que o distingue imediatamente de seus oponentes por ser o que mais se manteve fiel às linhas dos anos 1970, quando chegou ao mercado pela primeira vez. A ligação direta com o passado também pode ser uma forma de a Dodge manter a tradição dos grandes blocos V6 e V8 sob o capô do Challenger (diferentemente das rivais, que já dão mais espaço à tendência do downsizing).
Atualmente, são quatro opções de motor oferecidas para o Challenger, conforme você vê abaixo:
MOTOR | POTÊNCIA | TORQUE | TRANSMISSÃO |
3.6 V6 Pentastar 24V | 309 cv a 6.350 rpm | 37 kgfm a 4.800 rpm | Manual de 6 marchas ou automática de 8 velocidades |
5.7 V8 Hemi 16V | 380 cv a 5.150 rpm | 56,6 kgfm a 4.300 rpm | Manual de 6 marchas ou automática de 8 velocidades |
6.4 V8 Hemi 16V | 491 cv a 6.100 rpm | 65,6 kgfm a 4.200 rpm | Manual de 6 marchas ou automática de 8 velocidades |
6.2 V8 Supercharged Hemi 16V | 716 cv a 6.000 rpm | 89,8 kgfm a 4.000 rpm | Manual de 6 marchas ou automática de 8 velocidades |
MUSTANG MAIS MODERNO
As armas da Ford para os 50 anos do Mustang certamente tiveram como foco a modernização de seu icônico muscle car. Além de uma inédita versão com um motor de 4 cilindros, inúmeros ajustes de suspensão (como a adoção dos sistemas independentes na frente e atrás) melhoraram a dirigibilidade do modelo, tornando-o mais amigável na hora de guiar. Com isso, a intenção da Ford foi a de globalizar seu produto para que pudesse conquistar mercados como o Europeu, onde a dinâmica do veículo é tão importante quando sua força bruta (principal chamariz para os americanos).
Na gama do cavalo selvagem estão três opções de motor:
MOTOR | POTÊNCIA | TORQUE | TRANSMISSÃO |
2.3 Ecoboost, turbo, 4 cilindros em linha | 314 cv a 5.500 rpm | 44,1 kgfm a 3.000 rpm | Manual de 6 marchas ou automática de 6 velocidades |
3.7 V6 | 304 cv a 6.500 rpm | 38,6 kgfm a 4.000 rpm | Manual de 6 marchas ou automática de 6 velocidades |
5.0 V8 | 441 cv a 6.500 rpm | 55,2 kgfm a 4.250 rpm | Manual de 6 marchas ou automática de 6 velocidades |
SEGUINDO A TENDÊNCIA
Assim como fez a Ford, a Chevrolet cedeu ao futuro da indústria automobilística criando uma versão inédita com motor pequeno e turbinado para o Camaro. Para esta nova geração, a fabricante também se preocupou em aprimorar a aerodinâmica do carro, por isso o visual mais fluido da carroceria em comparação com a geração anterior.
De acordo com os engenheiros da General Motors, foram cerca de 350 horas de testes em túneis de vento. Além disso, devido à utilização de materiais mais leves em sua construção, o peso entre uma geração e outra diminuiu cerca de 90 kg.
Os motores disponíveis na sexta geração do Camaro são:
MOTOR | POTÊNCIA | TORQUE | TRANSMISSÃO |
2.0 turbo, 4 cilindros em linha | 279 cv a 5.600 rpm | 40,8 kgfm a 3.000-4.500 rpm | Manual de 6 marchas ou automática de 8 velocidades |
3.6 V6 | 340 cv a 6.800 rpm | 39,3 kgfm a 5.300 rpm | Manual de 6 marchas ou automática de 8 velocidades |
6.2 V8 | 461 cv a 6.000 rpm | 63 kgfm a 4.400 rpm | Manual de 6 marchas ou automática de 8 velocidades |
QUEM LEVA A MELHOR?
Dentre essas três opções, a Dodge é a que mais destoa das concorrentes. A estratégia da marca é, claramente, oferecer força bruta ao consumidor (a versão SRT Hellcat é a prova disso, com um monstruoso motor V8 Supercharged de 716 cv). Em termos de potência e torque, nenhum dos rivais é páreo para o modelo, e o fato de haver uma opção a mais de motorização também deixa o Challenger em vantagem em relação às outras.
A guinada à modernidade, no entanto, pode ser mais vantajosa para a Ford e Chevrolet, no intuito de prolongar a vida do estilo “muscle car” em tempos em que a eficiência é a palavra-chave para a prosperidade da indústria. Deixando de lado a tradição dos grandes motores, as versões turbinadas oferecem números de desempenho interessantes, especialmente no caso do Mustang, que consegue extrair 314 cv e 44,1 kgfm de torque do mesmo propulsor usado no Ford Fusion.
Só o tempo será capaz de dizer qual dos três será o mais bem sucedido na terra do Tio Sam; por aqui, nós ficamos aguardando a chegada do novo Camaro (algo ainda não definido oficialmente, mas muito provável) e, quem sabe, a vinda oficial do Mustang, que pela primeira vez em sua história será vendido nos cinco continentes.
Pocha eu tava torcendo no camaro mais fazer o quê né
Dodge Challlenger, é a melhor opção. Os outros são motorzinho de dentista
oss tres sao violentos , mais fico com o velho e bom camaro