A Volkswagen lançou nacionalmente nesta segunda-feira (22) o Gol e Voyage 2017, ambos com face-lift leve e mudanças de conteúdo importantes. As vendas começam em março. A plataforma é a mesma usada por Gol e Voyage desde 2008, quando houve troca de geração — e deve prosseguir assim até 2018, data prevista para uma aguardada reforma geral no hatch e, consequentemente, no sedã.

Gol Comfortline, versão intermediária, pode ser 1.0 ou 1.6

Mecanicamente, a principal novidade da dupla na linha 2017 é a adoção do motor bicombustível EA211, o 1.0 de três cilindros e 12 válvulas que já vinha sendo utilizado no up! e no Fox. Ele atinge potências de 75/82 cavalos (g/e). O motor 1.0 de 8 válvulas foi aposentado. As versões mais caras de Gol e Voyage mantiveram o veterano motor EA111 de 1,6 litro e duas válvulas por cilindro.

No visual, o Gol ficou ainda mais parecido com o Polo europeu, especialmente se visto por trás; o Voyage praticamente não mudou. Na cabine, salta aos olhos o desenho mais moderno e elegante do painel e dos instrumentos (nos fotos, repare que as saídas de ar foram horizontalizadas, substituindo as peças circulares), mesmo nas versões mais baratas.

Para resumir: por dentro, o Gol chegou ao mesmo nível do Golf antigo.

Nova geração do hatch ficou para 2018

A Volkswagen afirma que vai praticar preços “agressivos” para Gol e Voyage (ou seja, comparativamente “baratos”). Veja abaixo os valores da gama completa de hatch e sedã, além dos destaques de cada versão:

GOL
Trendline
1.0 – R$ 34.890 (com ar – R$ 37.690) 
1.6 – R$ 40.190 

Freios ABS (antitravamento), EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e alerta de frenagem de emergência; airbags frontais; alerta sonoro de faróis acesos; banco do motorista com ajuste de altura; direção hidráulica; encosto do banco traseiro rebatível; preparação para sistema de som; rodas de aço aro 14 com pneus 175/70 e calotas; trava e vidros elétricos dianteiros.

Gol (acima) e Polo europeu: parecidos não por acasoComfortline
1.0 – R$ 42.690
1.6 – R$ 47.490 (I-Motion – R$ 50.790)

Acrescenta: ar-condicionado; computador de bordo; repetidores de seta nos retrovisores externos; faróis de neblina; iluminação no porta-malas; rodas de aço aro 15 com calotas; infotainment Media Plus; quatro alto-falantes e dois tweeters; tampa do porta-malas com abertura elétrica.

Highline
1.6 – R$ 51.990 (I-Motion – R$ 55.290)

Acrescenta: sistema de alarme com comando remoto; sensor de estacionamento traseiro; luzes de leitura dianteiras e traseiras; chave tipo canivete com comando remoto; coluna de direção com ajuste de altura e profundidade; espelhos retrovisores externos elétricos com função tilt down no lado direito; faróis e lanterna traseira de neblina; lanternas traseiras escurecidas; rodas de liga leve aro 15 com pneus 195/55; infotainment Composition Touch; rede no porta-malas; volante multifuncional em couro com comando de sistema de som e do computador de bordo; shift paddles se dotado de câmbio robotizado I-Motion.

VOYAGE (os conteúdos são os mesmos do Gol)
Trendline
1.0 – R$ 40.990
1.6 – R$ 44.590
Comfortline
1.0 – R$ 46.690
1.6 – R$ 49.490 (I-Motion – R$ 53.090)
Highline
1.6 – R$ 55.290 (I-Motion – R$ 58.590)

Como é praxe na Volkswagen, os pacotes de opcionais são variados. Eles podem anular-se entre si, transformam uma versão inferior em mais completa que a superior, e guardam alguns itens essenciais para deixar Gol e Voyage mais competitivos.

Voyage, o coadjuvante: sedã é o 19º em ranking
Entre os pacotes disponíveis, selecionamos quatro:

– Interatividade Media: sistema de infotainment Media; suporte para celular; e 4 alto-falantes e 2 tweeters. Disponível apenas na versão Trendline (R$ 835).
– Interatividade Composition Touch: infotainment Composition Touch; suporte para celular; 4 alto-falantes e 2 tweeters. Disponível para as versões Trendline (R$ 1.755) e Comfortline (R$ 1.100).
– Connect: infotainment Discover Media com navegador; volante multifuncional com comando de sistema de som e do computador de bordo; rodas de liga leve aro 15; tapetes de carpete; tampa do porta-malas com abertura por controle remoto; travamento elétrico com comando remoto; vidros elétricos dianteiros e traseiros; espelhos retrovisores externos elétricos com função tilt down no lado direito; sensor de estacionamento traseiro; chave tipo canivete com comando remoto; luzes de leitura dianteiras e traseiras; sistema de alarme com comando remoto. Apenas na versão Comfortline (R$ 2.500).
– Highline Completo: rodas de liga leve aro 16; bancos revestidos em couro sintético; revestimento da porta e lateral parcialmente em couro sintético; encosto do banco traseiro bipartido; piloto automático (controle de cruzeiro); espelho retrovisor interno (eletrocrômico); sensores de chuva e crepuscular. Somente na versão Highline (R$ 3.240 no Gol e R$ 3.640 no Voyage).

Painel do Gol Comfortline: parece com o de um carro mais caro
TECNOLOGIA
Os sistemas de infotainment estão sendo destacados pela Volkswagen como o grande diferencial da família Gol 2017. Na verdade, as opções disponíveis não têm tantas novidades em relação ao que o mercado já oferecia em modelos rivais (com exceção do sensor de aproximação). Modelos da própria Volks, como o Fox, já oferecem os mesmo kits.

São quatro: Media (opcional na Trendline, é um sistema de som padrão), Media Plus (de série no Comfortline), Composition Touch (de série na Highline e opcional para Trendline e Comfortline) e Discovery Media (opcional somente na Highline).

Media Plus (no alto) e Discover Media: opções de multimídia

O Media Plus oferece conectividade Bluetooth com streaming de áudio, entradas USB/AUX e SD, além de toca-CD. Se o carro possuir o item, mostra um gráfico do sensor de ré. O Composition Touch espelha o smartphone em sua tela tátil e colorida de 5 polegadas (via MirrorLink, apenas para Android).

Já o Discover Media possui navegação por GPS integrada, tela tátil e colorida de 6,3 polegadas (com sensor de aproximação, ou seja, o display “abre” quando alguém aproxima a mão da tela) e interatividade com smartphones mais completa: Apple CarPlay, para iPhones; além de Android Auto e MirrorLink.

Motor 1.0 com 3 cilindros gera 82 cv (etanol)

MERCADO
Com as mudanças na linha 2017, a Volks tenta resgatar o Gol do limbo nas vendas em que se meteu desde que a 
geração anterior, conhecida como Gol G4, deixou de ser vendida paralelamente à atual, esta lançada há quase oito anos. O G4 foi descontinuado em 2014. Com isso, já naquele ano o modelo da Volks foi ultrapassado nas vendas pelo Fiat Palio (que ainda mantém uma geração antiga nas lojas, a Fire), encerrando 27 anos seguidos de liderança (desde 1987).

Gol patina nas vendas, dois anos depois de perder liderança

Em 2015, o líder Chevrolet Onix e o 3º colocado Hyundai HB20 mostraram, porém, que o problema do Gol talvez tenha mais a ver com a idade do projeto do que com a oferta de versões mais baratas. Em janeiro último, o modelo da Volks foi apenas o 10º carro mais emplacado no Brasil, com 3.942 unidades emplacadas. Novamente líder, o Onix emplacou mais que o triplo no mesmo período. O Voyage foi o 18º, com 2.206 vendas.

Dados de Gol/Voyage 1.0 Trendline e Comfortline 2017

A edição #269 da revista CARRO, em breve nas bancas, publica o teste completo do Gol Comfortline 1.0, inclusive com medições exclusiva em pista fechada. Já CARRO ONLINE acompanha nesta segunda e também na terça (23) o lançamento oficial da linha 2017, e traz novidades ao longo da semana.

Share This