Teor de biodiesel no diesel comum vai de 14% para 15%
O Governo Federal oficializou que a gasolina passará a ter 30% de etanol a partir de 1º de agosto de 2025. Além disso, o teor de biodiesel no diesel comum aumentará de 14% para 15%. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, é esperado que o combustível fique até R$ 0,11 mais barato por litro em comparação com a gasolina com 27% de etanol, ficando abaixo dos R$ 0,13 previsto anteriormente.
Além disso, o aumento da mistura de etanol na gasolina comum para 30%, chamada de E30, deve resultar na substituição de 1,36 bilhão de litros de gasolina tipo A por etanol, o que elevará o consumo de biocombustível em até 1,46 bilhão de litros.
Vale lembrar que antes do lançamento da gasolina com 30% de etanol, foi seguido um cronograma aprovado pelo Ministério de Minas e Energia. Os procedimentos foram realizados em janeiro e fevereiro no Laboratório da Timbro. Os testes consideraram aspectos como emissões de gases poluentes e impactos técnicos nas emissões de veículos com a utilização do E30, conforme determinações do Ministério de Minas e Energia, que avaliou possíveis impactos em veículos de diferentes tecnologias, como PHEV, HEV e ICE.
Sobre a preocupação dos donos de veículos, a Revista O Mecânico já gravou um episódio do Mecânico Responde sobre o assunto. Na época, Fernando Landulfo disse: “O chão de oficina tem apontado ocorrência de danos tanto nos bicos injetores quanto na bomba de combustível de diversos carros de marcas diferentes. No entanto, ainda não temos um diagnóstico definitivo da causa desses problemas. Até o presente momento, a adulteração do etanol tem sido apontada como responsável por todos esses problemas”, analisou.
Ainda sobre o assunto, durante o 7º Congresso Brasileiro do Mecânico, que aconteceu em outubro do ano passado, foi discutido o assunto em uma palestra no palco principal. Naquela ocasião, André Vaz dos Santos, coordenador de engenharia de desenvolvimento de produto, comentou sobre os bicos injetores: “A válvula solenóide precisa ser mais robusta nos injetores de combustível de alta pressão, pois sua construção é semelhante à dos injetores de baixa pressão. Outra diferença entre os injetores está na esfera, que sofre um tratamento para ter maior dureza e resistir ao etanol no Brasil.”
Por sua vez, Gerson Borini, engenheiro mecânico e atualmente editor de testes no site Autoentusiastas, afirmou no congresso: “O uso seguro e eficiente deste combustível em motores de injeção direta não deve apresentar nenhum tipo de problema, nem no motor nem para o sistema de injeção. Além disso, a gente deve ter confiança nos testes que são realizados pelas montadoras e pelos fornecedores. Acredito que, no Brasil, o etanol terá um futuro promissor.”