De calibragem a deixar o pé sobre o pedal da embreagem saiba quais são as melhores práticas para gastar menos gasolina
Com os preços dos combustíveis mais altos nas últimas semanas, quem tem carro já busca diversas maneiras de economizar. Contudo, não é preciso criar estratégias mirabolantes para ter melhor desempenho econômico do veículo, pois com apenas oito passos é possível gastar menos e rodar mais.
1 – Calibragem dos Pneus
O primeiro passo é manter a calibragem dos pneus em dia, segundo as especificações técnicas do fabricante do veículo. Rodas com os pneus murchos eleva a resistência ao rolamento, aumentando o consumo de combustível. Portanto, é fundamental verificar a calibragem a cada 15 dias e, se for necessário, calibrar os pneus.
2 – Evite paradas pela manhã
Pela manhã o motor está frio, o que demanda mais combustível para ligá-lo e, também, tirá-lo da inércia. Inclusive, esse momento é quando há um maior consumo de gasolina e não durante as velocidades de cruzeiro na estrada. Portanto, evite sair com o carro e já desligá-lo. Para isso, espere o propulsor aquecer para, então, rodar com o carro.
3 – Vidros fechados
Andar com os vidros fechados e o ar-condicionado ligado com moderação irá ajudar a economizar combustível, uma vez que ao fechar os vidros, o veículo terá menos arrasto aerodinâmico e, por consequência, gastando menos gasolina.
4 – Evite peso extremo
Não leve mais do que o porta-malas possa carregar, pois um peso adicional de 50 quilos pode elevar o consumo médio em até 2%. Desta forma, evite levar mais do que o necessário.
5 – Aceleração progressiva
Não acelere de maneira abrupta, mas sim, mantenha a aceleração progressiva, o que fará o veículo escalonar melhor as marchas em caso de câmbio automático. Já na transmissão manual utilize a primeira apenas para tirar o veículo da inércia, a segunda pode ser utilizada até 20 km/h a terceira até 40 km/h e assim por diante.
6 – Tire o pé da embreagem
Dirigir com o pé sobre o pedal da embreagem é uma prática comum para alguns motoristas. Contudo, além de prejudicar o consumo de combustível, acelera o desgaste deste componente.
7 – Troque filtros
Fazer a manutenção dos filtros de combustível, óleo e ar são fundamentais para para manter o consumo de gasolina baixo, uma vez que o excesso de sujeira e detritos, reduzem a área de filtração, exigindo do motor um esforço maior, aumentando o consumo de combustível.
8 – Manutenção preventiva
Além dos filtros, o motorista deve manter a manutenção preventiva do veículo indicada pelo fabricante. As revisões também são importantes para garantir a segurança do veículo. Trocar as velas de ignição no prazo correto e utilizar o óleo lubrificante específico do motor evitam aumentos entre 2% e 3% no consumo de gasolina.