Texto: Marcos Camargo

A GAC já havia anunciado em meados de abril uma parceria com a HPE em Catalão/GO para produzir seus veículos na sede da Mitsubishi. A unidade que está subutilizada há anos produzindo apenas a linha Triton e Eclipse Cross, deve ser a parceira escolhida pelos chineses: A GAC já anunciou em abril deste ano que iria investir US$ 1,75 bilhão, cerca de R$ 7,3 bilhões em valores convertidos, para produzir veículos no mercado brasileiro. A informação foi publicada pela revista Autoesporte que entrevistou o presidente da GAC International, Wayne Wei. O executivo disse que a GAC tem negociações avançadas com a Mitsubishi e que os planos “ainda estão em discussão”.

 

 

No Brasil a própria HPE disse negociar com a GAC e outras empresas uma parceria que ajude a reverter a subutilização da fábrica de Catalão/GO.

A unidade brasileira em Catalão faz apenas a picape Triton que é a sexta do ranking geral vendendo cerca de 1.000 unidades por mês. A ociosidade pode representar uma possível parceria na unidade goiana. A fábrica tem capacidade para produzir até 100 mil veículos por ano e comportaria os 50 mil previstos para o local a partir da parceria com a GAC.

 

 

No entanto essa parceria não significa uma compra da fábrica da HPE pela GAC. A própria GAC desmentiu a informação sobre uma compra mas não afastou a possibilidade de montar seus veículos em Catalão.

Vale lembrar que o anúncio de parceria entre HPE e a GAC estava para ser feito em maio a partir de um evento com o presidente Luís Inácio Lula da Silva e o presidente da GAC, Wei Haigang. A GAC chegou a comentar a parceira mas a HPE disse que era apenas uma negociação. Agora o anúncio está próximo de acontecer segundo a publicação nacional.

 

Share This