Picape média dará base para novo projeto Volkswagen na Argentina
Texto: Marcos Camargo
Há algumas semanas, a Volkswagen divulgou na Argentina um plano de investimento para unidade de general Pacheco. Esse investimento servirá para a produção de uma nova pick-up diesel que teve até mesmo uma ilustração oficial divulgada. Porém, o projeto Patagônia, será derivado de uma pick-up chinesa que está em exposição no salão de Xangai. Mas qual a relação entre a Amarok e a Maxus produzida na China pela SAIC?
Os Engenheiros da Volkswagen afirmaram que o projeto argentino será derivado justamente desta pick-up. A Maxus é uma das grandes marcas da SAIC que só em 2024 vendeu 4,6 milhões de veículos entre SUvs, a família de picapes e vans.
A SAIC Maxus chinesa é um pouco maior que a Amarok atual com 5,50m de comprimento, 2,00m de largura, 1,86m de altura e entre eixos de 3,30m. Ela é 15cm maior e com 20cm a mais que a Amarok atual.
A Maxus tem versão diesel mas também híbrida plugin já confirmada para a futura Amarok. Na China o motor é um 2,5 litros de 225cv e 52,8kgfm com tração 4×4 e também a híbrida com motor extra elétrico e bateria grande de 102kwh para até 436cv de potência total. Ainda não há informações sobre a nova Amarok e se ela manterá o V6 turbodiesel.
No entanto, o consumidor deve esquecer desse design quadrado da SAIC MAXUS e de qualquer relação com o desenho da Amarok. Os engenheiros da Volkswagen alertam de que se trata de um novo projeto tanto em desenho quanto de engenharia. No entanto, pontos como a estrutura de chassi, a motorização e tecnologias eletrificadas como uma versão híbrida já estão nos planos. Porém, o consumidor sul-americano vai demorar um pouco para ver nova Amarok em produção na Argentina. A revelação da nova pick-up deve ficar para o fim do próximo ano.