Com novo pack de baterias, utilitário está mais leve e possui autonomia de 300 km
A BYD, fabricante chinesa de veículos elétricos, lança no Brasil a linha atualizada do furgão 100% elétrico eT3. O utilitário chega com baterias de peso reduzido, maior autonomia e sistema de recarga rápida das baterias.
O novo pack de baterias do eT3 fez com que o peso total do furgão fosse reduzido de 1.870 kg para 1.700 kg. A capacidade de carga do BYD eT3 é de 720 kg, superior à de um Fiat Fiorino flex (650 kg), por exemplo. O volume útil do compartimento de carga do elétrico (com duas portas laterais de correr e uma traseira convencional) é de 3.300 litros.
A fabricante também limitou a velocidade máxima a 100 km/h. Com isso, a autonomia pode chegar a 300 km com uma única carga (ciclo NEDC). Agora compatível com o sistema de recarga por corrente contínua (DC), o modelo da BYD pode ter até 80% da capacidade das baterias recarregadas em 30 minutos. Segundo a empresa, a carga completa em estação de recarga rápida (30 Kw) leva 2 horas.
O furgão da BYD traz baterias de íons de lítio de 50,3 kWh de capacidade, que fornecem energia a um motor elétrico de 18,3 kgfm de torque – a potência não é informada. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 18,9 segundos. Os freios são a disco nos dois eixos, enquanto as suspensões são do tipo McPherson (na dianteira) e por eixo rígido com feixe de molas (na traseira). A transmissão é automática e a tração, sempre dianteira.
Apesar de ser voltado a frotistas, o eT3 traz diversos itens de conveniência e segurança, como chave presencial, faróis de neblina, luzes de rodagem diurna em LED, volante multifuncional, rodas de liga leve, assistente de saída em rampa, sensor de estacionamento traseiro, ajuste elétrico de altura dos faróis, bancos em couro com apoio de braço, freio de estacionamento com acionamento eletromecânico e ar-condicionado digital com ajuste automático. Obrigatórios por lei, airbag duplo e freios ABS também fazem parte da lista.
A BYD não informou o preço de tabela da nova linha do furgão. A configuração anterior do eT3, ainda modelo 2019, era vendida a R$ 302.000. O eT3 possui garantia total de 2 anos ou 60 mil quilômetros. Já as baterias têm garantia de 8 anos ou 240 mil km. Segundo a fabricante, há mais de 50 veículos elétricos da marca em operação no Brasil. Até o final de 2021, a expectativa da BYD é que a frota chegue a 150 unidades.
Fotos: Divulgação
Um excelente utilitário, sem ruídos, um bom torque, concordo em tudo o que foi escrito pelo fabricante.
Bom dia
aonde posso adquirir este furgão
boa tarde um belo carro,quanto custa esse carro,ou tem pra alugar