ZF Superbanner - 13.08-13.11

Frontier 2023

Com visual atualizado na dianteira e na traseira, Frontier 2023 ganha mais equipamentos e nova versão topo de linha Pro-4X

 

De Puerto Iguazú, Argentina – A Nissan apresentou hoje (6) oficialmente a reestilização da picape média Frontier, que chega como linha 2023 e mantém o conjunto mecânico mas recebe atualizações no visual e na lista de equipamentos. A novidade chega às concessionárias no final de abril, com preços entre R$ 230.197 e R$ 314.590, incluindo as novas versões SE (com câmbio automático e rodas de liga leve) e as topo Platinum e Pro-4X. Ou seja, manteve o preço do modelo anterior nas versões que seguem no catálogo. Para comparar, no modelo anterior, a picape ia até R$ 308.544 (LE AT 4×4).

O modelo sai da fábrica de Santa Isabel, em Córdoba, na Argentina, de onde é exportado para o Brasil, além de abastecer os mercados do Chile e da Colômbia.

O novo design segue aquele visto pela primeira vez no modelo tailandês, conhecido por lá como Navara. Na dianteira, há grade frontal redesenhada com moldura mais grossa que exibe o nome Frontier na parte superior, além de novos para-choques, luzes de neblina com moldura agora na vertical e novos faróis. A altura da dianteira ficou maior, assim como na traseira a linha caçamba está 48 mm mais alta. No geral, o desenho ficou bem mais robusto.

Frontier 2023

A versão inédita Pro-4X traz ainda conjunto Full-LED composto por quatro projetores quadriculares, enquanto na traseira há novas lanternas, tampa da caçamba redesenhada e degrau de acesso no para-choque. Ela adiciona um apelo mais aventureiro com emblemas exclusivos, detalhes em laranja no para-choque e nos para-lamas dianteiros, além de ter rodas de 17 polegadas na cor preta com pneus off-road.

O interior recebeu ainda novo volante, quadro de instrumentos com tela colorida de 7″, central multimídia com tela de 8″ e acabamento diferenciado na Pro-4X.

Frontier 2023

Além do visual, a picape ganha mais equipamentos, como alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, quatro modos de condução (Standard, Sport, Off-road e Tow) e sistema de câmeras 360 graus agora também no modo off-road (liga a câmera ao acionar a tração 4×4 com reduzida).

Outra novidade na linha 2023 é o Nissan Safety Shield, que inclui câmeras e três radares para atuar sobre os sistemas de monitoramento e assistência ao condutor. Entre eles estão alerta de tráfego cruzado, alerta de colisão frontal, alerta de ponto cego, alerta e assistente ativo de mudança de faixa, alerta de atenção, assistente de frenagem e acionamento automático do farol alto. Os equipamentos incluem ainda distribuição eletrônica de frenagem, seis airbags (agora disponíveis em todas as versões) e controles de tração e estabilidade.

Frontier 2023

Quanto conjunto mecânico, seguem as duas versões do motor 2.3 16V diesel, com um único turbo (163 cv e 43,3 kgfm) ou biturbo (190 cv e com torque máximo de 45,9 kgfm a partir de 1.500 rpm). As opções de câmbio também não foram alteradas, com o manual de seis marchas (na versão básica) e automático de sete marchas. Todas as versões têm tração 4×4.

Outras melhorias incluem freios a disco na quatro rodas, bloqueio do diferencial traseiro (na versão topo de linha Pro-4X), melhores ângulos de entrada e saída (entrada: 32 graus; saída: 26 graus) e chassi reforçado – alguns aprimoramentos “herdados” da descontinuada Mercedes-Benz Classe X.

Destaque para a suspensão multilink, um diferencial nesse segmento, agora com nova calibração. A Nissan reforça também que o volume da caçamba cresceu 10,5%, com um total de 1.043 kg de capacidade de carga.

Frontier 2023

A fábrica de Córdoba possui capacidade instalada para 75 mil veículos, produzindo 15 picapes a cada hora. Desde a inauguração da planta em 2018, já foram fabricadas quase 45 mil unidades da Frontier, sendo que desse total, 31 mil veículos foram exportados para o Brasil, um dos grandes mercados do modelo na região.

Frontier 2023

Impressões

A Frontier melhorou consideravelmente no quesito visual e agora tem o reforço da tecnologia e dos itens de segurança para angariar clientes de picapes.

Ao volante, ela oferece ótima dirigibilidade. Testamos a versão Platinum com o motor biturbo, que mostrou força e robustez para a estrada e para trechos off-road. O câmbio automático de sete marchas vai bem, lembrando que não mudou em relação ao modelo anterior. As trocas são suaves e a 100 km/h a picape roda a 1.500 rpm, com baixo nível de ruído dentro da cabine.

A suspensão foi recalibrada e ficou mais confortável, um pouco mais macia. A diferença é mais perceptível no fora de estrada, encarando o sacolejar dos trechos com barro e das valetas. Aliás, nessa condição contribui muito a adição do bloqueio do diferencial traseiro, presente nas configurações topo de linha Platinum e Pro-4X.

Ponto positivo para o comportamento dinâmico da picape, muito bem acertado, e para o freio a disco nas quatro rodas, um diferencial nessa categoria. O porém fica com a direção, que segue do tipo hidráulica. Ela é mais dura por isso e pouco sensível nas manobras, quando comparada a uma direção elétrica – presente em rivais como Hilux e Ranger.

Frontier 2023

Frontier 2023

O acabamento interno segue com plásticos mais rígidos. Também não houve grandes mudanças no desenho da cabine, o que poderia ter recebido mais atenção da Nissan. O destaque é a central multimídia e a tela maior no computador de bordo. A Frontier melhorou, sem dúvida. Mas será o bastante para brigar com Chevrolet S10 e Toyota Hilux?

Preços e versões da nova Frontier 2023:

Frontier S 4×4 MT – R$ 230.190
Frontier SE 4×4 AT – R$ 258.990
Frontier Attack 4X4 AT – R$ 263.690
Frontier XE 4×4 AT – R$ 278.990
Frontier Platinum 4×4 AT – R$ 314.590
Frontier PRO4X 4×4 AT – R$ 314.590

 

Fotos: Divulgação

 

Atualizado em 7/4 às 13:00

Share This