Picape média de quatro portas terá baterias prismáticas de fosfato de ferro-lítio (LFP)

A Ford anunciou a chegada de uma nova picape elétrica de quatro portas, que será montada na Fábrica de Louisville para os mercados EUA e de exportação, com lançamento programado para 2027.

O desenvolvimento da nova picape será feito sob a nova Plataforma Universal de Veículos da Ford, além de utilizar um novo sistema de produção de veículos elétricos, adotado pela montadora.

A Ford planeja investir quase US$ 2 bilhões na Fábrica de Louisville para montar a picape elétrica média. Junto com os US$ 3 bilhões anunciados anteriormente no BlueOval Battery Park Michigan, que construirá as baterias LFP prismáticas para a nova picape a partir do próximo ano, os investimentos totalizam cerca de US$ 5 bilhões.

Plataforma EV

De acordo com a Ford, a nova plataforma elétrica reduz em 20% o número de peças, 25% de fixadores e 40% das estações de trabalho, o que torna a montagem 15% mais rápida.

O chicote elétrico será mais curto e leve, com 1,3 quilômetros a menos e 10 kg mais leve que o usado no SUV elétrico da marca.

Serão usadas baterias prismáticas de fosfato de ferro-lítio (LFP), que são livres de cobalto e níquel, além de formarem um subconjunto estrutural que também serve como piso do veículo.

Outras especificações da picape elétrica média como data de lançamento, preço, autonomia, tamanho e tempo de carregamento da bateria serão anunciadas posteriormente.

Sistema de produção

A Ford implementou um novo Sistema Universal de Produção de Veículos Elétricos, substituindo a linha de montagem tradicional por uma “árvore de montagem”, onde três subconjuntos (frente, traseira e bateria estrutural) são produzidos separadamente e depois integrados. Grandes peças únicas de alumínio fundido substituem dezenas de componentes menores, reduzindo complexidade e tempo de montagem.

Os operadores recebem kits completos com peças, ferramentas e instruções, melhorando a ergonomia e eliminando esforços físicos excessivos. O novo processo deve tornar a montagem da nova picape elétrica até 40% mais rápida, com ganhos de 15% em velocidade geral, além de qualidade e redução de custos.

A fábrica de Louisville será ampliada em 4.800 m², ganhará logística mais eficiente e infraestrutura digital avançada, com rede mais rápida e mais pontos de acesso para controle eletrônico de qualidade.

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