Uma revista do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) publicada nesta terça-feira (15) traz detalhes sobre patentes do Ford Focus Wagon.
O pedido de registro foi feito em agosto de 2014, concomitante ao lançamento da atual família Focus no mercado europeu. Nesta terça, segundo a revista, o foram concedidas as propriedades sobre o desenho externo da perua e de várias peças (como rodas e lanternas).
Isso não significa que a Ford vá lançar o Focus perua no Brasil, agora ou em qualquer tempo. Ter a patente de um produto não obriga seu dono a comercializá-lo. No entanto, a montadora pode manter a station como uma carta na manga, para eventual lançamento quando o mercado automotivo brasileiro der sinais de recuperação.
Ou, alternativamente, quando o consumidor voltar a se interessar por peruas, que praticamente sumiram das gamas oferecidas no país pela maioria das montadoras.
Consultada, a Ford do Brasil afirmou a CARRO ONLINE que não tem planos de vender a perua Focus no Brasil. A fabricação do hatch e do sedã (o Focus Fastback) é na Argentina.