Versão de entrada tem acabamento externo escurecido, teto solar e ADAS com motor de 253 cv
A Ford Maverick faz parte de um segmento de veículos mistos que agrada mais ao consumidor final. Traz caçamba média, conforto de SUV, mas faltavam alguns itens de série e um preço mais competitivo para brigar com a Fiat Toro e mais recentemente com a Ram Rampage.
Na reestilização da Maverick há um novo farol, gancho de reboque para 500kg, emblemas escuros e novas rodas. Por dentro, novo painel, multimídia maior, teto solar e novas saídas de ar.
A Ford Maverick Black chega ao mercado por R$ 219.900. Já a versão Tremor é oferecida por R$ 239.900, valor que foi avaliado recentemente pela Revista Carro. Todavia, a dúvida permanece: a versão de entrada Maverick Black conseguirá atrair consumidores da Fiat Toro e da Ram Rampage?
Durante o lançamento, o trajeto de São Paulo a São Roque foi utilizado para avaliação da picape. No trânsito urbano, o comportamento lembra um SUV compacto, com respostas rápidas e suspensão que absorve bem as irregularidades. A suspensão é independente na dianteira e multilink na traseira, o que colabora com a condução em vias urbanas danificadas.
Dimensões e capacidade
A Maverick mede 5,11 metros de comprimento e 3,07 metros de entre-eixos. No banco traseiro, o espaço acomoda adultos com conforto. A caçamba comporta até 943 litros e suporta até 618 kg de carga. A capacidade de reboque é de 499 kg, com auxílio do sistema Pro Trailer.
Visual e equipamentos
A configuração Lariat Black traz grade frontal e rodas com acabamento escurecido. Internamente, o revestimento mescla tons de azul e preto. O modelo inclui central multimídia SYNC 4 com tela de 13,2 polegadas, compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel digital de oito polegadas, sistema de som, câmera 360 graus, controle de oscilação de reboque, teto solar, retrovisores com aquecimento, banco do motorista com ajuste elétrico, compartimento sob o banco traseiro, entre outros itens.
A lista de assistências inclui piloto automático adaptativo com stop and go, assistente de faixa com centralização, frenagem pós-colisão, frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, controle de descida, assistente de partida em rampa, farol alto automático, sensor de estacionamento dianteiro, monitor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado e sete airbags.
Motorização
A Maverick Lariat Black utiliza motor 2.0 GTDI Ecoboost com turbo e injeção direta, entregando 253 cv e 380 Nm de torque. A transmissão é automática de oito marchas. Conta com os modos de condução Eco, Esportivo, normal, escorregadio e de reboque. O desempenho nas retomadas e arrancadas é superior ao da Toro, mas inferior ao da Rampage.
Em velocidade constante na estrada, o comportamento se aproxima ao de um utilitário esportivo. Em ultrapassagens e curvas, o peso da traseira indica as características de picape.
Durante o teste, o consumo médio foi de 11,9 km/l, superando o número oficial da marca de 11,4 km/l na estrada. Na cidade, o consumo foi igual ao divulgado pela Ford: 8,5 km/l.
Comparativa contra Toro e Rampage?
A Maverick Lariat Black custa R$ 219.900. A Fiat Toro a gasolina parte de R$ 194.490, enquanto a versão Ranch a diesel é vendida por R$ 224.990. A Maverick, apesar de ser a versão de entrada, entrega mais equipamentos e potência em relação à Toro.
Na comparação com a Rampage, a Maverick tem preço inferior ao da versão Big Horn (R$ 242.990), mas perde em acabamento. A Rampage pertence a uma marca com posicionamento diferente da Ford no mercado brasileiro, o que impacta diretamente na percepção de valor.
Assim, a Maverick Lariat Black se posiciona entre as duas concorrentes. A Toro continua sendo a escolha para quem prioriza preço, enquanto a Rampage atrai quem busca mais recursos e acabamento. A Maverick atende o público que busca um modelo mais completo que a Toro, mas com preço inferior ao da Rampage.
A linha Maverick conta agora com as versões Lariat Black, Tremor e, em breve, a híbrida, prevista para setembro, com mudanças visuais em relação às demais.