Enquanto no Brasil a terceira geração do Focus dá adeus sem um substituto, na Europa o hatch estreia versão ST como motor de Mustang
É uma pena, mas devo alertar você, caro leitor: o carro das fotos que ilustra esta página jamais chegará ao Brasil. A Ford já admitiu o fim da fabricação da terceira geração do Focus na Argentina sem anunciar um substituto para o posto do médio. Em fase de reestruturação, a marca rumará na direção de novos SUVs e picapes em seu portfólio latino-americano.
Essa diretriz encontra alguma resistência no continente europeu, onde no ano passado a quarta geração do Focus foi lançada e consegue manter índice sustentável de compradores. Agora, a marca revelou os detalhes do esportivo ST, rival histórico do Volkswagen Golf GTI. E ele não está para brincadeira: sob o capô, traz o mesmo 2.3 EcoBoost do Mustang de entrada vendido nos Estados Unidos. No hatch, porém, ele foi “amansado”: são 280 cv de potência (34 cv a menos que no muscle car) a 5.500 rpm e 42,8 kgfm de torque entre 3.000 e 4.000 rpm.
O câmbio padrão é o manual de seis marchas das versões convencionais, mas com relações exclusivas – uma caixa automática de sete marchas estará disponível como opcional. Na configuração com pedal de embreagem, a Ford promete aceleração de zero a 100 km/h em menos de 6 segundos.
O ST traz ainda a mesma tecnologia anti-lag desenvolvida pela marca para o Ford GT e a picape F-150 Raptor. Com os modos de condução Sport ou Track acionados, o sistema mantém o acelerador aberto mesmo quando alivia-se a pressão no pedal, diminuindo o tempo que o turbocompressor leva para encher. Assim como no Mustang, a versão com caixa manual pode trazer o sistema rev-matching, que promove automaticamente uma aceleração para igualar velocidade do veículo com rotação do motor uma vez engatada a marcha inferior.
Além do motor turbo, a configuração ST acrescenta à quarta geração do Focus melhorias em suspensão e freios. As molas foram endurecidas em 20% na dianteira e em 13%, na traseira, além de redução de 10 mm na altura. Os discos de freio estão maiores em diâmetro (330 mm na dianteira e 302 mm na traseira) e as pinças dianteiras são de dois pistões. Segundo a fábrica, a resistência ao superaquecimento está quatro vezes maior na comparação com a antiga geração do esportivo.
Posto de comando
Na cabine, destaque para os bancos estilo concha fornecidos pela Recaro, o volante de couro perfurado com base achatada, os pedais com aplique metálico e a alavanca de câmbio estilizada. O ST conta ainda com sistema que reproduz o som do motor por meio dos alto-falantes, a fim de criar uma atmosfera ainda mais esportiva.
O hatch traz uma notável lista de itens de assistência ao motorista, como controle de cruzeiro adaptativo com função trânsito, reconhecimento de placas, faróis adaptativos com ampliação do feixe de luz em rotatórias, sistema de estacionamento automático com acionamento dos pedais (quando com câmbio automático) e projeção de informações no para-brisa (head-up display).
O sistema de infotenimento é o conhecido SYNC 3, com tela de 8 polegadas e compatibilidade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Há ainda a função hotspot Wi-Fi, que pode compartilhar a internet 4G do carro com até 10 dispositivos de forma simultânea.
A nova geração do Focus ST está prevista para estrear nas concessionárias do Velho Continente durante o verão europeu, entre junho e setembro. Quer mais um motivo para lamentar a perda do Focus (hatch e sedã) em nosso mercado? Basta lembrar que, na Europa, além do hatch de cinco portas, a configuração ST estará disponível para a carroceria perua.