O facelift do Ford EcoSport é mesmo questão de tempo. Uma unidade do SUV compacto foi flagrada pela equipe do site americano Autoblog rodando perto da sede da marca, em Detroit, nos Estados Unidos. O modelo não é fabricado nem vendido naquele país — na verdade, o carro fotografado pode até mesmo ter sido feito no Brasil e levado aos EUA para testes.

Grade frontal maior e unida aos faróis é a novidade
As imagens revelam que o jipinho vai mesmo ganhar uma grade frontal maior e mais vistosa, em peça única (sem o filete na borda do capô, como é hoje), com três ou quatro barras horizontais (cromadas nas versões de topo) e faróis geminados às arestas menores do desenho em hexágono. É uma solução semelhante à do crossover médio Edge. (Virou tendência entre os SUVs compactos adotar elementos visuais de seus primos maiores; é o caso do Hyundai ix35, que ficou praticamente igual ao Santa Fe.) 

Outro aspecto importante: pelo menos em alguma versão o EcoSport vai manter o estepe afixado no lado externo da porta traseira, cujo sistema de abertura não muda. A maçaneta permanece integrada à lanterna direita.

Estepe continua onde sempre esteve; maçaneta também
Num momento de baixa nas vendas do EcoSport, devido em grande parte devido ao envelhecimento da atual geração, mas também à chegada de concorrentes (SUVs e crossovers) de respeito, como o Jeep Renegade e o Honda HR-V, a Ford não gosta de falar sobre mudanças em sue produto. Mas a adoção do câmbio de dupla embreagem Powershift (automatizado) em conjunto com o motor 1.6 (antes, era vendido apenas com motor 2.0) já foi um movimento de mercado importante.

Este é o novo Edge, e o novo Eco é bem parecido
Juntamente com o novo visual, o novo EcoSport vai estrear um motor 1.5 feito em alumínio, batizado de Dragon. Mais leve, ele vai substituir a atual família Sigma. O EcoBoost 1.0 tricilindrico, cuja chegada ao Brasil se dará por meio do Fiesta, é outra aposta de motorização do Eco em 2016.

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