Pouco mais de um ano depois do seu lançamento, a picape mais vendida do mercado ganha itens de série
As novidades que mais se destacam na versão Freedom 1.8 da Fiat Toro com motor 16V E.torQ Flex de 139 cv de potência e 19,27 (E) kgfm de torque a 3.750 rpm (R$ 88.980) são os sistemas de partida a frio, que eliminou o reservatório de gasolina e o start-stop, que liga o motor rapida- mente ao tirar pé do freio. Seu ponto negativo é não ser muito silencioso na hora de uma nova partida. Outras novidades são a função Sport (que muda o comportamento do motor e do câmbio, privilegia uma direção mais esportiva), o sensor de pressão dos pneus e o indicador de troca de marchas. Além disso, a Toro 1.8 traz de série capota marítima, volante revestido em couro, troca de marchas por aletas posicionadas atrás do volante e comandos de rádio posiciona- dos de maneira prática.
Confortável e Conectável
O espaço interno é bom. Três pessoas de es- tatura mediana se acomodam confortavelmente nos bancos traseiros, mas se todos tiverem mais do que 1,80 metro de altura, não devem sentir o mesmo.
O sistema multimídia Uconnect é bastante in- tuitivo, mas a tela tátil não é muito sensível. Às vezes é preciso tocar com um pouco mais de for- ça na tela, no entanto, parear o celular via Blue- tooth é bem fácil. Os comandos do rádio ficam em boa posição e dão opção de trocar de esta- ção sem tirar os olhos da via. Só ficariam melho- res se estivessem posicionados na parte frontal do volante.
A qualidade do som que sai pelos 6 alto-falan- tes é bastante agradável. Mesmo com o volume bem alto, as caixas resistem e não distorcem o áudio. Por outro lado, a navegação por GPS não agrada tanto. Embora o sistema indicasse per- feitamente os locais de conversão com zoom na tela, para fugir do trânsito o GPS do celular ainda é a melhor opção. Isso poderia ser facilmente re- solvido com a opção de espelhamento que outras marcas já oferecem.
Opcionais
A versão testada conta com Kit Road (R$ 9.123) que entrega rodas de liga leve de 16” com parafusos
antifurto, faróis de neblina, alarme antifurto, retrovisor interno eletrocrômico e externos elétricos com rebatimento e função de baixar o espelho direito, ar-condicionado de duas zonas, câmera de ré, barras longitudinais no teto, tapetes em carpete e personalização especial da série com adesivos, soleira metálica, bancos com tecido exclusivo, painel bicolor, grade frontal cromada e maçanetas e retrovisores externos pintados. Além disso o kit vem com central multimídia Uconnect Touch 5”.
A Toro 2018 está disponível em três opções de cores sólidas sem acréscimo de valor ou nas cores metálicas especiais do modelo por R$1.732 ou R$2.131 pelo Branco Polar (perolizado).