Ao todo, a linha Toro conta com cinco versões, e duas opções de motorização; testamos a segunda mais em conta

Fotos: Marcos Camargo Jr.

A Fiat Toro tem sido um destaque no mercado brasileiro de picapes desde seu lançamento em 2016. Em outubro de 2024, o modelo alcançou a expressiva marca de 550 mil unidades produzidas no país.

No mesmo ano, a Fiat Toro liderou as vendas no segmento de picapes intermediárias, registrando 53.856 unidades comercializadas, superando concorrentes como a Chevrolet Montana, com 27.724 unidades vendidas, e a Ram Rampage, que alcançou 23.619 unidades.

A revista Carro teve a oportunidade de testar a Fiat Toro Freedom, versão intermediária da linha, que equilibra desempenho, conforto e tecnologia.

Design

Externamente, a Toro Freedom 2024 se diferencia pela grade frontal em preto brilhante, enquanto a versão de entrada, Endurance, possui acabamento opaco. O logotipo da Fiat é cromado, e as rodas de liga leve de 17 polegadas calçam pneus 225/60 R17, contrastando com as rodas de 16 polegadas da versão Endurance.

Motorização

Sob o capô, a Toro Freedom é equipada com o motor Turbo 270 Flex de 1.3 litros, capaz de gerar até 185 cv de potência e torque de 27,5 kgfm a 1.750 rpm. A transmissão é automática de seis marchas. Para a versão Volcano, é utilizado o mesmo motor, mas com uma transmissão de nove marchas.

Esse motor também equipa outros modelos do grupo Stellantis, como Jeep Renegade, Compass, Commander, Fiat Pulse Abarth e Fastback Abarth. A picape ainda conta com a opção de condução “Sport”, que proporciona respostas mais dinâmicas na aceleração.

Itens de Série

Entre os principais equipamentos da Fiat Toro Freedom, destacam-se o ar-condicionado automático de duas zonas, ajuste de altura e profundidade do volante, ajuste elétrico dos retrovisores e vidros elétricos dianteiros e traseiros.

No quesito entretenimento, o modelo conta com uma central multimídia de 8,4 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay via Bluetooth, além de conexões USB-A e USB-C.

Em termos de segurança e assistência ao condutor, a Freedom é equipada com airbags frontais, laterais e de cortina, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, freios ABS com EBD, monitoramento de pressão dos pneus, sensores de estacionamento traseiros e câmera de ré.

Consumo

Durante os testes, a Fiat Toro Freedom apresentou um consumo médio de 9,4 km/l com gasolina. Considerando o porte da picape e o motor 1.3 turbo flex, esse consumo é aceitável.

Considerações

A Fiat Toro Freedom se destaca por oferecer um bom nível de equipamentos e acabamentos dentro da proposta de versão intermediária. Entretanto, os consumidores podem avaliar as diferenças em relação à versão de entrada, Endurance, cujo preço parte de R$ 155.990.

A versão Freedom custa R$ 165.990, ou seja, R$ 10 mil a mais. O comprador deve decidir se os detalhes como a grade em preto brilhante, conjunto óptico em LED, rack de teto, volante com acabamento em couro, tela multimídia maior e sensores de estacionamento traseiros com câmera de ré justificam o investimento adicional.

Share This