Fiat Toro Freedom 2.0 4x4 manual

A Toro Freedom 2.0 4×4 será a versão com menor participação nas vendas do modelo. Segundo a Fiat, ela responderá a 12% do volume, ante os 40% estimados para a variante 1.8 Flex automática.

O foco da versão de R$ 101.900 (e da Freedom 2.0 4×2, de R$ 93.900) é ser uma opção para o consumidor que exige o 2.0 turbodiesel de 170 cv, mas não o câmbio automático.

Caçamba da versão tem capacidade para transportar uma tonelada

No lugar do eficiente sistema de nove marchas feito sob licença da ZF, a Toro Freedom 2.0 adota a mesma caixa do Bravo T-Jet, apta a lidar com os 35,7 kgfm do motor. Tanta força exige também uma embreagem robusta, que se reflete em um pedal mais duro. Não chega a ser um exercício para as pernas, como no Subaru STI, mas exige mais força e cuidado ao motorista.

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O pacote de equipamentos é igual à versão Flex, com trio e direção elétrica, ar-condicionado manual e ESC de série, além do sistema de tração integral. Em nossa avaliação a Toro 2.0 manual repetiu o comportamento da topo de linha Volcano, com uma ótima calibração de suspensão e força de sobra acima dos 1.700 rpm. O problema é abaixo disso.
Nas rotações iniciais a entrega de torque do 2.0 Multijet é quase inexistente. É preciso acelerar para que a picape ganhe fôlego. Em velocidades constantes e retomadas isso não atrapalha em nada, mas na cidade incomoda bastante.

Câmbio manual é macio, mas engates poderiam ser mais precisos

Seja em uma saída de semáforo ou durante uma manobra (que será difícil, já que são 12,9 m de diâmetro de giro, mais do que uma S10), você tem duas opções: ou tenta sair de maneira suave, sob risco de deixar o carro morrer, ou acelera mais antes de desacoplar totalmente a embreagem, o que pode acelerar o desgaste do sistema.

Ficha técnica e teste da Fiat Toro Freedom diesel manual

Soma-se a isso a qualidade apenas mediana dos engates do câmbio, que na unidade avaliada apresentou ruídos. O alento fica na referência, pois, diante das picapes médias diesel manuais, a Toro Freedom 2.0 tem uma das melhores caixas do segmento, aquém somente da Amarok.

Medições foram realizadas na pista de testes da ZF-TRW, em Limeira (SP)

Essa versão perde parte dos atributos da Toro, mas mantém os mais importantes. Além do conforto para quatro adultos acima da média, seu preço a posiciona (bem) abaixo das rivais maiores. Se você não precisa de uma caçamba volumosa e quer entrar no mundo do diesel, a Toro Freedom 2.0 4×4 pode valer a pena. 

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