Novidade é fruto do projeto KP1 e chega em três versões com preços a partir de R$ 219,9 mil
Texto: Marcos Camargo
A Fiat Titano chega hoje às concessionárias como primeira picape do segmento D no mercado brasileiro. A utilitária estreia em três versões posicionada acima da Fiat Toro e naturalmente da Strada para incomodar as rivais que tem motor diesel e estrutura de chassi.
A novidade da Fiat é na verdade um projeto lançado em 2019 pela joint-venture das marcas Changan e Peugeot na China. Com vários aprimoramentos técnicos, a engenharia da Fiat testou a Titano em 2,5 milhões de quilômetros modificando suspensão e calibração do motor que é o mesmo do Ducato.
Design
A Titano traz um visual inspirado na identidade que está na Strada e na Toro mas de perfil mais conservador. A grade tem preenchimento horizontal em quatro camadas na cor preta brilhante e elementos horizontais além do logo Fiat e do “flag”, faróis próximos da grade, linhas laterais com perfil suavizado sem grandes vincos e caçamba mais elevada.
No interior, a escolha de materiais também é tradicional. Há revestimento de teto claro com forrações e bancos na cor preta. O volante tem logo da Fiat em destaque, o painel tem elementos analógicos nas laterais e digitais no centro além de comandos bem tradicionais na porção central.
Motor turbodiesel
O motor da Fiat Titano é o 2,2 litros que rende 180cv e 40kgfm de torque com injeção direta e turbina de geometria variável. O câmbio é manual de seis marchas ou seis marchas automático com opção de tração 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida. Nos números de desempenho ela faz o 0-100km/h em 12,5s e a velocidade máxima é de 175km/h.
Dimensões da Fiat Titano
A Titano tem 5,33m de comprimento, 1,96m de largura, 1,85m de altura e 3,18m de entre eixos. Essa carroceria permite um ângulo de entrada de 29° e de saída com 27°, altura mínima do solo de 23,5cm.
A caçamba comporta 1.109 litros de volume útil sendo capaz de transportar 1 tonelada e também rebocar 3,5 toneladas. A caçamba mede 1,63m de comprimento, 1,60m de largura e 51,6cm de altura.
Na suspensão a Titano usa chassi tradicional, suspensão dianteira independente e eixo rígido com feixe de molas traseiro. Os freios da a disco na dianteira, mas a tambor na traseira.
Versões e preços da nova Fiat Titano 2024
ENDURANCE: R$ 219,9 mil
A versão de entrada tem 6 Airbags (2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina), ar condicionado, assistente de estabilidade de reboque, assistente de partidas em rampas, banco do motorista com ajuste de altura, bloqueio eletrônico do diferencial traseiro, chave canivete, computador de bordo, controle automático de descida – HDC, controle eletrônico de estabilidade e tração, display 3,5” monocromático, iluminação da caçamba, para-choques, maçanetas e retrovisores pretos, piloto automático, porta-luvas refrigerado, pneus todo terreno, rádio bluetooth, rodas de aço 17”, travas elétricas, vidros dianteiros e traseiros elétricos e volante com ajuste de altura, entre outros.
VOLCANO: R$ 239,9 mil
Conteúdo da Endurance + Bancos em couro, capota marítima, central multimídia 10,1”, display 4,2” colorido, duas câmeras (traseira + lateral), faróis de neblina, para-choque dianteiro, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, protetor de caçamba, para-choque traseiro preto com detalhe cromado, retrovisores externos elétricos, rodas de liga leve 17”, saída de ar para o banco traseiro, sensores traseiros de estacionamento, volante com ajustes de altura e profundidade.
RANCH: R$ 259,9 mil
Conteúdo da Volcano + ar-condicionado digital automático dual zone, aviso de permanência em faixa, bancos dianteiros com ajustes elétricos, barras de teto cinza, câmera 360º off road, DRL- luzes diurnas de rodagem em led, estribos laterais cinza, lanternas em led, keyless Entry N’GO, maçanetas e retrovisores cromados, rodas de liga leve 18”, Santo Antônio cromado com detalhes em preto e cinza, sensor crepuscular, sensor de chuva e sensores dianteiros de estacionamento.