Picape tem estrutura robusta de suspensão e desempenho abaixo das rivais como Hilux e Ranger mas preço compensa
texto: Marcos Camargo
A Fiat Titano estreia em três versões e preços competitivos. O projeto derivado da Peugeot Landtrek e por sua vez da Changan Kaicene F70, foi todo modificado e testado ao longo de 2,5 milhões de quilômetros com o objetivo de avaliar e aprimorar o projeto dentro da engenharia da Stellantis. Mas como ela se comporta na prática?
Primeiro vale esclarecer que tivemos este primeiro contato com a Fiat Titano nos arredores de Cuiabá/MT em um trecho mais curto de estrada e mais alongado no perfil off road.
No primeiro contato com os materiais da Titano, seu porte um pouco maior que as rivais e sua construção visual, notamos que a nova picape da Fiat vem completar a gama de produtos da marca e ao mesmo tempo incomodar as rivais. Mas esse incômodo virá mais pelo preço e pela relação custo benefício como veremos adiante.
Ergonomia e itens de série
A ergonomia da Fiat Titano é boa, até um pouco mais alta na posição de dirigir. O porte elevado com seus 5,33m de comprimento e bom entre-eixos rendem uma cabine ampla mas simplificada na escolha de equipamentos.
Dá para perceber claramente a herança da Peugeot Landtrek no volante, painel, na textura plástica e também no projeto que foi lançado em 2019 e só agora está chegando ao Brasil.
A Fiat Titano traz freio de estacionamento por alavanca, painel em boa parte analógico e multimídia com interface simplificada são o destaque. Faltam itens como um retrovisor fotocrômico e não há também alerta e frenagem automática ou mesmo um alerta de ponto de cego. Os retrovisores contam com desembaçador mas não são retráteis.
Já o motor 2,2 litros turbodiesel é um pouco áspero e transmite vibração para a cabine mas a aceleração é boa para a proposta. A suspensão é calibrada mais para o off road com amortecedores e molas de longo curso, o que foi bem modificado pela engenharia da Stellantis.
Itens de segurança a bordo
A Titano tem seis airbags e os obrigatórios controles de tração e estabilidade mas deve alguns itens já empregados por concorrentes como freio a disco nas quatro rodas, freio de estacionamento elétrico, multimídia mais avançada e integrada ao veículo. Estas ausências serão em parte recompensadas pelo preço menor que as concorrentes como veremos adiante.
A Fiat Titano tem cinco anos de garantia e quer incomodar modelos consagrados como Toyota Hilux, Ford Ranger, Mitsubishi L200, Nissan Frontier e também Chevrolet S10 e Volkswagen Amarok, estas duas prestes a receber um facelift. A Fiat tem como ponto favorável a boa capilaridade da rede com 520 concessionárias e promete preço de revisões 30% menor que a concorrência.
Estilo e dimensões
A Titano teve alterações de estilo para se aproximar da identidade dos outros produtos Fiat. A grade tem preenchimento horizontal em quatro camadas na cor preta brilhante e elementos horizontais além do logo Fiat e do “flag”, faróis próximos da grade, linhas laterais com perfil suavizado sem grandes vincos e caçamba mais elevada. Aqui sua vantagem é clara sobre as rivais.
O motor escolhido para a Titano é o 2,2 litros que rende 180cv e 40kgfm de torque com injeção direta e turbina de geometria variável. O câmbio é manual de seis marchas ou seis marchas automático com opção de tração 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida. Nos números de desempenho ela faz o 0-100km/h em 12,5s e a velocidade máxima é de 175km/h.
A Titano tem 5,33m de comprimento, 1,96m de largura, 1,85m de altura e 3,18m de entre eixos. Essa carroceria permite um ângulo de entrada de 29° e de saída com 27°, altura mínima do solo de 23,5cm.
A caçamba comporta 1.109 litros de volume útil sendo capaz de transportar 1 tonelada e também rebocar 3,5 toneladas. A caçamba mede 1,63m de comprimento, 1,60m de largura e 51,6cm de altura.
Na suspensão a Titano usa chassi tradicional, suspensão dianteira independente e eixo rígido com feixe de molas traseiro. Os freios da a disco na dianteira mas a tambor na traseira. O preço da versão topo de linha é de R$ 259,9 mil, abaixo das rivais mais caras porém mais enxuto na entrega de itens de série. Seu destaque fica por conta do bom desempenho fora de estrada porém mais limitado e áspero na rodovia e no asfalto. Com o tempo veremos seu desempenho nas vendas diante das rivais do mesmo segmento.