ZF Superbanner - 13.08-13.11

Versão topo de linha sai por R$ 141,9 mil e tem motorização 1.0 turbo de até 130 cv

Versatilidade e conforto é a fórmula da nova Fiat Strada com câmbio automático que mostra as fórmulas possíveis do veículo mais vendido do Brasil. Ao longo de uma semana com a Fiat Strada Ultra, a Revista Carro pôde rodar um pouco mais de 400 km com a versão topo de linha da picape. Equipada com motor 1.0 turbo T200 de até 130cv, câmbio automático e visual com apelo urbano, a Strada se destaca pelo desempenho. O preço é de R$ 141,9 mil, o que abre um leque de opções para quem busca uma picape compacta para toda a família sem abrir mão de capacidade de carga. Veja avaliação.

Entre janeiro e setembro deste ano, a Fiat já vendeu 101.444 unidades da Strada, o que a torna o veículo mais vendido do país. Inclusive, na frente dos hatchbacks Volkswagen Polo e Chevrolet Onix, algo que nunca havia acontecido na história. Certamente, a versatilidade da picape fabricada em Betim, Minas Gerais, é um dos atrativos. Facilmente pode ser utilizada para o trabalho e, também, para levar a família sem ser um veículo grande e difícil de estacionar. Todavia, no último caso há alguns poréns por conta do preço, espaço interno e versatilidade do uso da caçamba.

 

Motivo para não ser o único carro da família

 

Bom, vamos direto ao ponto. O amante de picape, que procura um modelo compacto, pode encontrar opções mais baratas ou até com um valor um pouco mais alto de R$ 141,9 mil, só que terá uma vantagem de ter mais equipamentos. Por exemplo, a “irmã” de marca Fiat Toro Endurance 1.3 turbo de até 185 cv custa R$ 151,9 mil, ou seja, R$ 10 mil a mais, só que oferece um motor bem mais potente, mais espaço interno, mais versatilidade e equipamentos. Já a Chevrolet Montana é oferecida por R$ 136.790 e conta com motor turbo 1.2 litro turbo de 133 cv, é um pouco potente. Por fim, quem procura uma picape com visual mais “bruto” pode escolher a Renault Oroch Iconic por R$ 132.450, só que com motor 1.6SCe aspirado de 120cv.

Outro senão fica por conta do espaço interno; são apenas 2,73 metros de entre-eixos, que fará pessoas altas tocarem os joelhos nos bancos dianteiros facilmente. Falando de bancos, o do motorista e o do passageiro são confortáveis e abraçam bem o corpo, além do apoio de braço que melhora a ergonomia da picape. Agora, os bancos traseiros deixam a desejar, uma vez que não são tão confortáveis e são retos. Por fim, a crítica termina no tamanho do volume útil da caçamba, que é de 844 litros, o que é muito e esse não é problema, mas sim a abertura da tampa do porta-malas, que não abre como na Fiat Toro, por exemplo. Por abrir de maneira convencional, ou seja, como todas as picapes, para colocar compras do mercado ou bagagem não é nada prático para o uso cotidiano.

Para completar a informação do tamanho, é válido dizer que a Fiat Strada mede 4,48 metros de comprimento, 1,73 metro de largura, 1,57 metro de altura, além de ter 185 mm de altura mínima do solo, ângulo de entrada de 23 graus e de saída de 29 graus e tanque de combustível de 55 litros.

 

Equipamentos e central multimídia

É fato, o que o consumidor mais procura hoje no dia dentro com um veículo é uma boa central multimídia que conecta com facilidade o smartphone. Pois bem, a Fiat Strada Ultra conta com uma de 7 polegadas com o famoso sistema Uconnect, que traz conexão com e sem cabo com Android Auto e Apple CarPlay. O sistema funciona bem sem travas, mas o tamanho do equipamento deixa a desejar, visto que é quase o tamanho de um celular, além da posição não flutuante, o que faz o motorista desviar o olhar da estrada. Apesar disso, por outro lado, a Strada tem o “tamanho certo” de tela pois seu painel diminuto onde cada centímetro foi pensado no projeto, uma tela maior iria prejudicar a visibilidade.

Em relação aos outros equipamentos, o modelo vem equipado com controle eletrônico de estabilidade, computador de bordo de 3,5 polegadas em TFT (que é uma básico bem feito com todas as informações necessárias para o motorista), bancos em couro, badges externos da versão Ultra, freios com ABS e EBD, faróis em LED, sistema ativo de freio com controle eletrônico para auxílio em arrancadas em subidas, rodas de liga-leve de 16 polegadas, controle de tração, santo antonio integrado, entre outros equipamentos. Fica devendo, porém, ao menos um piloto automático, algo desejável num carro de câmbio automático. Nem mesmo um alerta de frenagem automática a Strada mais equipada traz em sua lista.

 

Dirigibilidade

A Fiat Strada Ultra, que já passou pelo Raio X técnico da Revista O Mecânico, é um modelo robusto com uma suspensão que absorve bem as ruas esburacadas do Brasil, além de trechos de terras não tão acidentados. Essa é sua grande virtude que segue inabalável. Já a motorização 1.0 turbo de até 130 cv e 20,4 kgfm de torque entrega o fôlego necessário para a picape compacto. Já as arrancadas ficam um pouco debilitadas com a transmissão automática do tipo CVT de sete posições, o que pode atrapalhar em uma ultrapassagem com o veículo pesado, além de gerar muito ruído para dentro da cabine. Mas não se pode ter tudo na vida e dentro de sua proposta a Strada entrega conforto, desempenho e capacidade de carga num veículo de uso misto.

O consumo indicado pelo Inmetro é de 12,1 km/ na cidade e 13,2 km/l com gasolina e de 8,3 km/l no trecho urbano e 9,4 km/l no trecho rodoviário com etanol. Durante nossa avaliação com gasolina fizemos 11,5 km/l médio, ficando abaixo dos dados divulgados pelo Inmetro.

 

Vale a pena se for para o trabalho

A Fiat Strada certamente vale a pena para quem busca ter um veículo para o uso exclusivo do trabalho, visto que vai entregar economia para o motorista, um bom volume de carga e um bom nível de equipamentos. Já se procura uma picape para ser o carro da família, como já foi dito nessa matéria, há outras opções, que vão entregar mais conforto, potência e versatilidade para utilizar a caçamba no dia a dia. A própria Fiat Toro é mais indicada para esse propósito sendo só um pouco mais cara porém maior e bem mais potente.

Dentro da proposta versátil da picape a Strada vem na medida para ser o carro para levar gente, carga e ao mesmo tempo trazer desempenho e economia de combustível com seus poréns de modelo compacto.

Share This